Os ninhos que criamos em nós, com Simone Moraes e Carolina Moraes

Os ninhos que criamos em nós, com Simone Moraes e Carolina Moraes
Zwei Arts

Exposição / Eventos

Os ninhos que criamos em nós – construção coletiva de um quarteirão de casas das memórias

Com Simone Moraes e Carolina Moraes

A partir de relatos orais, construiremos um quarteirão de casas, casas de memórias onde habitamos e que agora habitam, talvez somente, em nós. Convidamos para um momento de saída do ambiente-casa em que estamos atualmente para um retorno a um lugar vivido em coletivo, um ambiente-casa recuperado pela imersão na memória. Todos nós carregamos as lembranças das casas em que vivemos. Os cheiros, as cores do jardim, o piso, as janelas, as árvores… cada cantinho que nos acolheu. Gostaríamos de coletar as memórias das casas que existem dentro de vocês! Nossas casas são também onde nos sentimos seguros – a salvo – e a ideia de lar é uma construção que vai para além dos limites físicos do espaço habitado, muito relacionado também a quem habita conosco. Por isso, convidamos também, para quem puder, participar do encontro em conjunto com uma outra pessoa que habitou a mesma casa, para que cada uma compartilhe sua experiência e memória do lugar. Isso não impossibilita que venham pessoas sozinhas ou mesmo que participem sozinhas da oficina resgatando a memória de alguém querido.

Instruções gerais:
Para participar não será necessário nenhum material. Quem desejar, pode levar um caderno e lápis para anotar comentários ou ideias que surgirem ao longo do encontro.

Cada participante terá 3 minutos iniciais para compartilhar uma memória vivida na infância na casa (ou na infância da pessoa que acompanha), que será um momento de aquecimento e, depois, outros 3 minutos para compartilhar a memória da casa.

O segundo momento será gravado, para posteriormente realizarmos a construção de um quarteirão de casas de memória orais, que ficará disponível online.

Perguntas ativadoras:
Que sentimentos afloram quando pensam na casa?
Quais memórias vêm à cabeça?
A casa te lembra quais cores? Quais cheiros?
De que partes da casa mais gostava? Pense em detalhes: os pisos, as portas, paredes…

 

Artistas proponentes: Simone Moraes e Carolina Moraes

Data e horário: dia 3 de outubro de 2020 [sábado], das 15h00 às 16h30

Encontro On-line via aplicativo zoom meeting – Link para reunião é enviado mediante inscrição.

Clique aqui e faça sua inscrição ou ligue para o telefone (11) 2337-3015

Participação Gratuita

Nº de participantes: até 12 pessoas

Equipamento básico necessário: Acesso à Internet e computador ou celular com câmera e microfone

 

Sobre Simone e Carolina Moraes
Ribeirão Preto, SP — 1996 e 1970. Vivem e trabalham entre São Paulo e Goiás

Pesquisam a ancestralidade, o feminino e a natureza, vestígios de paisagens e estruturas orgânicas, resgatando uma memória pessoal através de registros, coletas e expedições.

Carolina Moraes é formada em Comunicação Social pela faculdade Cásper Líbero e graduanda em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo. Simone Moraes é artista visual graduada em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP.

Participaram da residência Labverde 2019. Fizeram uma ação com o aparelho de Auscultar a seiva, em outubro de 2019 Hospedando Eco-sensorial Biblioteca Estufa ‒ no Parque Lage-RJ ‒ Ação de Simone Moraes e Mariana Guimarães ‒ curadoria Tanja Baudoin.

Veja mais em: instagram.com/simonemoraesmbarros/ | instagram.com/camoraess/

eventos online