facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Ver(a)cidade

Exposição - Ver(a)cidade - Marcia Gadioli

O trabalho de Márcia Gadioli tem como um dos seus temas a urbanidade; são preocupações, questionamentos sempre presentes em sua produção. Não é diferente nesta série que apresenta, apesar da aparente variedade de assuntos.  

Ela nos fala sobre formas de ver(a)cidade que apesar do inusitado ou de diferenças de escala interpretam uma história que já conhecemos, mas não nos damos conta de seus detalhes, de suas minúcias.

Essa forma de olhar e registrar imagens, de maneira franca, as quais também se permitem mostrar-se, justamente por isso, é o chamado olhar do fotógrafo; é esse algo capaz de diferenciar imagens em meio à profusão que existe hoje devido ao desenvolvimento técnico.

O crítico Agnaldo Farias, escrevendo sobre uma exposição recente do fotógrafo Cristiano Mascaro, fala justamente sobre essa especificidade do olhar e sobre motivos que são fotografados e que, ativados pelo registro, decidem ou não se se mostrarão.

O mostrar-se exige uma aproximação, uma abordagem, que domine o modo de expressão. A escolha, portanto, pela técnica preto e branco com ampliação manual deve-se mais a uma questão de linguagem do que uma negação aos avanços tecnológicos.

Essa escolha da linguagem também torna mais fácil o olhar do outro; mas não o olhar corriqueiro, apressado e sim o olhar paraver, enxergar, comparar. Por isso também as fotos estão colocadas de forma a nos instigar através de similaridades e diferenças, como um diálogo que escutamos ao longe e vamos compreendendo (ou lembrando) do que se trata. Mas, como os fotógrafos bem sabem, uma imagem, às vezes, vale mais que mil palavras.

Texto de Marcelo Salles