Núcleo de Filosofia, com Rodrigo Petronio

Núcleo de Filosofia, com Rodrigo Petronio
Zwei Arts

Um olhar sobre a filosofia de qualquer tempo

VERSÕES: PRESENCIAL E DISTÂNCIA

AGOSTO A DEZEMBRO de 2015
QUARTAS-FEIRAS

AGOSTO 5, 12, 19, 26
SETEMBRO 2, 9, 16, 23, 30
OUTUBRO 7, 14, 21, 28
NOVEMBRO 4, 11, 18, 25
DEZEMBRO 2

Duração: 18 aulas [4 meses]
Aulas: 3 horas/aula
De 5 de AGOSTO a 2 de DEZEMBRO de 2015
Quando: Quartas-Feiras, das 19h às 22h
Total: 54 horas/aula
Certificado: emitimos certificado final de participação na Oficina de Escrita
Informações e Inscrições: rodrigopetronio@gmail.com

Local: Casa Contemporânea

A proposta do curso é apresentar algumas das principais vertentes da filosofia contemporânea. Além disso, o objetivo é fornecer também uma visão global sobre alguns dos principais conceitos e problemas da Filosofia como um todo, de maneira didática. Por isso, não é preciso conhecimento prévio ou qualquer formação em Filosofia.

O curso pretende, sobretudo, trazer à tona o aspecto interdisciplinar marcante da pensamento contemporâneo privilegiando a interação que a Filosofia tem estabelecido com as artes de modo geral [artes visuais, literatura, cinema], bem como com outros saberes, como a psicanálise, a antropologia e com outras ciências. Para tanto, serão abordados alguns dos principais filósofos contemporâneos, como Gilles Deleuze, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Jacques Derrida, entre outros.

O pensamento contemporâneo consiste em uma releitura criativa de conceitos, autores e obras centrais da Filosofia à luz de questões urgentes da atualidade. Desse modo, esses pensadores têm conseguido abrir novos caminhos para a vida presente e para o pensamento do futuro.

 

CURRÍCULO BREVE

Rodrigo Petronio é escritor e filósofo. Autor, organizador e editor de dezenas de obras. Formado em Letras Clássicas [USP]. Tem dois Mestrados: em Ciência da Religião [PUC-SP], sobre o filósofo contemporâneo Peter Sloterdijk, e em Teoria da Literatura [UERJ], sobre arte e filosofia na Renascença. O tema de seu doutorado é a interface entre Teoria da Literatura e Filosofia. Atualmente é professor da pós-graduação nos cursos de História da Arte e de Argumento e Roteiro da FAAP. Ministra oficinas e cursos livres na Casa do Saber e no Museu da Imagem e do Som [MIS], onde criou e coordena o Centro Interdisciplinar de Narratividade. Há quase dez anos desenvolve Oficinas de Escrita Criativa em diversas instituições, tanto nos formatos acadêmicos quanto no de cursos livres. Atua no mercado editorial há quinze anos. Colunista da revista Filosofia, colabora regularmente com os suplementos culturais do Valor Econômico, de O Estado de S.Paulo e do Globo. Publicou centenas de artigos, resenhas e ensaios em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio.