facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

SÁBADO RUSSO

sabadorussoNo último sábado, 16, em São Paulo, a Casa Contemporânea abrigou o Sábado Russo, uma tarde toda dedicada ao lançamento do segundo número dos cadernos de pesquisa kinoruss, pequeno dossiê em homenagem ao cineasta russo Aleksandr Sokúrov.

A tarde contou com várias atividades.

Primeiramente, o  Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI [GP E.XXI] organizador do evento, recebeu convidados para a exibição do longa metragem Dolorosa Indiferença (1983-87).

A sessão foi seguida de uma performance realizada por Tieza Tissi e Priscilla Herrerias, inspirada no filme dolce... (1999). Na sequência, o poeta Mario Ramos e a escritora Francine Jallageas leram trechos da carta de Púchkin a Tchaadáiev e poemas de Akhmátova e Aleksandr Blok. Tanto o registro audiovisual da performance quanto o texto que foi lido fazem parte do segundo número dos cadernos kinoruss SOKUROVIANAS, apresentado ao público pela editora e coordenadora do GP E.XXI, Neide Jallageas.

Nesse caderno, chamado carinhosamente de SOKUROVIANAS, já que é dedicado a Sokúrov, o grupo e seus convidados privilegiaram parte da filmografia do cineasta que estabelece uma tensão entre Oriente e Ocidente, anteriormente apresentada na  Mostra Didática Sokúrov Oriental, também organizada pelo GP E.XXI.

Além dos textos e dos ensaios artísticos, este número do kinoruss foi ampliado para acolher a produção audiovisual de integrantes do grupo e de artistas colaboradores, contando, ainda, com uma composição sonora concebida, especialmente para SOKUROVIANAS, pelo músico brasileiro Marcus Siqueira.

Foi uma ótima oportunidade para entrar em contato com a produção do cineasta que terá o filme Fausto (2011) lançado, em São Paulo, no próximo dia 29.

Para conhecer o caderno kinoruss SOKUROVIANAS, acesse: www.kinoruss.com.br e para saber mais sobre Fausto, de Sokúrov, acesse: www.youtube.com/watch?v=PlXgjnU83S8.

  

logos

     

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.