Núcleo de Livros de Artista

Núcleo de Livros de Artista
Zwei Arts

Oficinas

Núcleo de Livros de Artista

“Como cada um de nós era vários, já era muita gente. Utilizamos tudo o que nos aproximava, o mais próximo e o mais distante.” (Gilles Deleuze e Felix Guattari)

O livro é um mundo vasto, atravessando aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos, desde sua origem com os escribas até os formatos digitais como o e-book. Sua evolução, dos rolos aos códices e dos grandes volumes aos de bolso, suscita reflexões significativas. A biblioteca, como um sistema de linguagem, cria uma complexa interação entre espaços, páginas e até mesmo o cinema.

Dentro desse fluxo contínuo do livro, sua anatomia e portabilidade nos conduzem a explorar sentidos, formas, marcas e materialidades. É nesse espaço de interconexão que o artista-pesquisador mergulha no universo do livro de artista, expandindo percepções e reflexões poéticas.

O Núcleo de Livros de Artista, coordenado pela Profª. Drª. Fabiola Notari desde 2018, destaca-se ao revelar experiências de convivência e vivência. Com um grupo diversificado de artistas e pesquisadores, promove o questionamento das diferentes áreas do conhecimento a partir do livro de artista. Essa multiplicidade é a essência do Núcleo, explorando as potencialidades das publicações artísticas em diversas formas, das produções artesanais às tiragens em média escala, e expandindo os limites desse meio plural de criação. O grupo atua em parceria com instituições e espaços voltados para a produção artística contemporânea, ampliando continuamente a compreensão e o alcance do livro de artista.

“…a edição artística teve o poder efetivo de propor uma forma inédita de erudição, verbo-visual à cultura, espaço simbólico maior que a arte.” (Paulo Silveira)


Ações e atividades do Núcleo:

  • Aulas, palestras, oficinas e grupos de estudo;
  • Artigos e ensaios publicados em meios impressos ou digitais;
  • Publicações artísticas coletivas e individuais;
  • Organização de exposições e eventos voltados ao livro de artista;
  • Promoção e coleção de leituras e traduções intersemióticas de livros de artista.
  • Participação em feiras de editoras independentes e de arte

CATÁLOGO – Festival Experimental Livro de Artista em Vídeo (2020) – ACESSE AQUI

Acompanhe-nos pelo Facebook e Instagram: @nucleolivrosdeartista


Artistas-fundadoras

Fabiola Notari@ser.criativo.agora
Marisa Garcia de Souza @marisagsouza


Artistas-integrantes (desde 2020)

Gisele Asanuma @gisele.asanuma
Julian Campos @juliancampos
Léia Izumi @leiaizumi
Liana Yuri Shimabukuro @liana.yuri
Margarida Holler @margaridaholler

Cursos e Grupos de Estudos

  • Grupo Linha1
    blank

    O grupo tem como objetivo estabelecer diálogos entre o mundo das publicações e edições de artistas com os conceitos de memória, esquecimento e tempo.

    blank
  • Grupo Linha1
    blank

    Tem como objetivo o desenvolvimento e acompanhamento de projetos dos participantes que estejam relacionados principalmente à produção de bordado e outras técnicas têxteis em diversos suportes.

    blank
  • Núcleo de Livros de Artistas – 2021/1
    blank

    A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista. O processo vai consistir em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista…

    blank
  • Arquivo
    blank

    A proposta deste curso teórico-prático é criar uma enciclopédia com folhas; um livro de artista que nascerá a partir do estudo da biologia das folhas.

    blank

Projetos e Eventos do Núcleo

  • Núcleo Livros de Artista - Quarentena
    blank

    O livro “Expandir o presente, criar o futuro” é uma obra coletiva, pensado por dezesseis mulheres de diferentes espaços territoriais, nacionalidades, com culturas e formação profissional diversas.

    blank
  • Eventos
    blank

    Live – O fator arte no mundo dos livros, com Fabiola Notari e Marisa Garcia de Souza.

    blank
  • Núcleo Livros de Artista - Quarentena
    blank

    Instituto Pavão Cultural e Grupo de estudos ‘Livros de artista, livros objetos: entre vestígios e apagamentos’ convidam para a exposição Narrar histórias, construir memórias.

    blank
  • Eventos
    blank

    No Brasil, nos últimos anos, o livro de artista começou a ganhar mais visibilidade, sendo protagonista de diversas exposições em museus, galerias, feiras de arte e de publicação independente.

    blank