Curso de Caligrafia para Designers NOVAS TURMAS 2012

Curso de Caligrafia para Designers NOVAS TURMAS 2012
Zwei Arts

Apresentação

Criado por Andréa Branco, calígrafa profissional há 24 anos.

Ministrou este curso em várias agências e instituições: Pande Design, DM9, Future Brand, Istituto Europeo di Design, Agência África.

Tem realizado artes finais para estúdios de design, fotografia e editoras.

Colaboradora da Revista Tupigrafia. Em 2009 fez a revisão técnica do livro A Arte da Caligrafia, de David Harris.

Visa dar ao designer/ilustrador/artista uma abertura de janelas no campo da caligrafia e letras para que possa ampliar o olhar acerca da escolha de fontes, entender a origem dos estilos tipográficos a partir da trajetória da caligrafia, perceber o que a caligrafia pode oferecer além das fontes digitais num processo de criação mais sensível para logos, vinhetas, ilustrações, etc.

Módulo I (24 horas – 8 aulas): 06/02, 13/02, 27/02, 05/03, 12/03, 19/03, 26/03, 02/04 de 2012, das 19h às 22h, às segundas-feiras (TURMA ESGOTADA)

Aborda a caligrafia nos seguintes aspectos: breve história da escrita e da caligrafia ocidental; a caligrafia e as formas do alfabeto ocidental romano – manejo da pena quadrada; surgimento das minúsculas; estudo prático da pena de bico no alfabeto cursivo inglês; estudo prático da pena quadrada no alfabeto romano sem serifas; alfabeto fundamental – estudo das serifas; 5 formas basicas dos alfabetos caligráficos históricos; exercicios de ângulos, pesos e formas; 3 áreas relacionadas a letras e sua aplicações; relações da caligrafia com a tipografia; instrumentos, suportes e tintas; grandes designers calígrafos e publicações; bibliografia e sites selecionados; projeto pessoal caligráfico final; certificado de frequência.

www.flickr.com/photos/andreabranco

Módulo III (24 horas – 8 aulas): 07/02, 14/02, 28/02, 06/03, 13/03, 20/03, 27/03, 03/04 de 2012, das 19h às 22h, às terças-feiras

Este curso é destinado aos estudantes que completaram os módulos I e preferencialmente o  II e desejam aprofundar seus estudos em caligrafia focando no manejo da pena e pincel quadrados, através da letra itálica ou chancelaresca. 

Alfabeto itálico tradicional – contexto histórico | Alfabeto itálico tradicional em detalhes à pena | Alfabetos itálicos à pincel chato | Exercícios de aplicação prática | Alfabetos itálicos soltos caminho para a expressividade | Floreios e barrados com ponta quadrada | Fontes relacionadas | Projeto pessoal tridimensional

Apostila final e certificado

CURRÍCULO BREVE

ANDRÉA BRANCO

Calígrafa profissional, há 22 anos iniciou seus estudos com a mestra Dora Gregori. Autodidata, passou a pesquisar letras, design, encadernação e produção gráfica. Formada em Pedagogia pela PUC São Paulo. Ministrou cursos e workshops sobre caligrafia na Faculdade de Design Gráfico do SENAC, nas oficinas do SESC Pompéia, na ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, no show room da ArjoWiggins Papéis, na Casa do Artista e em seu ateliê desde 1998. Teve um de seus trabalhos selecionado para a edição especial sobre Wedding da revista norte americana Letter Arts Review, onde apresentou a sua letra Bailarina. Colaboradora da revista Tupigrafia, tendo alguns de seus trabalhos apresentados na capa e em matéria do número 4 desta publicação. Fez parte do corpo docente do curso de Design Gráfico do Istituto Europeo di Design por 4 anos. Tem ministrado cursos “in company” para designers, tais como na DM9DDB, Pande Design, Future Brand e SINC; workshops em universidades e mini cursos em outros estados. Trabalha em projetos caligráficos para as editoras Abril, EDUSP, Nobel, Companhia das Letrinhas; para as agências Ogilvy, Salem, Standard, Salles, Publicis, DM9DDB, Interbrand, Fischer; estúdios fotográficos e produtoras. Participou como revisora técnica do livro “A Arte da Caligrafia”, de David Harris. Seu foco é a pesquisa na aplicação da caligrafia, e suas múltiplas formas, em projetos para empresas e pessoas.