Sábado – 2ª Edição

Sábado – 2ª Edição
Zwei Arts

Eventos

Sábado – 2ª Edição

“SÁBADO” é um evento de ações artísticas com performances, vídeos, conversas, intervenções, teatro e vendas. Ao longo do dia artistas ocupam o espaço da Casa Contemporânea para realizar diversos projetos simultaneamente.

Ouça a entrevista com o artista visual Felipe Bittencourt, que participou do evento “SÁBADO” na Casa Contemporânea, e Marcelo Salles, idealizador da Casa Contemporânea a Rádio Release!

Programação Completa:

PERFORMANCES

Felipe Bittencourt – “Condição de Fronteira”: Propõe igualar os tons dos lados do rosto do performer com pó de arroz e luva vermelha em um cenário sinalizado com painel de vinil adesivo metade vermelho, metade branco e um banquinho forrado meio a meio pelo vinil com essas mesmas cores.

Daniel Barclay – “Montaña – Recetas de intercambio cultural”: Experiência social comunitária tendo a ingestão de comida como forma de mediação.  O peso corporal do artista será convertido em medidas de arroz, ação que pretende discutir a relação do corpo como estrutura que contém a ideia de intercâmbio e de processos biológicos e culturais.

VÍDEOS

Renato PeraSOMNUS (Noite São Guálter) consiste na investigação de um espaço arquitetônico. Uma casa dos anos 1950, da Av. São Guálter (Alto de Pinheiros, São Paulo), foi reconstruída digitalmente e encontra-se imersa em uma luz saturada na cor magenta. Simula-se a presença de um observador que realiza um percurso através deste espaço, deslizando por ambientes vazios, acompanhado por uma trilha sonora densa. O espaço virtual preserva as características arquitetônicas que conferem identidade à casa – tipologia em uso na década de 1950, em São Paulo – e preserva também características das modificações resultantes de algumas reformas, conforme mudavam os usos e significados desta arquitetura.

Felipe Barros – “Hiato”: Vídeo realizado em parceria de Yoko Inoue e Felipe Barros com trilha de Hélio Pisca e Claudia García, durante o período de residência artística no Instituto Sacatar, na ilha de Itaparica, BA, em fevereiro de 2011.

Fernando E.Aznar – “Petit Marianna”: 140 instantâneos do bairro de Vila Mariana, compartilhado aqui por um olhar amador, horizontal e cúmplice, dedilhado com a música de Steve Reich.

Angella Conte“Outro Tempo Mesmo Tempo”: Trata-se de um vídeo com imagens gravadas no ambiente de trabalho diário da artista. São registradas cenas cotidianas. Estas mesmas cenas são posteriormente projetadas, neste mesmo ambiente em outro dia durante o trabalho da artista. Novas imagens são capturadas fundindo-as e tornando uma só.

“Que o tempo passe vendo me ficar”: Amor, felicidade e tristezas permanecem no presente de quem costura sua memória como um vestido antigo que se quer guardar. O vídeo retrata a construção/desconstrução desse pensar, da imaginação e das lembranças que rodeiam a vida.

“Entre Líquidos” – Vídeo. Duração – 2 min. Durante dois minutos, a artista permite que lhe escorra pelo corpo, da cabeça aos pés, o volume de 120 litros de água, em temperatura ambiente.

Marcia RosoliaSérie Família – 05 colagens de impressos de livros com imagens da II Guerra Mundial sobre fotografia de arquivo familiar

Leticia Rita1.074 cancros – Intervenção específica ocupando parte do muro externo do espaço da Casa Contemporânea, onde 1.074 mini-esculturas são apresentadas na forma de proliferação.

Atelier A Pipa – Fernanda Izar e Luciana Felippe

Atelier 397 – Projeto Múltiplos 397

Grupo Aluga-seComo viver junto e misturado? A idéia é pensar sobre o conceito de obra única. Artistas: Adriana da Conceição,Ana Zveibil, Bettina Vaz Guimarães, Evandro Prado, Fabiano Soares, Giba Gomes, João Gonçalves, Mai-Britt Wolthers, Marlene Stamm, Mirian de los Angeles, Neiliane Silva, Renata Cruz, Rosilene Fontes, Yara Dewachter.

HERMES – A ideia é criar um banco de dados com imagens da palavra Hermes e suas definições. Artistas: Ana Lucia Mariz, Ana Luisa Araujo, Carla Chaim, Carolina Paz, Cecilia Walton, Daniel Barclay, Felippe Moraes, Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos, Julia Kater, Luiz Telles, Mara Schimpf, Marcia de Moraes, Manoel Veiga, Nino Cais, Victor Leguy.

Atelier Subterrânea (Porto Alegre) – Lilian Maus, Túlio Pinto, Adauany Zimovki, Gabriel Netto, Guilherme Dable, James Zortéa – Lilian Maus, artista integrante do Atelier Subterrânea, comentará a participação da Subterrânea no Projetos Continentes – Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Além disso, falará sobre a atuação da Subterrânea, ao longo de aproximadamente seis anos, no contexto de Porto Alegre.

Venda Especial de Natal – A idéia da Casa é aproximar as pessoas da arte contemporânea, mostrar que ela pode fazer parte do seu dia a dia. Pensando nisso reunimos trabalhos de diversos artistas, jovens mas já reconhecidos, para você apreciar, comprar e dar um presente original para alguém ou para si mesmo. Aproveite!