Oficina de Escrita Criativa com Rodrigo Petronio

Oficina de Escrita Criativa com Rodrigo Petronio
Zwei Arts

INTENSIVO – JULHO

Duração: 4 aulas

De 8 de julho a 11 de julho de 2014

Horário: das 19h às 22h

Total: 12 horas/aula

Local: Casa Contemporânea

EXTENSIVO – AGOSTO A NOVEMBRO

QUINTAS-FEIRAS

Duração: 16 aulas (4 meses)

De 7 de agosto a 27 de novembro

Quando: Quintas-feiras, das 19h às 22h

Total: 48 horas/aula

Local: Casa Contemporânea

EXTENSIVO – AGOSTO A NOVEMBRO

SEXTAS-FEIRAS

Duração: 16 aulas (4 meses)

De 8 de agosto a 28 de novembro

Quando: Sextas-feiras, das 19h às 22h

Total: 48 horas/aula

Local: Casa Contemporânea

A escrita de um texto consiste no uso consciente e na articulação de diversos recursos da linguagem: musicalidade, palavras, ritmo, imagens, frases, parágrafos, diálogos, pausas. Mas também na busca do que será dito: enredo, estrutura, personagem, conceitos, narrador, ideias, ou seja, os motivos do texto. Muitos elementos conscientes e inconscientes se articulam quando utilizamos a linguagem verbal. Ainda mais quando se trata de um texto criativo.  

A Oficina de Escrita Criativa é fruto de quase dez anos de experiência do professor Rodrigo Petronio ministrando oficinas. Oferece técnicas para o desenvolvimento de textos em diversos gêneros, como ensaio, poesia, conto, crônica ou romance. Isso é possível porque a Oficina não é concebida tendo em vista um gênero isolado, mas sim a própria categoria Texto, em suas estruturas elementares. 

Essas estruturas ficam explícitas por meio da aplicação de algumas técnicas. Entre elas, a técnica do close reading (leitura focada). A partir dela, é possível identificar a maquinaria microscópica de que é feito um texto. Outra técnica usada na Oficina é conceito de biografema, criado por Roland Barthes. Trata-se de um recurso fecundo para se identificar os principais campos de imagens e núcleos narrativos individuais de cada aluno.

CURRÍCULO BREVE 

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de dezenas de obras. Formado em Letras Clássicas (USP). Tem dois Mestrados: em Ciência da Religião (PUC-SP), sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Teoria da Literatura (UERJ), sobre arte e filosofia na Renascença. O tema de seu doutorado é a interface entre Teoria da Literatura e Filosofia. Atualmente é professor da pós-graduação em Argumento e Roteiro do curso de Cinema da FAAP. Ministra oficinas e cursos livres na Casa do Saber e no Museu da Imagem e do Som (MIS), onde criou e coordena o Centro Interdisciplinar de Narratividade. Há quase dez anos desenvolve Oficinas de Escrita Criativa em diversas instituições, tanto nos formatos acadêmicos quanto no de cursos livres. Atua no mercado editorial há quinze anos. Colunista da revista Filosofia, colabora regularmente com os suplementos culturais do Valor Econômico, de O Estado de S.Paulo e do Globo. Publicou centenas de artigos, resenhas e ensaios em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio.