Caderno de Artista, com Eder Ribeiro

Caderno de Artista, com Eder Ribeiro
Zwei Arts

Grupo

Caderno de Artista
com Eder Ribeiro

Os cadernos de artista se inserem em uma longa tradição que vem desde a Renascença. Todo caderno é um aparato cultural por excelência, que veicula conhecimentos, histórias e linguagens, com inequívoco caráter pedagógico. No caso dos cadernos de artista eles podem assumir distintas finalidades: suporte para teste de materiais e técnicas, bloco de notas, diário visual, ou uma mistura de todas elas. Eles são assim veículos de experimentação e memória da trajetória do artista. Ele pode, por meio de diversos tipos de cadernos, explorar ideias, conceitos e materiais. As técnicas utilizadas são as mais distintas, indo do desenho às colagens, passando pela gravura e pintura.

Embora os cadernos de artista possam assumir diferentes formas, existem alguns elementos que são comuns a todos eles. Eles se relacionam de maneira evidente ao ato de leitura, sendo assim uma experiência física e sensorial que, embora tenha implicações culturais coletivas, é essencialmente individual e íntima. Os cadernos, assim como os livros, por serem organizados através de uma sucessão de páginas, estruturam inevitavelmente uma sequência de leitura, neste caso basicamente visual. A ação do leitor/expectador de folheá-las o torna ativo e co-partícipe dessa narrativa visual, ele define o ritmo e duração de interação com a obra.

Os cadernos de artista são obras autônomas, mas conectadas com as pesquisas visuais de seus autores. São testemunhos de um momento específico dessa produção e por conseguinte da história da arte de uma maneira mais ampla. Os cadernos, de maneira mais livre quanto ao formato e materialidade, ajudam a compreender o universo visual de cada artista, ao mesmo tempo que demonstram as inúmeras possibilidades desse suporte. Suas páginas em branco tudo pode receber.

Objetivo

Grupo de metodologia e acompanhamento de projetos em artes visuais com ênfase no desenvolvimento de cadernos de artista, considerando todas as suas etapas: definição do conceito inicial, desenvolvimento e pesquisa de dispositivos formais e sua materialização.
O grupo se desenvolverá a partir de um processo de experimentação de meios e linguagens visuais e abordará os seguintes tópicos:

  • O caderno de artista, conceitos, história e referências contemporâneas.
  • conceitualização de um projeto artístico tendo o caderno como suporte.
  • princípios da encadernação.
  • desenho do objeto, como desenho da obra.
  • o caderno e seus materiais.
  • o caderno de artista como origem do livro de artista.

Sobre

As práticas artísticas dos participantes constituem o meio de referência principal para o desenvolvimento do projeto pessoal, mas o diálogo com outros meios e linguagens (literatura, instalação, imagens pré- existentes, artes gráficas, cinema) será parte integrante do processo de criação.

Um trabalho paralelo de pesquisa teórica relacionado ao projeto, incluindo a elaboração de texto de reflexão, será́uma das ferramentas para o desenvolvimento do projeto prático. Essa pesquisa deverá situar o projeto individual dentro do contexto da arte contemporânea e da pesquisa visual do artista, bem como indicar possíveis filiações e referências teóricas e práticas.

Metodologia

O grupo organizará seminários de discussão teórica, prática e metodológica. Eles servirão para analisar, através de discussão conjunta, algumas referências contemporâneas em artes visuais e cadernos de artista, assim como a evolução dos projetos pessoais.

  • Introdução, objetivos, apresentação do grupo e metodologia de trabalho. Definição, história e referências de caderno de artista, bibliografia. Apresentação dos projetos individuais (temáticas, meios). questões metodológicas relacionadas.
  • Suporte, materialidade e espacialidade do caderno de artista, noções básicas de encadernação. Apresentação das propostas iniciais para o desenvolvimento do caderno de artista. Referências.
  • Apresentação dos projetos individuais. Referências.
  • Revisão dos projetos em andamento, crítica, referências, técnicas.
  • Revisão do texto conceitual relacionado a cada projeto.
  • Apresentação da obra final, discussão em torno dos cadernos desenvolvidos. Estruturação das próximas etapas de continuidade do projeto (reprodutibilidade, exposição, etc).

Objetivos 

  • Desenvolvimento de um projeto autoral de caderno de artista.
  • Familiarização com o universo dos cadernos de artista (conceitos, história, referências).
  • Formação de repertório de referências relacionadas ao tema.
  • Desenvolvimento de um projeto visual em torno das práticas artísticas individuais com o objetivo de produzir um caderno de artista.
  • Apreensão dos processos de edição, design e encadernação.
  • Elaboração de uma obra final.

Serviço

Curso Presencial
Encontros: quinzenais, quinta-feira
Horário: das 14h30 às 17h

Curso Online
Encontros:
quinzenais, segunda-feira
Horário: das 16h às 18h30

Investimento: R$ 390,00

Eder Ribeiro

Curador, artista e editor, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Tem como principais eixos de pesquisa, a fotografia vernacular/anônima, a fotografia contemporânea e o fotolivro. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicações ArtsLibris, (Barcelona). Em 2017 criou o projeto esquina de pesquisa curatorial ( Fotografia e além- 2017, A ilusão da casa -2018), do qual foi curador e produtor.

Coordenou dois Grupos de Estudos ligados à narrativa fotográfica e o fotolivro, na Casa Contemporânea em São Paulo e em Ribeirão Preto, além de ministrar curso de linguagem fotográfica e publicação na Escola Portfolio de Curitiba (PR). Produziu e fez a curadoria das exposições: foto-texto, When we left to the moon de Vitor Bossa (2020) e Identidades Vernaculares (2021), na Casa Contemporânea/São Paulo. Foi um dos coordenadores do Festival IMAGINÁRIA (2021), dedicado ao fotolivro e jurado do Prêmio Lovely 2022 do mesmo Festival. Foi o curador da exposição Cadernos de artista (2021 e 2023) no Anexo Lona Galeria, em São Paulo, Identidades vernaculares na Casa Contemporânea e Territórios no Centro Cultural Correios/SP e MARP (Ribeirão Preto).

Atualmente se dedica à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente, além de coordenar o Atelier Alter, espaço expositivo e de desenvolvimento de projetos ligados às publicações.