Espiritualidade Fora da Religião, com Christopher Marques

Espiritualidade Fora da Religião, com Christopher Marques
Zwei Arts

Este curso visa um ambiente que repense a forma de expressar a espiritualidade. A maioria das pessoas vive enclausuras nas paredes da instituição religiosa, não conseguem pensar a fé fora do sistema da religião imposta e outros não enxergam uma forma de comunicar a sua vivência espiritual que não seja dentro deste paradigma.

O conceito é de pensar-se na possibilidade múltipla de mediações didáticas na tarefa de organizar o ensino e a aprendizagem espiritual e consciência, desde uma perspectiva integral da vida humana, numa busca de dialogar com os saberes das ciências da filosofia, religião, psicanálise, sociologia e história.

A proposta deste curso é uma forma de pensar sobre a espiritualidade não mediada. Nada institucional, nada dogmático, nada imposto, mas tudo de forma dialogal e a partir da realidade da experiência de cada um caminharemos para a abertura de um novo horizonte. Desta forma, o projeto visa alcançar uma prática de espiritualidade ética, histórica, reflexiva e libertadora.

A história da religião apresenta-se com a proposta de conectar o ser humano com aquilo que transcende a sua realidade – o totalmente outro. No entanto, se percebe que a religião não alcançou seu objetivo. Ela ao longo dos anos gerou grandes conflitos, guerras e mortes no decorrer da história por pensar que fazia algo de bom em nome do seu Deus.

Surgem, portanto, perguntas pertinentes que gostaríamos de responder neste curso: até que ponto a religião é importante para a relação com o sagrado? A religião foi criada por alguma entidade ou Deus? Como pensar numa espiritualidade sem a religião e que seja da paz e não bélica?

CONTEÚDO

  • Refletir sobre a possível chegada à transcendência e o atingir a mais plena felicidade sem se aproximar da essência divina.
  • Dialogar com a ciência e perceber qual o seu papel na facilitação do desenvolvimento da espiritualidade dissociada da religião.
  • Identificar e compreender que ateus religiosos desfrutam da espiritualidade a partir da comunhão com o absoluto e o inexplicável, e isto, condiz com o materialismo, o racionalismo e o naturalismo.
  • Mostrar caminhos possíveis até a fonte direta da transcendência, sem dogmas, regras ou doutrinas.

PÚBLICO ALVO

  • Filósofos.
  • Estudantes de espiritualidade.
  • Graduados interessados.
  • Grupos afins.

DATAS E HORÁRIOS

09/09, 16/09, 30/09 e 07/10/17 – sábados, 09h30 às 12h30

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: chrismarques8@gmail.com / (11) 94806 8396

Christopher-MarquesSobre Christopher Marques

Filósofo, Cientista da Religião, Life Coaching, Gestor Ambiental em Negócios Empresariais, Ética Empresarial, Professor e Mestre em Teologia.