Workshop de Caligrafia para Designers em 8 aulas

Workshop de Caligrafia para Designers em 8 aulas
Zwei Arts

Apresentação

O workshop oferece uma introdução ao universo das letras, tanto em seu contexto histórico quanto prático. Através dos exercícios práticos e observação de diversos trabalhos nacionais e internacionais, o participante aprofunda seu olhar na escolha de fontes, na concepção de logomarcas, no detalhamento das letras em diversos contextos. Compreende os fundamentos da história da tipografia.

Público: é destinado a designers gráficos, artistas plásticos, ilustradores, publicitários.

Datas: 01, 08, 15, 22 de fevereiro e 01, 15, 22, 29 de março / 10, 17, 24 de fevereiro e 03, 10, 17, 24, 31 de março

Horário: às terças, das 19h às 22h / às quintas, das 19h às 22h

Número de participantes: 14 a 16

Programa: Breve história da escrita e da caligrafia ocidental; A caligrafia e as formas do alfabeto ocidental romano – manejo da pena quadrada; Surgimento das minúsculas; Estudo prático da pena quadrada no alfabeto romano sem serifas; Alfabeto fundamental – estudo das serifas; 3 áreas relacionadas a letras e suas aplicações; Relações da caligrafia com a tipografia; Instrumentos, suportes e tintas; Demonstração da pena de bico no alfabeto cursivo inglês; Grandes designers calígrafos e publicações; Bibliografia e sites selecionados; Certificado de frequência.

CURRÍCULO BREVE

ANDRÉA BRANCO

Calígrafa profissional, há 22 anos iniciou seus estudos com a mestra Dora Gregori. Autodidata, passou a pesquisar letras, design, encadernação e produção gráfica. Formada em Pedagogia pela PUC São Paulo. Ministrou cursos e workshops sobre caligrafia na Faculdade de Design Gráfico do SENAC, nas oficinas do SESC Pompéia, na ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, no show room da ArjoWiggins Papéis, na Casa do Artista e em seu ateliê desde 1998. Teve um de seus trabalhos selecionado para a edição especial sobre Wedding da revista norte americana Letter Arts Review, onde apresentou a sua letra Bailarina. Colaboradora da revista Tupigrafia, tendo alguns de seus trabalhos apresentados na capa e em matéria do número 4 desta publicação. Fez parte do corpo docente do curso de Design Gráfico do Istituto Europeo di Design por 4 anos. Tem ministrado cursos “in company” para designers, tais como na DM9DDB, Pande Design, Future Brand e SINC; workshops em universidades e mini cursos em outros estados. Trabalha em projetos caligráficos para as editoras Abril, EDUSP, Nobel, Companhia das Letrinhas; para as agências Ogilvy, Salem, Standard, Salles, Publicis, DM9DDB, Interbrand, Fischer; estúdios fotográficos e produtoras. Participou como revisora técnica do livro “A Arte da Caligrafia”, de David Harris. Seu foco é a pesquisa na aplicação da caligrafia, e suas múltiplas formas, em projetos para empresas e pessoas.