PROJETO PIATÃ

PROJETO PIATÃ
Zwei Arts

Release

O Projeto Piatã é uma proposta de residência artística, exposição e oficinas de arte na cidade de Piatã, localizada na Chapada Diamantina, Bahia.  Foi proposto pelos artistas Evandro Prado, Giba Gomes, Renato Pera, Yara Dewachter (residentes de São Paulo) e Fabiano Soares (vive em Abaíra, cidade próxima à Piatã), que costumam reunir-se para discutir suas ideias e elaborar projetos de exposição e intervenções. A partir da interação entre eles e a investigação do contexto oferecido pela cidade de Piatã, os artistas preparam suas propostas que serão ainda enriquecidas pela vivência direta no local, onde eles passarão um período para finalizar suas obras e mostra-las ao público. O objetivo principal da iniciativa do grupo é criar um diálogo com a cidade de Piatã, um diálogo que cruze, mescle e embaralhe as diferenças dos contextos em que vivem.

Enquanto eles estudam os espaços a serem ocupados por suas obras, através do intermédio de Fabiano Soares, que conhece mais profundamente o local, suas ideias vão ganhando forma e se configurando como imagens:

Evandro Prado quer discutir aspectos da religiosidade e sociedade de consumo, um tema que lhe interessa e que já vem sendo explorado em sua criação poética. Manipulando ironicamente imagens religiosas, pretende criar uma instalação para “Nossa Senhora Desatadora dos desejos” também se apropriando de milhares de fitinhas do “Senhor do Bom Fim”.

Fabiano Soares, natural de Abaíra, apresentará a obra “Carrinho de rolimã”, ligada à oferta cultural local para que as pessoas possam se identificar e relembrarem o seu tempo de infância. Referências locais serão vistas em uma colagem e em intervenções pictóricas realizadas pelo artista.

Giba Gomes trabalhará com gravuras e monotipias, buscando imagens da cidade e de seus personagens, retratados em gravuras rápidas, realizadas com materiais simples como placas de madeira, couro reciclado, retalhos de acetato e papelão e impressas sobre papéis encontrados em São Paulo e materiais encontrados em Piatã.

O universo técnico das imagens científicas é o tema do projeto de Renato Pera. Inspirado pelo primary mirror, um tipo especial de espelho responsável pela captação de imagens astronômicas por telescópios, tanto dentro como fora do planeta, o artista apresentará imagens que descrevem o percurso de um espelho negro pelo espaço cósmico que reflete uma fonte de luz de brilho intenso.

“Cápsulas da vida” é a série de trabalhos que Yara Dewachter levará para Piatã, tratan-se de fotografias cobertas por intervenções em encáustica, com uma moldura de acrílico translúcido, que cria um ponto de luz colorida na parede. São fotografias de cenas cotidianas, de paisagens, de pessoas, que a artista pretende misturar as já feitas em São Paulo com as que ainda fará em Piatã, para que os visitantes também se reconheçam na exposição.

As propostas dos artistas terão diferentes abordagens às linguagens artísticas e serão “colocadas à prova” para o público da cidade de Piatã. Preservarão como documento da experiência do grupo um diário impresso, uma publicação que será distribuída em Piatã e difundida em São Paulo e outras cidades.

Além da exposição, Giba Gomes realizará uma oficina de gravura, e Yara Dewachter realizará uma oficina de criação artística, estimulando a produção de desenhos, pinturas, colagens ou assemblages, a partir da apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros.

Os artistas integram o grupo Aluga-se, formado em 2009, em São Paulo. Uma das características deste grupo é a sua composição aberta na qual o número de artistas é variável e os participantes são definidos a cada projeto. O grupo foi responsável pela realização de inúmeras ações, destacando-se a exposição inaugural “Aluga-se”, realizada em uma casa vazia para alugar em São Paulo, em 2010, além da “Exposição do Grupo Aluga-se”, na Dinamarca, em 2011, e o projeto “Até Meio Quilo”, realizado em nove museus brasileiros durante todo o ano de 2011, ocupando inclusive o museu Teixeira Leal, no Pelourinho, em Salvador.

Exposição de Arte Contemporânea em Piatã, Bahia

Artistas: Evandro Prado, Fabiano Soares, Giba Gomes, Renato Pera, Yara Dewachter

Av. Castro Alves, 10 – Piatã – Bahia

Conversa com os artistas: 16 de abril de 2012, às 17h

Abertura: 22 de abril de 2012 , das 18h às 22h

Visitação: 23 de abril a 09 de maio de 2012, de segunda a sábado, das 10h às 17h

Oficinas: 16 a 20 de abril de 2012 (horário a ser definido em Piatã) – Gravura, com Giba Gomes, e criação artística com Yara Dewachter

Um projeto do Grupo Aluga-se

www.grupoalugase.wordpress.com