Discussão e reflexão sobre arte contemporânea com Juliana Monachesi

Discussão e reflexão sobre arte contemporânea com Juliana Monachesi
Zwei Arts

Desdobramento dos grupos de acompanhamento crítico para artistas que mantém desde 2006, esta atividade, sempre na primeira e terceira quartas-feiras de cada mês, é voltada para artistas visuais que queiram sistematizar o pensamento sobre sua própria produção e refletir sobre os textos mais urgentes da cultura contemporânea (entendendo-se cultura, semioticamente, como um sistema de textos).

CURRÍCULO BREVE

Juliana Monachesi

Crítica de arte, curadora independente, jornalista especializada em artes visuais e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde defendeu a dissertação “Quebra de padrão – Novos paradigmas para a crítica de arte no contexto da cultura digital”, sob orientação da professora doutora Giselle Beiguelman. Como jornalista, trabalha atualmente na revista Harper's Bazaar. Foi editora-adjunta da revista seLecT (2011-2012), repórter e redatora do jornal Folha de S.Paulo (1999-2010), além de ter colaborado para diversas publicações culturais, como Canal Contemporâneo, Bravo!, DASartes, L'Oficciel, revista Elástica. Como crítica de arte, integra desde o início de 2002 o grupo de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes; manteve coluna mensal de crítica de arte, entre julho de 2005 e abril de 2007, na revista Bienart. Dirigiu durante três anos (2007-2009) o espaço de experimentação e.d.e.nº343. Foi curadora-adjunta do projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2003 e realizou as curadorias “Festa antifonformista” (2012), na galeria Oscar Cruz, “O princípio da volatilidade” (2012), na galeria Smith, “afotodissolvida” (2004), no Sesc Pompéia, “Arquiteturas subjetivas” (2003), no Paço das Artes, “A casa onírica” (2003), na semana de arte contemporânea de São João da Boa Vista, e “Manifestos contemporâneos” (2003), no Sesc Vila Mariana, entre outras. É formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, onde realizou, como trabalho de conclusão de curso, em 2000, o livro-reportagem “Sem título – Arte brasileira da década de 80 a 2000”.