VISITIA À BIENAL com Juliana Monachesi

VISITIA À BIENAL com Juliana Monachesi
Zwei Arts

Um passeio reflexivo nesta exposição considerada uma das mais importantes e tradicionais no contexto internacional, com significativa responsabilidade na promoção de arte contemporânea.

As visitas acontecerão em três datas diferentes sendo cada uma delas dedicada a exploração de um andar da mostra proporcionando assim, uma apreciação detalhada da produção dos artistas e análise de aspectos curatoriais.

Dias 17 de outubro, 31 de outubro e 14 de novembro

Quartas-feiras, às 18h, na Bienal 

Dia 05 de dezembro, 19h (GRÁTIS) – Conversa final com participação de Monica Tinoco, na Casa Contemporânea.

Este encontro tem como proposta discutir o cenário de arte contemporânea tendo como referência a Bienal de SP, Bienal de Veneza e Documenta 13, de Kassel.

Confirme sua presença na conversa pelo e-mailcasacontemporanea370@gmail.com ou pelo telefone (11) 2337-3015.

CURRÍCULO BREVE

Juliana Monachesi 

Juliana Monachesi é jornalista especializada em artes visuais e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a dissertação “Quebra de padrão – Novos paradigmas para a crítica de arte no contexto da cultura digital”, sob orientação da professora doutora Giselle Beiguelman. É editora-adjunta da revista seLecT (www.select.art.br), publicação bimestral da editora Três. Foi repórter de artes e redatora dos cadernos Ilustrada e Mais! no jornal Folha de S.Paulo (1999-2009), além de escrever para diversas revistas culturais, como Bravo!, DASartes, L'Oficciel e Canal Contemporâneo. Como crítica de arte, integra desde o início de 2002 os grupos de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes e do Centro Universitário Maria Antonia; manteve coluna mensal de crítica de arte, entre julho de 2005 e abril de 2007, na revista Bienart. Dirigiu durante três anos (2007-2009) o espaço de experimentação e.d.e.nº343. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias “afotodissolvida” (2004), no Sesc Pompéia, “Arquiteturas subjetivas” (2003), no Paço das Artes, “A casa onírica” (2003), na semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista, e “Manifestos contemporâneos” (2003), no Sesc Vila Mariana, entre outras. É formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, onde realizou, como trabalho de conclusão de curso, em 2000, o livro-reportagem “Sem título – Arte brasileira da década de 80 a 2000”.