facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

A Evolução do Terror no Cinema, com Gustavo Clive Rodrigues

A sensação de medo está presente na raça humana desde seu início e se tornou um fator evolutivo muito importante para a sobrevivência de nossa espécie. Com o passar do tempo e o nascimento das sociedades, a temática do terror sempre teve seu espaço nas produções artísticas, se adequando e evoluindo de acordo com o momento psico-social de sua época. Após o Iluminismo, a literatura de terror mudou radicalmente sua abordagem, inserindo esses novos elementos do conhecimento em suas histórias para obter maior verossimilhança, relevância e contundência. Já o cinema utilizou principalmente aprimoramentos de direção, fotografia, estética e sonoplastia para manter a força do gênero e conseguir causar suas sensações tão características mesmo com um público mais cético e emocionalmente distante. 

Destinado a entusiastas de cinema e literatura, o curso, dividido em 4 aulas, irá explorar o contexto histórico de cada período e como isso se reflete nas obras literárias e nos filmes de cada época, exemplificar a estrutura básica do gênero, analisar os conceitos empregados, esmiuçar cenas marcantes e mostrar como outros gêneros se utilizam de elementos do terror para dar maior intensidade a sua obra. Os temas abordados durante os encontros serão: 

1ª AULA: O medo; Linha do tempo; Início do cinema.

2ª AULA: Literatura no cinema; Guerra Fria no Cinema; Gênero levado à sério; Declínio e retomada. 

3ª AULA: Elementos; Gênero e subgênero; Estrutura; Subgêneros. 

4ª AULA: Análise de cenas; O terror em outros gêneros; Considerações finais. 

Datas: 19/10, 26/10, 09/11 e 23/11 das 19h30 às 21h30  

Investimento:  R$ 150,00 

Formas de pagamento: em duas vezes ou à vista com 5% de desconto 

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337-3015. 

Sobre Gustavo Clive Rodrigues - Editor do site Formiga Elétrica 

Gustavo Clive Rodrigues é formado em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi e tem pós-graduação em Produção Publicitária e Planejamento de Campanha. Trabalhou como Diretor de Som no curta-metragem de faroeste “Tocaia Para Tuco Valente” , Diretor de Fotografia no curta “De Olho no Olho” e foi roteirista e diretor do curta-metragem “Obrigado Doutora”, vencedor de 9 prêmios no 48 Hour Film Project 2011. Atualmente é editor do site Formiga Elétrica. 

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.