FOTO construções: exercícios poéticos da imagem fotográfica Módulo 1: Intersecções gráficas com Fabí

FOTO construções: exercícios poéticos da imagem fotográfica Módulo 1: Intersecções gráficas com Fabí
Zwei Arts

Este curso tem como objetivo provocar e problematizar a concepção do que é uma imagem, mais especificamente, a fotográfica, a partir de exercícios práticos e referências teóricas que estimulam a reflexão sobre essas imagens que podem ser tanto criadas quanto apropriadas de outros meios. Esta proposta pretende apresentar a fotografia como uma das maneiras de construção de um pensamento crítico-reflexivo a partir da intersecção com outras linguagens, no qual a imagem será desconstruída, construída e reconstruída.

Dias 17, 24 e 31/07, quartas-feiras das 14 às 17h.

Carga Horária Total: 12 horas

Conteúdo Programático:

1ª aula | Apresentação do curso: Introdução ao conceito de imagem (sua construção e desconstrução); Experiência sensorial; Dinâmica a partir da experiência sensoria com diferentes linguagens (desenhos sobre fotografias); Apresentação de referências artísticas.

2ª aula | Intersecções das linguagens: Introdução à xilogravura, ao carimbo e à monotipia: Apresentação de referências artísticas; Prática.

3ª aula | Intersecções das linguagens: Intersecções das linguagens: Introdução à xilogravura, ao carimbo e à monotipia (continuação); Prática; Desenvolvimento de um livro de artista (narrativa e sequencialidade das imagens).

Público-Alvo: Interessados em geral.

CURRÍCULO BREVE

Fabiola Notari é artista e pesquisadora do GP E.XXI (Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI) DLO/FFLCH/USP e do GP Identidade e Ausência: aproximações da imagem fotográfica como veículo de identidade ASM/FASM. É mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (ASM/FASM), na linha de pesquisa em artes e práticas experimentais. Desde 2010, é artista residente e organizadora do espaço coletivo Estúdio Valongo. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso BaTEC de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.