PinHole – Experimentação na fotografia

PinHole – Experimentação na fotografia
Zwei Arts

Exposição

Diálogos sobre PinHole

Neste sábado, 05/05 tem bate papo às 11h00! Mais um encontro sobre fotografia pinHole como prática, pesquisa, linguagem e reflexão. Desta vez, a Casa Contemporânea em parceria com o coletivo PinhRolê convidam as artistas Rosa Esteves, Rosângela Andrade e Vera Albuquerque a contarem suas experiências. E para acompanhar a ocasião, teremos também, cafezinho e pães artesanais da Feito em Casa. Você experimenta e se gostar, pode comprar para levar. São pães feitos por Bianca Bortolato, totalmente artesanais.

blank

Mini-bio:

Rosa Esteves
Artista visual e museóloga, Rosa Esteves desenvolve sua produção na área de fotografia, gravura, objeto escultórico e performance. Questiona o universo feminino, por meio da exploração de arquétipos que dizem respeito ao corpo feminino na arte. Explora também as questões referentes aos efeitos do tempo sobre o corpo e à memória corporal, apresentando discussões sob um viés autobiográfico. Realizou 20 exposições individuais e mais de 70 exposições coletivas no Brasil e exterior. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.

Rosangela Andrade
Rosangela A. é laboratorista, integrante do Imágicas/Clube do Analógico. Ampliou imagens para exposições e livros de grandes fotógrafos, como Cristiano Marscaro, Thomaz Farkas e Tiago Santana.

Vera Albuquerque
Fotógrafa desde 1978, Vera Albuquerque trabalhou até 1980, na Secretaria Cultural do Maranhão. Durante esse período realizou, dentre outros, um ensaio fotográfico sobre os cortiços e seus moradores em São Luis do Maranhão, posteriormente premiado na I Trienal de Fotografia de São Paulo. Radicada em São Paulo desde 1981, exerceu as funções de professora de fotografia no SESC Fábrica da Pompéia até 1984, trabalhando também como fotógrafa free-lancer. De 1985 a 2015 trabalhou no Museu Lasar Segall como coordenadora do setor de fotografia. Ministra cursos de fotografia na Imã Foto Galeria e coordena um Grupo de Estudos de Fotografia para o mapeamento das fronteiras da cidade de São Paulo

PinHole – Experimentação na fotografia

Exposição

Como complemento do workshop coordenado por Daniel Marques, esta exposição acontece na Casa Contemporânea com participação dos artistas Marcia Gadioli, Margot Delgado, Nathalie Bohm e Daniel Marques, entre os dias 28 de abril e 05 de maio de 2018 e visitação de terça a sexta das 14h às 19h e aos sábados das 11h às 17h.

Encontro com a Fotografia PinHole

Técnica, experimentação e exposição orientação de Daniel Marques

blank

A Fotografia PinHole consiste na utilização de câmeras sem lentes, que permite a captura de imagens de uma maneira bastante simplificada. Esta técnica (“buraco de agulha” em português) permite que se transforme qualquer recipiente vedado à entrada de luz em uma câmera fotográfica. Como a fotografia Pinhole é um processo alternativo e não há necessidade de se usar os equipamentos convencionais, para este encontro vou utilizar a técnica de construção da câmera com caixa de fósforos e um filme 35mm, sendo considerada uma das técnicas mais simples e também uma das mais interessantes.

O Encontro com a Fotografia PinHole é voltado para o desenvolvimento e captura de imagens com câmera construída artesanalmente, com o intuito de se criar uma nova forma de compreensão do fazer fotográfico. Com o advento da tecnologia, hoje em dia pouco se pensa e se observa o que se está fotografando. A Fotografia PinHole permite uma intimidade maior do participante com a escolha do ambiente e a forma como a imagem será capturada, aguçando sua criatividade e modificando suas relações no processo de captura da imagem.

O encontro terá como objetivo ensinar ao participante construir sua própria câmera com um material descartável: uma caixa de fósforos, além de ter uma noção do funcionamento da mesma. Será realizada uma saída fotográfica para a captura das imagens nas ruas próximas da Casa Contemporânea e um terceiro encontro para análise das imagens. Cada participante receberá um *Kit com o material necessário para fazer a sua própria câmera com um filme 35mm.

Além do conhecimento da técnica, da experiência de fotografar e analisar o resultado, será feita uma seleção de imagens produzidas neste workshop para uma exposição na Casa Contemporânea durante o período de 28 de abril a 05 de maio/2018. Esta exposição será parte integrante da programação do PinRolêFest *– Festival de Fotografia Pinhole da Cidade de São Paulo, que está na programação do Pinhole Day 2018, evento anual internacional.”

*PinRolêFest – Festival de Fotografia Pinhole da Cidade de São Paulo

Com o intuito de divulgar a fotografia pinhole* na cidade de São Paulo , nós do PinRolê criamos o primeiro festival com uma programação que inclui: exposição, oficinas, diálogos, show e uma saída fotográfica com câmeras Pinhole no domingo (29/4), que é o Dia Internacional da Fotografia Pinhole.

O PinRolê é um grupo de amigos que organiza algumas saídas fotográficas com câmeras pinhole pela cidade de São Paulo, para trocar experiências, conhecer novos lugares e novas possibilidades através dessa técnica fotográfica.

A fotografia Pinhole, ou seja, uma câmera sem lente, que devido à sua simplicidade e natureza experimental viciante, nos faz ver com certo olhar de encantamento.

E por isso convidamos você que faz, pesquisa e gosta de fotografia pinhole, a participar do PinRolêFest – Festival de Fotografia Pinhole da Cidade de São Paulo.

O Pinhole Day é um evento que ocorre em mais de 70 países, e o PinRolê esta presente desde 2012.

Conteúdo do encontro com a fotografia pinHole:
– História da Fotografia PinHole;
– Processo de montagem da câmera;
– Saída para captura das imagens;
– Análise das imagens;
– curadoria e montagem da exposição.

Kit Material:
Caixa de fósforos de papel (Fiat Lux) Papel alumínio;
Elástico;
Madeiras (4x11cm);
Papel Color Plus preto;
Bobina de filme vazio;
Pregador de madeira;
Filme Preto e Branco – ISO 100 / 36 poses;
Revelação do filme (1 por inscrito);
Prova de contato;
Ampliação manual (2 por inscrito).

Data:
13/04, sexta-feira das 14h30 às 17h30
14/04, sábado das 11h00 às 14h00
20/04, sexta-feira das 14h30 às 17h30.

Carga Horária: 9 horas

Investimento:
Workshop = R$130,00 +
Kit material = R$120,00
Todo material a ser utilizado durante o encontro está incluso no Kit material.

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337-3015.

Condições de Pagamento: à vista com 5% de desconto ou em duas vezes.
O pagamento à vista ou primeira parcela deverá ser creditada no momento da inscrição. Para pagamento em duas vezes, deverá ser entregue um cheque pré datado para 30 dias no primeiro dia do encontro.