Artista plástica Helena Carvalhosa expõe na Casa Contemporânea a partir de 12 de novembro


Com curadoria de Marcelo Salles, a mostra expressa a liberdade da artista em fazer arte ao reunir objetos, cerâmicas, desenhos e pinturas de sua produção recente


Casa Contemporânea apresenta de 12 de novembro de 2013 a 01 de fevereiro de 2014 a exposição "Helena Carvalhosa –arte é o exercício experimental da liberdade. Escolhida para dar nome à mostra, a frase de Mário Pedrosa (1900 – 1981), um dos mais importantes críticos de arte do Brasil, revela a liberdade desta artista em fazer sua arte. São mais de 40 anos de trajetória percorridos sem concessões a modismos ou ditames do mercado.




 

Com curadoria de Marcelo Salles, a exposição reúne objetos, cerâmicas, desenhos e pinturas da produção recente da artista. Apesar das diferentes linguagens, os trabalhos se relacionam e se influenciam. "Não são relações fáceis ou diretas, na maioria das vezes não acontecem no âmbito do visível, mas como elaboração da memória, do pensamento”, explica o curador.

 

A mostra ocupa todos os espaços expositivos da Casa Contemporânea. "A ideia foi trazer o espírito do ateliê da artista, criando um clima intimista e de ‘convivência’ entre os trabalhos”, diz Salles. Na sala 1 estão as cerâmicas e desenhos. Na sala 2, objetos, pinturas e os cadernos da artista. Na sala superior, predominam as pinturas pontuadas por desenhos, objetos e cerâmicas, além de um vídeo. A parte externa traz ainda instalações de Helena Carvalhosa.

A ARTISTA – Helena Carvalhosa estreou como artista em 1972 com uma exposição no Museu de Artes de São Paulo, o MASP. Formou-se em artes plásticas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado)em 1977.Trabalha comdiversas linguagens, abordando desenhos, pinturas, cerâmicas, objetos e instalações. Em mais de quatro décadas de carreira, participou de inúmeras mostras individuais e coletivas, como noSesc Pompeia, Pinacoteca do Estado de São Paulo e galeria Aliança Francesa, em São Paulo, e na galeria Arauco, em Nuremberg, Alemanha. Também foi curadora de diversas exposições e é autora de livros como "Ócio” (Terceiro Nome, 2010).

 

O CURADOR – Formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1993. Em 2009, juntamente com Marcia Gadioli, criou a Casa Contemporânea, espaço multidisciplinar, instalado em um sobrado dos anos 1940 na Vila Mariana, em São Paulo, que realiza exposições, encontros e debates sobre artes, arquitetura, urbanismo, moda e teatro entre outros. Entre seus projetos de organização e curadoria recentes estão ascoletivas "A Casa”, "Fronteiras: o lugar do estrangeiro” (Casa Contemporânea, SP – 2012) e "Pigmento” (Centro Cultural Rudolf Steiner – SP, 2011) e as individuais de Lília Malheiros, Mariana Chaves, Renato Pera e Clarice Vasconcelos/ Rita Balduino (Casa Contemporânea, SP – 2012).

Clique aqui e ouça a entrevista sobre a exposição!  "De Volta 'Pra' Casa - Arte / Marcelo Salles - 2013.11.12"

Helena Carvalhosa - a arte é o exercicio experimental da liberdade
Abertura: 12 de novembro de 2013, às 20h.
Visitação: 13 de novembro a 01 de fevereiro de 2014 (entre 14 de dezembro e 14 de janeiro, a Casa Contemporânea estará fechada)
Local: Casa Contemporânea - R. Capitão Macedo 370, Vila Mariana, São Paulo
Horários: terça a sexta, das 14h às 19h/ sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita


Veja imagens da Exposição