facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

Vídeos e filmes – oficina de edição

com Patricia Francisco

Voltado para artistas visuais e cineastas, esse curso propõe a criação de uma obra audiovisual por meio da experimentação, organização e escolha do material videográfico capturado pelo artista. Embasado na história da arte, do cinema e nos conceitos de percepção visual, o artista terá contato com o corte, o ritmo, a trilha sonora e o roteiro, experimentando a edição de imagens em movimento e de imagens fixas por meio de programa de edição de vídeo no computador. 

O objetivo dessa oficina é criar uma obra audiovisual, coletiva e individual, dentro da linguagem arte e cinema. 

Metodologia das aulas : 

Pesquisa orientada, apresentação de duas propostas aos artistas, uma coletiva e uma individual. A primeira proposta é um exercício com todo o grupo na realização de um vídeo coletivo, dessa forma podermos gravar/ filmar e editar, tudo será realizado em aula. Exibição do vídeo coletivo. Já na segunda proposta, os artistas apresentarão seus projetos em audiovisual para que eu oriente a edição no software final cut 7 e captação de imagens em câmera digital. Os projetos podem ser desenvolvidos por eles independentemente, trazendo para aula apenas as dúvidas na captação e/ou edição para que eu oriente em aula. Avaliação e exibição de todos os vídeos no último encontro. 

Programação dos conteúdos detalhados aula por aula:

1a aula: Conversar com o grupo de alunos para averiguar a experiência em video de cada um. Apresentar a proposta de realização da Oficina, conceituando o que é um video de artista e citando alguns autores como Jacques Aumont, Philippe Duboie e Raimond Bellour que trabalham a questão arte e cinema. Exibir um video/ filme ao final do encontro.

2a aula: Apresentar aos artistas o programa de edição Final Cut 7 e suas ferramentas básicas para dar início ao trabalho. Exibir alguns vídeos de artistas como exemplo de possibilidades de criação.  Primeira proposta de elaboração de uma edição com a proposição de um video coletivo dos artistas com duração de 3 minutos.

3a aula: Atendimento aos artistas na realização do video coletivo. Edição em aula.

4a aula: Atendimento aos artistas na realização do video coletivo. Finalizar edição em aula. Exibição do video. Pedir aos artistas que elaborem uma proposta de video individual para a próxima aula ou que tragam seu video (imagens já captadas) para a próxima aula.

5a aula: Iniciar a proposição de um video individual dos artistas com duração de 3 à 5 minutos. Orientação individual para cada projeto dos artistas participantes, passar referências específicas aos trabalhos de cada artista.

6a aula: Atendimento individual aos artistas na edição de seus vídeos. Edição em aula.

Finalização da edição do video dos artistas e exibição dos vídeos em aula.

Público alvo:

A partir de 20 anos de idade, com experiência em Artes, Arquitetura, Cinema e áreas afins.

Requisitos: se o artista tiver, levar notebook, computador Mac com software Final Cut 7;

Carga horária: 18horas

Datas: de 02 a 06/02 (segunda a sexta) das 15h às 18h e sábado das 11h às 14h.

Investimento: R$ 650,00

Forma de pagamento: em duas vezes ou R$ 617,50 à vista com 5% de desconto.

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone: (11) 2337-3015

Referências Bibliográficas: 

AMIEL, Vincent. Trad. Carla Bogalheiro Gamboa. Estética da Montagem. Coleção Mimésis 

Artes e Espetáculo. Lisboa: Edições Texto & Grafia. 

AUMONT, Jacques. 2004. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosac & Naify. 

BELLOUR, Raymond. 1997. Entre-imagens – foto, cinema, video. Campinas: Papirus. DUBOIS, Philippe. 2004. Cinema, Video, Godard. São Paulo: Cosac Naify. 

FRANCISCO, Patrícia. 2008. Um outro cinema – cinema documentário e memória. Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. São Paulo. 

MACHADO, Arlindo. 2011. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo: Papirus. MURCH, Walter. Trad. Juliana Lins. Num piscar de olhos – a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. XAVIER, Ismail. (org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1991. 

Mini currículo:

Patricia Francisco

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, vive e trabalha em São Paulo desde 2003. É cineasta, artista plástica e pesquisadora. Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande o Sul (IA-UFRGS). Atua como profissional free lancer em projetos audiovisuais, de artes e de pesquisa. Como cineasta participou de festivais de curtas internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, da Mostra de Cinema de Tiradentes, da Mostra do Filme Livre e na Argentina, Itália, Espanha, Malásia, Estados Unidos e França com os curta- metragem: "Retratos da Vó Ana”, "Eu”, "Trilho” e "A Inventariante”. A artista atua na Direção, e Montagem de filmes, em fotografias e livro de artista. Utiliza a memória como tema central em suas obras. Participou de residências artísticas como o programa "Obras em Construção" na Casa das Caldeiras, em São Paulo/ BR de julho 2010 à março 2011 e o programa internacional "ACE-Pirar" da Fundación ACE Para El Arte Contemporanea, em Buenos Aires/ AR em janeiro 2014. Trabalha em seu longa-metragem em finalização: "Que Cantadora a Vida Me Fez”, sobre as memórias da cantora paulista Dona Inah, patrocínio Natura Musical. 

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.