Experimentações Botânicas para Criar um Livro de Artista com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

Experimentações Botânicas para Criar um Livro de Artista com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla
Zwei Arts

Curso

Experimentações Botânicas para Criar um Livro de Artista
com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista. O processo vai consistir em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista, biologia das plantas, processos de criação artística e curadoria dos registros. No começo do curso escolheremos uma parte de uma planta para observar durante o período do curso; falaremos sobre a biologia das partes escolhidas (caule, raiz, folha, flor) e criaremos uma superfície de registro das observações que poderá ser um caderno e/ou um arquivo no computador, blog etc. Durante o processo serão ensinadas técnicas artísticas para fazer registros visuais e criar com isso visualidades. Além disso, faremos também oficinas escritas para produzir textos que irão compor o livro de artista, a partir da edição dos cadernos de bordo, registros e práticas desenvolvidas.

Ministrantes: Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

Público alvo: Pessoas interessadas por experimentação com ciência e arte.

17 encontros virtuais | 3 meses de duração | Carga horária total de 34 horas

Período e horários: 13 de maio a 2 de setembro de 2021
Todas as quintas-feiras, das 15h00 às 17h00

Investimento e formas de pagamento: 3 parcelas de R$350 (de maio a julho de 2021) ou à ​vista com 5% de desconto (R$997,50)

Lote Promocional de Ingressos – até 26 de abril de 2021
Garanta R$50 de desconto na sua 1ª parcela confirmando sua inscrição até o dia 26/04/2021

Clique aqui e faça sua inscrição ou ligue para o telefone (11) 2337-3015

Saiba mais:

O curso “Experimentações Botânicas para Criar um Livro de Artista” nos aproxima das ideias de Ailton Krenak para adiar o fim do mundo ¹. Diante de um mundo tão mesmerizado e subjetivado, é essa liderança indigena que nos traz reflexões sobre enfrentar os modos de existência que criaram para lidar e viver no planeta Terra. “Nosso tempo é especialista em criar ausências: do sentido de viver em sociedade, do próprio sentido da experiência da vida” (p. 26). Ele fala de fluxos que foram aprisionados e que nos bombardeiam diariamente para que tenhamos sempre modos iguais de viver a vida, de olhar para a natureza, de lidar com os outros seres humanos e não humanos. E nos propõe: “Minha provocação para adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim do mundo” (p. 26).

A proposta desse curso nos junta ao Krenak para propomos outros olhares para nós mesmos e para as plantas a partir de experimentações. São com essas experimentações que iremos contar novas histórias e tentar produzir pequenas fissuras nas formas tão equalizadas de nos relacionarmos com a natureza.

Considerando que atualmente vivemos em um cenário pandêmico que nos levou ao isolamento e distanciamento social, acreditamos que criar novas relações com as plantas pode ser um caminho para colocarmos também em xeque nossa relação com outros seres. Faremos isso com o objetivo de criar um livro de artista, entendido como uma experimentação artística para contar histórias sejam narrativas poéticas e/ou visuais. O livro deixa de ser o lugar do texto, podendo se tornar um lugar para abraçar as muitas formas de se expressar.

Portanto, criaremos página a página de um livro de artista junto com as plantas. Nos aproximaremos delas, não com o intuito de cuidar ou ajudar, mas sim como forma de encontrar fissuras, brechas e aberturas para aprender com e por elas e assim contar novas histórias para adiar o fim do mundo.

¹
Ideias para adiar o fim do mundo, Ailton Krenak – Companhia das Letras, 2019

Metodologia

 O curso será realizado remotamente. Partiremos de discussões sobre partes da planta para dialogarmos com a arte, especificamente, sobre o que é o livro de artista. Observaremos as transformações de uma parte da planta (enraizamento), faremos anotações sobre seu desenvolvimento e faremos registros periódicos em um caderno de anotações. Ressaltamos que cada um fará isso da sua própria planta. Durante as aulas experimentaremos técnicas artísticas como desenho cego, de observação e prática de gravuras enquanto iremos criando material do processo.

Na etapa seguinte, faremos a curadoria do material para que cada um crie seu livro de artista. Ressaltamos que todo o processo será dialogado, com momentos para apresentações dos processos individuais.

Equipamento básico necessário: Acesso à Internet, computador ou celular com câmera e microfone

Materiais para aulas práticas:

  • Plantas escolhidas para o trabalho
  • E-mail
  • 1 caderno para ser o diário de bordo
  • 1 pasta no Google Drive para criar os bancos de referências
  • Câmera ou celular para fazer registros fotográficos
  • Scanner (opcional)
  • Pasta/ arquivo (condicionar experimentações)
  • Ferramenta de edição de texto
  • Possibilidade de impressão gráfica
  • Papéis diversos para as experimentações gráficas
  • Material de papelaria: caneta esferográfica, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera ou pastel, tinta de carimbo, almofada de carimbo, canetas coloridas, grampeador, grampo, cola, tesoura, régua, estilete, etc…
  • Material para encadernação: agulha, linha
  • Potes de vidro para processo de enraizar as plantas
  • Vaso e terra.

Observações:

Os materiais utilizados no curso serão acessíveis (tentaremos usar o que já temos em casa como materiais de escritórios ou artigos de cozinha etc) ou fáceis de adquirir.

Ressaltamos que não é preciso ter conhecimentos prévios nem sobre arte, nem sobre biologia, pois tudo será desenvolvido no decorrer das aulas.


Sobre Fabiola Fonseca e Thyana Hacla

Fabíola Fonseca é bióloga formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado em ensino de ciências e matemática pela mesma instituição, doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com doutorado sanduíche no Church Lab vinculado à Universidade Harvard, departamento de genética da escola de medicina.Nesse processo de formação o encontro com ciência e arte e tornou-se cientista-artista-educadora e, atualmente é pós-doutoranda em artes na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve obras de artes a partir das residências artísticas nos laboratórios de biologia da UFC, entre elas, a Protocolo Fungo, Moscas transgênicas, Proliferações, Escala cromática para moscas e outros seres e a Ponto Cego. É coautora do livro de artista Manual de como fazer sua mosca transgênica, tem experiência como professora na UFG, na UFC e na rede municipal de ensino de Uberlândia. Já ministrou cursos, palestras em eventos acadêmicos, bem como segue com publicações científicas acerca dessas atividades e pesquisas que vem realizando. Além dessas produções, desenvolve projetos de produção artísticas e traz para o campo da educação as potencialidades desse encontro entre ciência e arte para pensar em outras possibilidades de ensino que sejam mais criativas.

Thyana Hacla é artista visual e escritora, natural de Campinas-SP. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em Estudos de Linguagens pelo programa de Pós Graduação do curso de letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atualmente reside em Belo Horizonte, cidade onde nasceu o projeto de experimentação gráfica PHONTE88, idealizado em parceria com a artista Circe Clingert. Em suas obras a artista investiga a relação entre palavra e imagem, buscando tecer diálogos entre artes visuais e literatura. Sua poética é atravessada por temas intimistas, ligados ao corpo, a memória, o feminino e os ciclos naturais, tendo como recorrência a busca por um olhar onírico sobre o mundo, onde os limites de realidade e ficção tornam-se turvos, e o mágico pode manifestar-se no cotidiano. Como pesquisadora dedica-se aos estudos relacionados ao universo das publicações independentes e livros de artista, assim como temas ligados às múltiplas linguagens artísticas.