Exposição – em um espaço diminuto – Rafaela Jemmene

Exposição – em um espaço diminuto – Rafaela Jemmene
Zwei Arts

Exposições

Exposição – em um espaço diminuto – Rafaela Jemmene

20 de março a 29 de março de 2012

Defesa do Mestrado: 26 de março de 2012

Galeria de Arte UNICAMP – das 9 às 17h
Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n
Prédio Biblioteca Central – Térreo – Campinas / SP

O trabalho da artista Rafaela Jemmene apresenta várias questões dialéticas entre lugar e não-lugar, tempo e espaço, materialidade e desmaterialização, visibilidade e invisibilidade, e principalmente a questão do vazio como problemática inerente, talvez por isso de forma tão coerente a artista coloque como referência direta para seu trabalho o artista norte-americano Gordon Matta Clark, tão importante para o entendimento do espaço na cultura contemporânea. A artista transita então por entre estas relações e as tenciona desenvolvendo assim uma produção artística de caráter múltiplo e complexo.

Interessada por estes estados de instabilidade, efemeridade, passagem e trânsito, Rafaela atua como um agente analítico observando as micropolíticas do espaço seja ele macro-ambiental, físico, doméstico, urbano ou atual e coloca o espaço como questão filosófica. Este questionamento, aliás, tem sido recorrente no campo da arte que por diversas gerações e movimentos têm investigado o espaço como dispositivo social, cultural e político e no quais também opera como meio de poder e controle, mas também de subjetividade e criação.

A artista Rafaela Jemmene se propõe a repensar estas questões e apresenta como proposta o ativamento do seu entorno, trabalhando no âmbito do cotidiano, pensando o espaço à sua volta, em um limite entre público e privado, íntimo e coletivo, abordando criticamente este espaço como potência criativa.

Dessa forma a artista transforma o espaço em seu suporte, lidando com ele de formas diversas, seja como projeto, mas também como obra e objeto de estudo. A pesquisa de Jemmene é interessante e necessária, afinal vivemos um tempo que o espaço se tornou de certa forma relativo, banalizado e esquecido enquanto condição humana.

Texto: Bruno Mendonça

Sobre a artista

Artista visual faz mestrado (linha de pesquisa em Poéticas visuais) no Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), graduada em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2008). Desde 2005 participa de exposições em salões de arte, galerias e espaços culturais. É membro do grupo de estudos e produção de arte contemporânea issotudoégrupo. Uma das organizadoras e criadoras da sobrelivros, que tem como proposição criar situações e ações visando à exposição, acervo, itinerância e venda de livro de artista e arte impressa. Veja seu currículo!

Link da UNICAMP: www.iar.unicamp.br/galeria/rafaelajemmene

Meu blog: rafaelajemmene.multiply.com