Exposição Coletiva: “Qualquer semelhança é mera coincidência”

Exposição Coletiva: “Qualquer semelhança é mera coincidência”
Zwei Arts

Exposição Coletiva: “Qualquer semelhança é mera coincidência”

O Grupo Anexo, formado por artistas da cidade de São Paulo, traz para o Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes a exposição “Qualquer semelhança é mera coincidência”. Na mostra, os artistas utilizam-se de linguagens variadas para apresentar obras que dialogam com o conceito de História a partir do acervo do museu e de ícones ligados a cidade de Piracicaba.

A obra “Historiador”, da artista Anne Courtois, apresenta 3 livros encadernados, com páginas em branco. Nos títulos lavrados nas capas e lombadas de cada volume, a repetição do sufixo “dor” evidencia o sentido literal das palavras ao mesmo tempo que busca refletir sobre fatos históricos.

A instalação de Clarice Vasconcellos traz sua visão poética do Rio Piracicaba como o rio das lágrimas e murmúrios

Luciana Miyuki disponibiliza para o público cartões postais de um endereço fictício. O trabalho dialoga com a mudança de padroeiro da cidade, ao final do século XVIII, que acompanhou a transferência do município de uma margem à outra do rio.”

A série “26 vistas do Rio, da artista Marília Del Vecchio, apresenta os cursos dos afluentes do Rio Piracicaba através de desenhos lavados e, assim, moldados e refeitos pela própria água.

Através de um pequeno conto que se desenvolve de duas formas distintas, Pedro Astereilc aborda diversos aspectos da história, principalmente o quanto da teoria do caos se faz presente nela.

Com a instalação “Memórias Brancas”, a artista Rita Balduino propõe explorar o sentido de desaparecimento das experiências comuns e pessoais na construção da História.

A artista Teresinha Chiri tem como questão a escravidão enquanto memória e fato histórico. Sua obra, “Escravo ainda sou”, reforça o sentido de submissão, propondo ao público que participe da sensação de aprisionamento.

A mostra fica aberta para visitação até o dia 10 de Abril 2016.

Serviço: 
Abertura: 27 de fevereiro de 2016, às 12 hs.
Horário: De Terça a Sexta-feira das 9 às 17 hs,
Sábado, domingo e feriado das 12 às 16 hs.
Programação Gratuita.