Cravado na Memória, com Laura Mallozi

Cravado na Memória, com Laura Mallozi
Zwei Arts

Workshop Online

Cravado na Memória, com Laura Mallozi

Lembranças que queremos guardar é tema deste curso prático e online de construção de objetos.

“Como ocorre com as almas dos mortos em certas lendas populares, cada hora de nossa vida, assim que finda, encarna-se e esconde-se em algum objeto material. E lá permanece cativa, para sempre cativa, a menos que descubramos o objeto. Por meio dele, a reconhecemos e conclamamos, e ela se liberta.” Proust

Os objetos podem ser cápsulas do tempo, capazes de nos transportar para momentos já vividos. contemplam a representação do imaterial simbólico, em que indicam a marcação do nosso próprio tempo e contam a nossa história.

Partindo do jogo de linguagem com o termo [cravado na memória], cada participante construirá objetos feitos de materiais escolhidos que remetam a recordações pessoais. Serão utilizadas técnicas de cravação e ferramentas comuns do cotidiano.

Para realização do curso não é necessária nenhuma habilidade específica.

Ele é destinado tanto para iniciantes interessades pela construção de objetos, quanto para quem já tem intimidade com a tridimensionalidade e gostaria de ampliar o repertório temático. 

Objetivo:

Apresentar recursos de autonomia na construção de objetos a partir de técnicas de cravação e do uso de ferramentas comuns ressignificadas da sua função específica, além de possibilitar a reflexão sobre o universo simbólico dos objetos. 

Atividade Online – Via Zoom Meetings

Datas e horário: Início em 2 de setembro de 2021 | 4 Encontros

Quintas-feiras, das 19h30 às 21h00 | Dias 2, 9, 16 e 23 de setembro de 2021

Investimento: R$260,00

Clique aqui e faça sua inscrição ou ligue para o telefone (11) 2337-3015

Bolsas de Estudo: Duas (2) bolsas direcionadas à participantes com demarcadores sociais não privilegiados e baixa renda financeira | 1 (uma) Bolsa Integral (100% de desconto) + 1 (uma) Bolsa Parcial (50% de desc.)

Para se inscrever às vagas de Bolsa de Estudo, preencha o Formulário de Inscrição acima indicando interesse e envie seu portfólio + carta de apresentação para o e-mail contato@casacontemporanea370.com com o assunto “Cravado na Memória – Bolsa de Estudo – Seu Nome” até dia 31/08/2021.


Cronograma de encontros:

  1. Do que sempre quero me lembrar?
  2. Como guardar para não esquecer?
  3. A construção de novas moradas
  4. O peso da lembrança

Bibliografia sugerida:

A história do vestuário no ocidente, François Boucher

Contra Sainte-Beuve, Marcel Proust

O poder do mito, Bill Moyers e Joseph Campbell

Uma filosofia do design – A forma das coisas, Villém Flusser


Sobre Laura Mallozi

Campinas, 1980
Vive e trabalha em São Paulo.

Constrói objetos que contenham presença de corpo. É nas narrativas, faladas ou escritas, que encontra a tridimensionalidade para o seu trabalho. Na busca em elaborar o que o é precioso, passa pelo sutil desajuste entre a leitura corporal e a função das coisas.

Ingressou nas Artes Visuais através da joalheria (2009). É graduada em Relações Internacionais (PUC SP, 2004) e especialista em Ciência Política (UAB, Barcelona, 2007).  Além de artista visual, educadora e pesquisadora independente, trabalha como joalheira.  Ofereceu oficinas na rede SESC e em 2015 fundou o curso de joalheria contemporânea da Escola de Design e Fazeres, Lab 74. no qual coordena desde então.