Grupo de estudos: narrativas visuais e o fotolivro

Grupo de estudos: narrativas visuais e o fotolivro
Zwei Arts

Grupos

Grupo de estudos: narrativas visuais e o fotolivro

Grupo de estudos e acompanhamento de projetos em fotografia com ênfase na produção de fotolivro. Os participantes desenvolverão projetos artísticos pessoais considerando todas as suas etapas: definição do conceito inicial, desenvolvimento, pesquisa de dispositivos formais, tendo como objetivo a produção de uma publicação (fotolivro/fanzine/outros)

O curso se desenvolverá a  partir de um processo de experimentação de meios e linguagens visuais e abordará os seguintes tópicos :

  • conceitualização do projeto em arte visual
  • ferramentas, dispositivos e materialização
  • referências e estado da fotografia e do fotolivro no Brasil e no mundo
  • ferramentas básicas da produção editorial (edição, projeto gráficos, etc.)

 

Sobre

A fotografia e a imagem em movimento constituem o  meio de referência principal para o desenvolvimento do projeto pessoal, mas o diálogo com outros meios e linguagens (literatura, instalação, imagens pré-existentes, artes gráficas, música, desenho) serão parte integrantes do processo de criação. Também serão abordados e desenvolvidos os conceitos de dispositivo e narrativa em fotografia.

Um trabalho paralelo de pesquisa teórica relacionado ao projeto, incluindo a elaboração de texto de reflexão, será uma das ferramentas para o desenvolvimento do projeto prático. Essa pesquisa deverá situar o projeto individual dentro do contexto da fotografia contemporânea, bem como indicar possíveis filiações e referências teóricas e práticas.

 

Metodologia

O Grupo de estudos se organizará em seminários de discussão teórica, prática e metodológica. Eles serão a ocasião para analisar, através de discussão conjunta, algumas referências contemporâneas em fotografia, assim como a evolução dos projetos pessoais. Na medida do possível serão convidados profissionais (artistas/curadores/editores) para acompanhar e colaborar nesse processo.

Estão previstas ainda visitas às diferentes exposições e instituições relacionadas ao campo das artes visuais e editoriais.

Público alvo: interessados na fotografia (profissionais ou não), artistas visuais, e interessados em geral nos estudos da imagem e das publicações.

Duração:  Abril a junho – férias em julho

Encontros: Quartas-feiras, das 19h às 22h (Quinzenais)

Vagas: Máximo 10

Investimento: R$ 310,00 / mês.

Clique aqui para preencher a ficha de inscrição e envie seu currículo e carta de motivação/interesse para: [email protected]

 


Sobre Eder Ribeiro

Curador e artista visual brasileiro, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Seus eixos principais de pesquisa são a fotografia vernacular/anônima, e a fotografia contemporânea. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção  Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicaçoes ArtsLibris, Barcelona.

Em 2017 criou o projeto esquina  de pesquisa curatorial ( Fotografia e além– 2017, A ilusão da casa -2018), do qual é curador e produtor. Atualmente se dedica principalmente à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente.

 

alter edições

Fundada em 2018, funciona como extensão de projetos curatoriais relacionados principalmente à fotografia. Através de um modo colaborativo, em que os autores são parte integrantes dos processos de elaboração e produção do livro, a alter edições funciona como facilitadora e difusora dessa produção.  Próximos lançamentos do selo: O murmúrio da coisas (Denis Santos) e when we left to the moon (Vitor Bossa).

 

www.eder-ribeiro.com
[email protected]
@eder_ribeiro_foto
@alter_edicoes