Workshop de Performance com Tiago Cadete

Workshop de Performance com Tiago Cadete
Zwei Arts

“O CORPO EM FALÊNCIA, QUE SE CONSTRÓI NA SUA DESTRUIÇÃO”

Neste workshop pretendo utilizar metodologias ligadas á performance, noções de espaço, forma e corpo, criando uma ligação com as artes visuais. Entender o corpo como objecto tridimensional que atua no espaço e no tempo e que é portador a priori de uma precariedade, ou seja, um corpo em falência que se constrói na sua destruição.

Cada sessão tem início com um aquecimento físico e uma série de exercícios de consciência corporal que permitem um melhor entendimento do corpo e o alargamento das possibilidades de movimento. No início do workshop será criada uma base de dados com informações biográficas dos intervenientes, relacionando esse corpo com o seu contexto e através desses dados estabelecer referências com os sete fundamentos básicos da Teoria da Gestalt, que surgiu no inicio do século XX e que analisa a tendência que os elementos tem em se relacionar.

Conteúdo Programático:

1ª sessão: Apresentação e criação de uma base de dados partindo de elementos biográficos.

2ª sessão: Exploração da base de dados com os fundamentos básicos da Gestalt. Exercícios práticos que estimulam a composição de materiais performáticos

3ª sessão: Cruzamentos de materiais entre participantes com o objectivo de clarificar opções espaciais e temporais criando interferências nos materiais performáticos individuais.

4ª sessão: Apresentação informal tem como objectivo relacionar as propostas individuais e colectivas com um olhar do espectador.

Objetivo: Apresentar questões ligadas ao corpo e como elas podem ser confrontadas com o trabalho artístico e acadêmico de cada interveniente.

Público-alvo: O workshop e dirigido a pessoas a partir dos 18 anos, profissionais e estudantes das artes performativas e visuais.

Data: 22, 23, 24 e 25 de abril, 15h ás 17h

CURRÍCULO BREVE

Tiago Cadete

Nasceu em Portugal e reside actualmente no Brasil. O seu trabalho situa-se na fronteira entre o teatro, a dança e as artes visuais. E licenciado em Teatro – Ramo Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (Portugal); E Pós Graduado em Movimento -Sistema Laban/Bartenieff- FAV/ Laban (Brasil); Frequentou o Programa Aprofundamento_Criacão Artística Escola de Artes Visuais Parque Lage (Brasil). Ate hoje o seu trabalho tem sido apresentado em diversos teatros e festivais em Portugal, Republica Checa, Espanha, Franca, Brasil, Mexico, China, Estados Unidos da America, Argentina e Uruguai. Enquanto director e cenógrafo criou os espectáculos HIGHLIGHT, GOLDEN, FESTIM, NO DIGITAL, LAST e TURBO_LENTO, A HISTORIA QUE NAO QUERIA SER LIVRO. Colaborou em performances dos artistas visuais: Tino Sehgal; Jorge Soledar; Suzana Queiroga e Dudu Quintanilha. Como interprete trabalhou com os coreógrafos Francisco Camacho, Carlota Lagido, Silvia Real, Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciriaco e com os encenadores Jorge Silva Melo, Joao Brites, Alfredo Martins. Tiago Cadete e artista associado a EIRA (Portugal). 

www.tiagocadete.tumblr.com