Vídeos e Filmes – Oficina de Edição com Patricia Francisco

Vídeos e Filmes – Oficina de Edição com Patricia Francisco
Zwei Arts

Voltado para artistas visuais e cineastas, esse curso propõe a criação de uma obra audiovisual por meio da experimentação, organização e escolha do material videográfico capturado pelo artista. Embasado na história da arte, do cinema e nos conceitos de percepção visual, o artista terá contato com o corte, o ritmo, a trilha sonora e o roteiro, experimentando a edição de imagens em movimento e de imagens fixas por meio de programa de edição de vídeo no computador. 

O objetivo dessa oficina é criar uma obra audiovisual, coletiva e individual, dentro da linguagem arte e cinema. 

Metodologia das Aulas: 

Pesquisa orientada, apresentação de duas propostas aos artistas, uma coletiva e uma individual. A primeira proposta é um exercício com todo o grupo na realização de um vídeo coletivo, dessa forma podermos gravar/ filmar e editar, tudo será realizado em aula. Exibição do vídeo coletivo. Já na segunda proposta, os artistas apresentarão seus projetos em audiovisual para que eu oriente a edição no software final cut 7 e captação de imagens em câmera digital. Os projetos podem ser desenvolvidos por eles independentemente, trazendo para aula apenas as dúvidas na captação e/ou edição para que eu oriente em aula. Avaliação e exibição de todos os vídeos no último encontro. 

Programação dos conteúdos detalhados aula por aula: 

1a aula: Conversar com o grupo de alunos para averiguar a experiência em video de cada um. Apresentar a proposta de realização da Oficina, conceituando o que é um video de artista e citando alguns autores como Jacques Aumont, Philippe Duboie e Raimond Bellour que trabalham a questão arte e cinema. Exibir um video/ filme ao final do encontro. 

2a aula: Apresentar aos artistas o programa de edição Final Cut 7 e suas ferramentas básicas para dar início ao trabalho. Exibir alguns vídeos de artistas como exemplo de possibilidades de criação. Primeira proposta de elaboração de uma edição com a proposição de um video coletivo dos artistas com duração de 3 minutos. 

3a aula: Atendimento aos artistas na realização do video coletivo. Edição em aula. 

4a aula: Atendimento aos artistas na realização do video coletivo. Finalizar edição em aula. Exibição do video. Pedir aos artistas que elaborem uma proposta de video individual para a próxima aula ou que tragam seu video (imagens já captadas) para a próxima aula. 

5a aula: Iniciar a proposição de um video individual dos artistas com duração de 3 à 5 minutos. Orientação individual para cada projeto dos artistas participantes, passar referências específicas 

aos trabalhos de cada artista. 

6a aula: Atendimento individual aos artistas na edição de seus vídeos. Edição em aula. 

7a aula: Atendimento individual aos artistas na edição de seus vídeos. Edição em aula. 

8a aula: Finalização da edição do video dos artistas e exibição dos vídeos em aula. 

Público Alvo: A partir de 20 anos de idade, com experiência comprovada em Artes obrigatoriamente. Podem ser pessoas com formação em Artes, Arquitetura ou Cinema, pessoas com formação em Artes fora do âmbito universitário, enviar mini currículo que comprove sua experiência em Artes para francisco.patricia@gmail.com. 

Requisitos: se o artista tiver, levar notebook, computador Mac com software Final Cut 7; 

Carga Horária: 24 horas

Datas: de 15 a 24/09 (todos os dias, execeto sábado e domingo) das 15h às 18h.

Referências Bibliográficas: 

AMIEL, Vincent. Trad. Carla Bogalheiro Gamboa. Estética da Montagem. Coleção Mimésis 

Artes e Espetáculo. Lisboa: Edições Texto & Grafia. 

AUMONT, Jacques. 2004. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosac & Naify. 

BELLOUR, Raymond. 1997. Entre-imagens – foto, cinema, video. Campinas: Papirus. DUBOIS, Philippe. 2004. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac Naify. 

FRANCISCO, Patrícia. 2008. Um outro cinema – cinema documentário e memória. Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. São Paulo. 

MACHADO, Arlindo. 2011. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo: Papirus. MURCH, Walter. Trad. Juliana Lins. Num piscar de olhos – a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. XAVIER, Ismail. (org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1991. 

CURRÍCULO BREVE

Patricia Francisco

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, vive e trabalha em São Paulo desde 2003. É cineasta, artista plástica e pesquisadora. Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande o Sul (IA-UFRGS). Atua como profissional free lancer em projetos audiovisuais, de artes e de pesquisa. Como cineasta participou de festivais de curtas internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, da Mostra de Cinema de Tiradentes, da Mostra do Filme Livre e na Argentina, Itália, Espanha, Malásia, Estados Unidos e França com os curta- metragem: “Retratos da Vó Ana”, “Eu”, “Trilho” e “A Inventariante”. A artista atua na Direção, e Montagem de filmes, em fotografias e livro de artista. Utiliza a memória como tema central em suas obras. Participou de residências artísticas como o programa “Obras em Construção” na Casa das Caldeiras, em São Paulo/ BR de julho 2010 à março 2011 e o programa internacional “ACE-Pirar” da Fundación ACE Para El Arte Contemporanea, em Buenos Aires/ AR em janeiro 2014. Trabalha em seu longa-metragem em finalização: “Que Cantadora a Vida Me Fez”, sobre as memórias da cantora paulista Dona Inah, patrocínio Natura Musical.