Oficina de Encadernação

Oficina de Encadernação
Zwei Arts

Proposta

O propósito das Oficinas de Encadernação é oferecer contato com esse ofício aos amantes do livro, do caderno e do papel. Pode ser interessante tanto para quem está desenvolvendo um projeto quanto para quem tem ou quer  afinidade com o fazer manual.

PROGRAMAÇÃO

07 de dezembro de 2011 – Livros Dobrados, das 19h às 22h

O aluno vai produzir pequenos livros simples, sem costura, feitos de papel cortado e dobrado. São ideais para quem quer inventar um zine e para fazer com crianças — as técnicas também servem como recursos para livros de artista.  Vamos fazer alguns tipos de miolo e outros de capa para cada um combinar como quiser em seus projetos.

14 de dezembro de 2011 – Costura Copta, das 19h às 22h

Costura Copta – Essa é a costura milenar dos coptos, os católicos egípcios dissidentes da Igreja romana. A lombada do caderno fica exposta, mostrando a costura em formação de corrente. Trata-se de uma costura feita sem cola e que possibilita abertura total do caderno, proporcionando conforto para escrever ou desenhar.

CURRÍCULO BREVE

Dênis Pagani

Dênis Pagani é conservador-restaurador formado no Curso Senai de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos. Teve seu primeiro contato com encadernação num curso da ABER, Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Em seguida aprofundou seus conhecimentos em encadernação com Fred Lane, um profissional da velha-guarda, estudando no ateliê escuro e antigo de Fred. Hoje Dênis é um profissional autônomo e presta seus serviços tanto a apaixonados pelos livros quanto a instituições.