facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço

IMG_80C9EC-A4CBA4-2F5A3C-48C8C0-950F11-93C76B

coordenação: EDITH DERDYK

A experiência de percorrer fisicamente os espaços - sejam eles públicos, privados, urbanos, rurais -   adotando o enunciado  "caminhar como prática estética", é uma prática que serviu como fundamento para a produção de muitos artistas, projetos e coletivos (vide abaixo). Iremos investigar os modos de captar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo, o olhar e o espaço, caminhando pela cidade, utilizando o desenho, a escrita, a fotografia, o vídeo como instrumentos de registros das  observações  oriundas destas caminhadas.  

A cidade, em constante transformação física, se por um lado ainda abriga  algumas referências  que apontam para  uma memória coletiva – principalmente em bairros – por outro lado aponta para distintas percepções espaçotemporais, cujas configurações físicas estruturam novas relações afetivas e sociais.

A partir destas anotações e registros, iremos pesquisar tanto o levantamento de uma memória – pessoal, social, histórica, coletiva -  quanto o desenvolvimento de "projetos de  futuro”, imaginando intervenções públicas que atualizem nossa "idéia de cidadania”.  Também iremos desenvolver cadernos e livros, que contenham todo  este processo narrativo.

A abordagem de  algumas questões conceituais e históricas tais como mapa X território, medidas  do corpo  x tempo X espaço, site specific X non-site, intervenção na paisagem,  registro X  imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual serão apresentadas com base na produção de artistas (entre  outros Richard Long, Hamish Fulton, James Turrell, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Michael Heizer, Situacionismo, Robert Morris; as experiências brasileiras do  Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Bruscki, Helio Oiticica, 3x3), através de textos e  imagens, visando gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.

Carga Horária: 15 horas

Datas: 6,13,20, e 27/06, sábados, das 10h às 13h.

Investimento: R$ 520,00, em duas vezes ou à vista com 5% de desconto.

Descontos especiais para estudantes: informe-se pelo telefone 2337-3015 ou pelo e-mail contato@casacontemporanea370.com.

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337 3015 

 

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.