Núcleo Contemporâneo de Filosofia, com Rodrigo Petronio

Núcleo Contemporâneo de Filosofia, com Rodrigo Petronio
Zwei Arts

Um olhar sobre a filosofia de qualquer tempo

MODALIDADES: PRESENCIAL E DISTÂNCIA

DE ABRIL A JUNHO

QUARTAS-FEIRAS

19H ÀS 22H

ABRIL 8, 15, 22, 29

MAIO 6, 13, 20, 27

JUNHO 3, 10, 17, 24

Duração: 12 Aulas (3 meses)

De 8 de ABRIL a 24 de JUNHO de 2015

Quando: Quartas-Feiras, das 19h às 22h

Total: 36 horas/aula

Inscrições e informações: rodrigopetronio@gmail.com

Rua Capitão Macedo, 370

A 15 minutos a pé do metrô Vila Mariana

Diferente das abordagens da filosofia feitas por meio da análise de autores, de obras, de linhas de pensamento ou do ponto de vista da história das ideias, o Núcleo Contemporâneo de Filosofia pretende ser uma reflexão temática e interativa em torno de algumas das principais conceitos que a filosofia se coloca desde a sua origem. 

Acaso, ser, necessidade, contingência, natureza, vontade, causalidade, transcendência, representação, liberdade, moral, técnica, linguagem, consciência, sujeito, objeto: esses e outros conceitos podem ser pontos de partida para o exercício transversal do pensamento. 

Organizado a partir do que Gilles Deleuze define como campos de imanência, o Núcleo Contemporâneo de Filosofia tem o objetivo de promover uma vivência e uma interiorização dos conceitos-chave da Filosofia. Assim propõe uma reflexão que se baseia em pensar sobre os conceitos, mas em pensar e viver a partir deles.  

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de dezenas de obras. Formado em Letras Clássicas (USP). Tem dois Mestrados: em Ciência da Religião (PUC-SP), sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Teoria da Literatura (UERJ), sobre arte e filosofia na Renascença. O tema de seu doutorado é a interface entre Teoria da Literatura e Filosofia. Atualmente é professor da pós-graduação em Argumento e Roteiro do curso de Cinema da FAAP. Ministra oficinas e cursos livres na Casa do Saber e no Museu da Imagem e do Som (MIS), onde criou e coordena o Centro Interdisciplinar de Narratividade. Há quase dez anos desenvolve Oficinas de Escrita Criativa em diversas instituições, tanto nos formatos acadêmicos quanto no de cursos livres. Atua no mercado editorial há quinze anos. Colunista da revista Filosofia, colabora regularmente com os suplementos culturais do Valor Econômico, de O Estado de S.Paulo e do Globo. Publicou centenas de artigos, resenhas e ensaios em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio.