Curso
Caderno de Artista
com Eder Ribeiro
Os cadernos de artista se inserem em uma longa tradição que vem desde a Renascença. Todo caderno é um aparato cultural por excelência, que veicula conhecimentos, histórias e linguagens, com inequívoco caráter pedagógico. No caso dos cadernos de artista eles podem assumir distintas finalidades: suporte para teste de materiais e técnicas, bloco de notas, diário visual, ou uma mistura de todas elas. Eles são assim veículos de experimentação e memória da trajetória do artista. Ele pode, por meio de diversos tipos de cadernos, explorar ideias, conceitos e materiais. As técnicas utilizadas são as mais distintas, indo do desenho às colagens, passando pela gravura e pintura.
Embora os cadernos de artista possam assumir diferentes formas, existem alguns elementos que são comuns a todos eles. Eles se relacionam de maneira evidente ao ato de leitura, sendo assim uma experiência física e sensorial que, embora tenha implicações culturais coletivas, é essencialmente individual e íntima. Os cadernos, assim como os livros, por serem organizados através de uma sucessão de páginas, estruturam inevitavelmente uma sequência de leitura, neste caso basicamente visual. A ação do leitor/expectador de folheá-las o torna ativo e co-partícipe dessa narrativa visual, ele define o ritmo e duração de interação com a obra.
Os cadernos de artista são obras autônomas, mas conectadas com as pesquisas visuais de seus autores. São testemunhos de um momento específico dessa produção e por conseguinte da história da arte de uma maneira mais ampla. Os cadernos, de maneira mais livre quanto ao formato e materialidade, ajudam a compreender o universo visual de cada artista, ao mesmo tempo que demonstram as inúmeras possibilidades desse suporte. Suas páginas em branco tudo pode receber.
objetivo
Curso de metodologia e acompanhamento de projetos em artes visuais com ênfase no desenvolvimento de cadernos de artista, considerando todas as suas etapas: definição do conceito inicial, desenvolvimento e pesquisa de dispositivos formais e sua materialização.
O curso se desenvolverá a partir de um processo de experimentação de meios e linguagens visuais e abordará os seguintes tópicos:
– O caderno de artista, conceitos, história e referências contemporâneas.
– conceitualização de um projeto artístico tendo o caderno como suporte.
– princípios da encadernação.
– desenho do objeto, como desenho da obra.
– o caderno e seus materiais.
– o caderno de artista como origem do livro de artista.
sobre
As práticas artísticas dos participantes constituem o meio de referência principal para o desenvolvimento do projeto pessoal, mas o diálogo com outros meios e linguagens (literatura, instalação, imagens pré- existentes, artes gráficas, cinema) será parte integrante do processo de criação.
Um trabalho paralelo de pesquisa teórica relacionado ao projeto, incluindo a elaboração de texto de reflexão, será́uma das ferramentas para o desenvolvimento do projeto prático. Essa pesquisa deverá situar o projeto individual dentro do contexto da arte contemporânea e da pesquisa visual do artista, bem como indicar possíveis filiações e referências teóricas e práticas.
metodologia
O curso se organizará em seminários de discussão teórica, prática e metodológica. Eles servirão para analisar, através de discussão conjunta, algumas referências contemporâneas em artes visuais e cadernos de artista, assim como a evolução dos projetos pessoais.
aula 1
introdução, objetivos, apresentação do grupo e metodologia de trabalho. Definição, história e referências de caderno de artista, bibliografia. Apresentação dos projetos individuais (temáticas, meios). questões metodológicas relacionadas.
aula 2
suporte, materialidade e espacialidade do caderno de artista, noções básicas de encadernação. Apresentação das propostas iniciais para o desenvolvimento do caderno de artista. Referências.
aula 3
apresentação dos projetos individuais. Referências.
aula 4
revisão dos projetos em andamento, crítica, referências, técnicas.
aula 5
Revisão dos projetos em andamento, crítica, referências, técnicas. Revisão do texto conceitual relacionado a cada projeto.
aula 6
apresentação da obra final, discussão em torno dos cadernos desenvolvidos. Estruturação das próximas etapas de continuidade do projeto (reprodutibilidade, exposição, etc).
Objetivos esperados ao final do curso:
- Desenvolvimento de um projeto autoral de caderno de artista.
- Familiarização com o universo dos cadernos de artista (conceitos, história, referências).
- Formação de repertório de referências relacionadas ao tema.
- Desenvolvimento de um projeto visual em torno das práticas artísticas individuais com o objetivo de produzir um caderno de artista.
- Apreensão dos processos de edição, design e encadernação.
- Elaboração de uma obra final.
Serviço
Encontros: quinzenais
Horário: 14h30 > 17h
Duração: 3 meses (6 encontros)
03/10 _ 17/10 _ 31/10 _ 7/11 _ 21/11 _ 5/12
14:30 > 17:30
Investimento: 3 parcelas de R$ 390,00
Eder Ribeiro
Curador, artista e editor, baseado em São Paulo, possui mestrado em Arquitetura (Ecole National Superièure d’Architecture Paris Malaquais) e Artes visuais/Fotografia (Université Paris 8). Tem como principais eixos de pesquisa, a fotografia vernacular/anônima, a fotografia contemporânea e o fotolivro. Colaborou com as galerias Le Douches la Galerie (Paris) e RocioSantaCruz (Barcelona), com a ABACT (Associção Brasileira de Arte Contemporânea) e com a Feira de publicações ArtsLibris, (Barcelona). Em 2017 criou o projeto esquina de pesquisa curatorial ( Fotografia e além- 2017, A ilusão da casa -2018), do qual foi curador e produtor.
Coordenou dois Grupos de Estudos ligados à narrativa fotográfica e o fotolivro, na Casa Contemporânea em São Paulo e em Ribeirão Preto, além de ministrar curso de linguagem fotográfica e publicação na Escola Portfolio de Curitiba (PR). Produziu e fez a curadoria das exposições: foto-texto, When we left to the moon de Vitor Bossa (2020) e Identidades Vernaculares (2021), na Casa Contemporânea/São Paulo. Foi um dos coordenadores do Festival IMAGINÁRIA (2021), dedicado ao fotolivro e jurado do Prêmio Lovely 2022 do mesmo Festival. Foi o curador da exposição Cadernos de artista (2021 e 2023) no Anexo Lona Galeria, em São Paulo, Identidades vernaculares na Casa Contemporânea e Territórios no Centro Cultural Correios/SP e MARP (Ribeirão Preto).
Atualmente se dedica à edição de fotolivros e livros de artista, prestando assessoria a diferentes artistas, através da alter edições, casa de edições independente, além de coordenar o Atelier Alter, espaço expositivo e de desenvolvimento de projetos ligados às publicações.