PROJETO BROCHURA – sobrelivros

PROJETO BROCHURA – sobrelivros
Zwei Arts

Exposições

PROJETO BROCHURA – sobrelivros

Artistas Participantes: Alessandra Duarte, Aline Van Langendonck, Anne Cartault, Bia Chachamovitz, Bettina Vaz Guimarães, Bruno Mendonça, Carlos Nunes, Celia Saito, DW Ribatski, Letícia Rita, Fabiola Notari, Fabio Morais, Felipe Bittencourt, Felippe Moraes, Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos, Pedro Cappeletti, Jimson Villela, Laura Gorski, Matheus Frey, Monica Tinoco, Rafaela Jemmene, Renata Cruz, Renata Ursaia, Renato Pera, Roberto Fabra, Yara Dewachter.

A sobrelivros é uma plataforma artística e de pesquisa localizada na cidade de São Paulo que tem como objetivo expor, produzir, fomentar e realizar ações em torno do suporte/conceito de arte impressa, seja por meio de publicações, impressos, brochuras, livros e outros suportes.

Formado pelos artistas, Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Roberto Fabra, a sobrelivros atua principalmente com projetos colaborativos que se desdobram para diversas mídias e materialidades, porém sempre objetivando a arte impressa como assunto inerente. Os três artistas já mantinham uma relação antiga com objetos que permeiam esse processo que é a questão da imagem-texto, obra-circulação, composição gráfica e a utilização de baixa tecnologia.

BROCHURA

O projeto Brochura conta com 26 artistas, convidados pela sobrelivros, que realizaram suas brochuras com temas e técnicas variadas durante o primeiro semestre de 2011. Este processo de criação coletivo foi ao longo desses seis meses realizado juntamente com discussões e pesquisas a respeito deste suporte e seus desdobramentos conceituais. A unidade do projeto é dada pelo formato brochura que é feita com quatro folhas no tamanho A4, no sentido horizontal e dobradas ao meio, e assim as publicações possuem tamanho A5.

Outro ponto importante neste projeto é a tiragem, na qual valorizamos a questão do múltiplo e seus desdobramentos na contemporaneidade. Sendo assim os artistas que participam do projeto não produziram obras únicas.

A escolha deste tipo de publicação, em formato brochura, vem do interesse em pensar entre outras questões, na produção de arte contemporânea, sobretudo a questão do livro e a arte impressa. Para tanto a opção por uma mídia que nos parece mais acessível e mais convidativa ao manuseio por parte dos visitantes da exposição. Esta escolha também apresenta fácil mobilidade, isto é, podem ser transportados muito facilmente.

Equipe sobrelivros

Bruno Mendonça, Rafaela Jemmene e Roberto Fabra

http://pesquisandolivros.multiply.com/