Eisenstein e o livro de artista

Eisenstein e o livro de artista
Zwei Arts

Esta oficina parte de três ações estruturais: fazer, refletir e compartilhar.

Essas ações almejam proporcionar aos participantes uma vivência na execução de um livro de artista a partir de materiais do cotidiano.

Ao serem iniciados no universo do livro de artista, com apresentações de slides e livros, os participantes serão incentivados a produzir diferentes tipos de livro de artista, como, por exemplo, o caderno de anotações.

Como o livro de artista é uma atividade que consegue estar em diferentes áreas com específicas utilizações, escolheu-se o conceito de montagem de Serguei Eisenstein (1898-1948), em sua primeira fase, em que as imagens são justapostas a fim de criar um conflito entre elas, estabelecendo um outro elemento, inédito.Propõe-se, assim, uma nova construção artística para objetos prosaicos.

Nessa prática, propõe-se tornar mais próximo o universo do livro de artista, até então restrito aos artistas e designers, como uma possibilidade de exercício diário de reconhecimento das coisas e de reflexão.

Datas: quartas-feiras das 15 às 18h.

05, 12 e 19 de fevereiro de 2014

Público Alvo: Artistas visuais | Designers gráficos | Interessados em geral com mais de 16 anos

Objetivos:

– Introduzir de maneira sucinta a história do livro de artista com alguns exemplos nacionais e internacionais;

– Produzir livros de artista com diferentes formatos; como prática o livro de artista;

– Refletir sobre essa produção do livro de artista e a relação com a teoria da montagem a partir de S. Eiseinstein.

Conteúdos:

– apresentação de conceitos e aplicações do livro de artista;

– apresentação de trechos de filmes de S. Eisenstein;

– discussão sobre teoria da montagem no contexto contemporâneo.

CURRÍCULO BREVE

Erivoneide Barros é pesquisadora do GP E.XXI (Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI), mestranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP e especialista em Psicopedagogia Clínica. Leciona língua portuguesa, produção textual e literatura em instituições de ensino desde 2006.

Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora do GP E.XXI (Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI). É doutoranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ministra oficinas em instituições culturais tendo o tema livro de artista como proposta e participa de exposições com sua produção prática desde 2005.