Livros de Artista, Livros-Objetos: Reflexões e Pesquisas, de Luise Weiss

Livros de Artista, Livros-Objetos: Reflexões e Pesquisas, de Luise Weiss
Zwei Arts

Textos Críticos

Livros de Artista, Livros-Objetos: Reflexões e Pesquisas, de Luise Weiss

A exposição Livros de artista: produção, pesquisa e reflexão apresentada na Casa Contemporânea reúne produção e pesquisa desenvolvida nos encontros dos grupos de estudo da Fundação Ema Klabin e dos grupos de pesquisa da Faculdade Santa Marcelina e da Universidade Estadual de Campinas. A produção é recente, suscita inquietações e reflexões sobre um território vasto; meandros e tangências de linguagens expressivas que convergem no livro de artista. Desde o papel, os tecidos, as fotografias, as gravuras até os vídeos, as projeções, as instalações, sendo o livro de artista entendido num campo expandido.

Do acaso ao livro organizado e planejado, nessa exposição há a reunião da produção de mais de vinte artistas, que remetem sobre narrativa visual, sequencialidade, relações entre espaço e tempo e memória, os quais encontraram no livro seu princípio e seu m, seu conteúdo e sua forma.

Como artista e professora acompanho essa produção intensa, e por conta desse interesse busco estimulá-los a refletir sobre as questões da estética, da visualidade e também da síntese das sequências visuais criadas.

O que contém um livro? Por que esse objeto nos fascina tanto?

Evidentemente há os artistas que se dedicam à construção de livros a partir de narrativas pessoais enquanto outros abordam em seus trabalhos assuntos mais universais. Tratando-se de uma mostra coletiva, percebem-se aproximações e tendências, como o uso de transparências, sobreposições, como também de certas linguagens, a fotografia, a tipografia, a escrita, o desenho e a gravura, além dos conceitos que circundam o universo da memória ao serem utilizadas caixas, arquivos, gavetas, etc…

Cada artista busca, em determinadas linguagens e conceitos, a construção de trabalhos artísticos, com o intuito de expressar-se no e com o mundo, tendo como ponto de partida sua admiração pelo livro.

Luise Weiss