facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

OS DEZ + - Visita à Bienal com Juliana Monachesi

A Casa Contemporânea, juntamente com Juliana Monachesi, organizou duas visitas à Bienal, nos dias 01 e 08/12/2010. Os encontros iniciaram às 14h30 na Casa Contemporânea de onde, depois de um cafezinho, seguimos à exposição.


A idéia dos dois encontros foi discutir as questões mais recorrentes da produção contemporânea a partir de um recorte que aponta as dez melhores obras apresentadas na Bienal de São Paulo. As obras não foram abordadas segundo a leitura da curadoria, uma vez que, para ser uma relevante obra de seu tempo, a arte produzida hoje é inescapavelmente de cunho político.

Os dez artistas cuja obra foi discutida são Carlos Bunga, Chantal Akerman, Cildo Meireles, Francis Alÿs, Graziela Kunsch, Isa Genzken, Jimmie Durham, José Spaniol, Sandra Gamarra e Steve McQueen. Nas duas visitas à exposição, trabalhos de outros artistas foram apreciados, sobretudo a partir do interesse dos participantes.

Primeira Visita

A primeira parte da visita à Bienal com Juliana Monachesi aconteceu quarta-feira, 01/12. Começou na Casa Contemporânea onde a jornalista fez uma introdução sobre os artistas a serem visitados. Logo após o cafezinho partimos para a Bienal e visitamos os trabalhos de Carlos Bunga, Isa Genzken, Sandra Gamarra e Steve McQueen. Foi inevitável alguns desvios no percurso para comentar outros artistas pelas relações estabelecidas com os escolhidos, pelas diferenças ou pela curiosidade do grupo. Os comentários de Juliana foram muito enriquecedores e provocaram, além de esclarecimentos, muitas reflexões sobre várias questões que norteiam a arte contemporânea e a Bienal.

CURRÍCULO BREVE

Sobre Juliana

Juliana Monachesi é jornalista especializada em artes visuais e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a dissertação "Quebra de padrão - Novos paradigmas para a crítica de arte no contexto da cultura digital", sob orientação da professora doutora Giselle Beiguelman. É colaboradora regular do Canal Contemporâneo e também do jornal Folha de S.Paulo, além de escrever para diversas revistas culturais, como Bravo! e DASartes. Como crítica de arte, integra desde o início de 2002 os grupos de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes e do Centro Universitário Maria Antonia; manteve coluna mensal de crítica de arte, entre julho de 2005 e abril de 2007, na revista Bienart. Dirigiu durante três anos (2007-2009) o espaço de experimentação e.d.e.nº343. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias "afotodissolvida" (2004), no Sesc Pompéia, "Arquiteturas subjetivas" (2003), no Paço das Artes, "A casa onírica" (2003), na semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista, e "Manifestos contemporâneos" (2003), no Sesc Vila Mariana, entre outras. É formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, onde realizou, como trabalho de conclusão de curso, em 2000, o livro-reportagem "Sem título – Arte brasileira da década de 80 a 2000".

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.