Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza
admin

Oficinas

Núcleo de Livros de Artista, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza

O Núcleo de Livros de Artista inicia suas atividades em agosto de 2018. Tem como principal objetivo a produção, difusão e reflexão em torno do universo do livro de artista e das edições artesanais. Com atuação diversificada, o núcleo abrange as atividades do Grupo de Estudos Livros de Artista, livros-objeto: entre vestígios e apagamentos, possui uma programação regular de oficinas e workshops com artistas-pesquisadores nacionais e internacionais, além de promover diversas atividades culturais as quais envolvem artistas e editores com suas publicações independentes.

O núcleo busca ser um espaço físico de trocas teórico-práticas entre os interessados por livros de artista e edições artesanais. Nesse sentido, três aspectos se aproximam: a transdisciplinaridade; a opção por artistas que abordem o livro de artista e seus desdobramentos para além de seus limites; o interesse por repensar as práticas e aplicabilidades de diferentes publicações de artista. O núcleo é coordenado por Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza e encontra-se aberto para novos contatos entre artistas, pesquisadores e interessados em participar deste debate.

Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa pelo Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde leciona desde 2012. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, fotografia e livro de artista.
www.fabiolanotari.com

Marisa Garcia de Souza, carioca, encadernadora profissional há trinta e cinco anos. Atualmente em São Paulo, dedica-se à área da Encadernação-de-Arte – sua paixão! – e às diversas artes ligadas ao livro. Publica edições de arte através de sua editora Edições do Balão