Casa Contemporânea 10 Anos +

Casa Contemporânea 10 Anos +
Zwei Arts

Exposições

Casa Contemporânea 10 Anos +

A Casa Contemporânea revisita seus mais de dez anos de atividades através de diálogos de artistas com trajetórias e vivências diversas em três exposições. Casa Contemporânea 10 anos + celebra esse período e nos prepara para um mundo + propício à cultura.

Casa Contemporânea 10 anos + é composto por três exposições com as artistas Anita Colli, Ruth Alvarez, Marina de Falco, Soraia Dias, Lucimar Bello e Suzana Barbosa.
Projeto contemplado pelo PROAC LAB 51.

AGENDA:

Exposição #1 – de 16 a 30 de outubro de 2021
com as artistas Anita Colli e Ruth Alvarez

Exposição #2 – de 06 a 20 de novembro de 2021
com as artistas Marina de Falco e Soraia Dias

Exposição #3 – de 27 de novembro a 11 de dezembro de 2021
com as artistas Lucimar Bello e Suzana Barboza

Local: Casa Contemporânea
R. Capitão Macedo, 370 – Vila Mariana, São Paulo / SP

Visitação:
De terça a sexta-feira, das 14 às 17 horas. Sábados, das 11 às 17 horas.

Entrada livre e gratuita.

*Obrigatório o uso de máscara.

Exposição #1

blank

Sobre Anita Colli
Formada em medicina, Anita Colli reside e trabalha em São Paulo.
Aos 57 anos, iniciou aprendizado em arte e trabalhou com diferentes técnicas e suportes até 2015, no Ateliê de Artes Plásticas do Clube Paineiras do Morumby. Recebeu orientação em arte contemporânea, de 2011 a 2016, no Ateliê ContempoArte. Nos últimos nove anos, desenvolveu a produção de estruturas tridimensionais com materiais descartados.
Participou de nove exposições individuais e várias coletivas. Das individuais, destacam-se: Polimorfos, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP [São Paulo] 2019; Interfaces, Instituto de Química da USP [São Paulo] 2017; Experimento, Centro Universitário Maria Antônia da USP [São Paulo] 2017. E entre as coletivas: XXXVII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro/Casarão da Cultura [Rio Claro] 2019; O Processo é Incessante, na Pinacoteca Municipal [São Caetano do Sul] 2019; Diálogos com Goya, no Instituto Cervantes [São Paulo] 2019; Contraponto, na Pinacoteca Municipal [São Caetano do Sul] 2017; e Dissensos, na Casa Contemporânea [São Paulo] 2017.

Sobre Ruth Alvarez
Ruth Alvarez [Comodoro Rivadavia, Argentina] estudou design gráfico no Istituto Europeo di Design IED em Madri [ESP]. Trabalhou na Espanha e depois na Argentina como designer gráfica em projetos culturais. Desde junho de 2006 reside em São Paulo onde continua seu trabalho de designer na área cultural.
Como parte do seu desenvolvimento como artista, participa de cursos e workshops sobre processos criativos e linguagens poéticas com professores como Charles Watson e Edith Derdyk. Compõe o grupo Sem Nome (por enquanto) desde 2016, e realiza encontros de orientação individual com o curador Marcelo Salles, ambos na Casa Contemporânea.
Em 2010 participou de exposição coletiva na Escola de Artes Visuais do Parque Lage [Rio de janeiro], e em 2012 na mostra Sete na Casa, na Casa Contemporânea, bem como na mostra Um lugar para o outro, na galeria Quarta Parede [São Paulo]. Em 2013 da exposição Verso, no Sesc Pinheiros e em 2017 da coletiva Dissensos, do grupo sem nome na Casa Contemporânea. Também formou parte dos artistas convidados para o Bazarte 2018 e 2019, organizado pelo Ateliê Alê [São Paulo].

Exposição #2

blank

Sobre Marina de Falco
Marina de Falco, ítalo-brasileira, vive e trabalha em São Paulo. Desde os anos 80 dedica-se à Arte; ao ensino e no trabalho em ateliê. Mestre em Poéticas Visuais pela USP, Especialização em Estudos de Museu de Arte pelo MAC e Especialização em Arte-Educação pela USP, com Licenciatura em Desenho e Plástica, e Licenciatura em Educação Artística pela FAAP.
Realizou exposições individuais em espaços como a New Gallery, Casa Contemporânea, Galeria Veredas, Galeria Garcia, Gravura Brasileira, Galeri19 (Suécia), Museu de Arte de Santa Catarina, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Álvaro Guerra, Funarte, Galeria da ECA/USP, Secretaria Municipal da Cultura e no Centro Cultural de São Paulo. Entre as coletivas, as principais foram na Biblioteca Mário de Andrade, Unesp, Memorial da América Latina, Rochester Contemporary Art Center (USA), Biblioteca Guita e José Mindlin, Centro Britânico, MAC Campinas, SeCult Santos, Mapa de Influência (Argentina), 21º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, 19º Salão UNAMA (Pará), 28º Salão Embu das Artes, Projeto Volante (Canadá), Oficina Cultural Oswald de Andrade, Setor Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, MAC Jataí, Badesc, Casa de Cultura de Londrina, Galeria Pontes, Sesc Pompéia, London Foundry Gallery (Inglaterra), VII Biennale Internazionale per Incisione (Itália), Casa de Cultura de Araraquara, Paço Municipal de Santo André, Museu de Arte do Espírito Santo, Casa de Cultura de São Carlos, Museu de Arte Brasileira, Paço das Artes, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, VII Salão de Belas Artes de São José do Rio Preto, VII Salão de Belas Artes de Amparo, Projeto Arco-Iris (Portugal), First Exposition Brazil-Holland (Holanda), IV Salão Nacional de Artes Plásticas de Itanhaém, MASP, SESC Paulista, Pinacoteca de São Paulo e Prédio da Bienal de São Paulo.
É integrante do Grupo Pigmento da Casa Contemporânea.

Sobre Soraia Dias
Soraia Dias vive e trabalha em São Paulo. Artista visual com formação em Arquitetura e Urbanismo, desenvolve trabalhos em desenho e pintura.
Fez cursos e formações com as artistas Andrea Tavares, Regina Johas, Rubens Pontes e Regina Carmona. Atualmente participa de grupo de estudos em Arte Contemporânea com Cristina Suzuki na Casa do Olhar em Santo André e faz curso de pintura com Paulo Pasta no Instituto Tomie Ohtake-SP.
Entre as exposições realizadas, destacam-se sua individual na Galeria Vértice (SP) e as coletivas: FUNARTE – São Paulo; New Gallery e Galeria Tato – São Paulo; Galeria Poente – São José dos Campos, SP; Subsolo Laboratório de Arte – Campinas, SP; 1º e 2º Festival de Pintura do Instituto de Artes da UNESP – São Paulo; 25º Salão de Artes Plásticas da Praia Grande – São Paulo; Galeria Virgílio – São Paulo, Cuiabá 153 – Santo André, SP; Salão de Exposições de Santo André – SP; Casa do Olhar e Teatro Lira Serrano em Santo André – SP; Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos – SP, Exposição Virtual EIXO ARTES, e coletivas de Atelier no Instituto Tomie Ohtake.
É integrante do Grupo Pigmento da Casa Contemporânea.

Exposição #3

blank

Sobre Lucimar Bello
Nascida nas Minas Gerais, Lucimar Bello vive e trabalha atualmente em São Paulo, Brasil.
Artista visual e escritora, trabalha com desenhos, assemblages, instalações, vídeos, performances e livros de artista.
É Pós-Doutora em Comunicação e Semiótica e Pós-Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, ambas pela PUC-SP. Também é Doutora em Arte Educação pela ECA-USP e Professora Titular Aposentada da UFU-MG.
Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Japão, China, Portugal, Espanha e França.
É integrante do Sem Nome (por enquanto) da Casa Contemporânea.

Sobre Suzana Barboza
Artista visual com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1994, atua também como designer gráfico e diretora de arte em São Paulo.
Desde então frequentou vários cursos em arte, como “Oficina de arte contemporânea” com Leda Catunda, “Desenho de modelo vivo” com Ferez Khoury, fotografia com Claudio Feijó, “Pintura Contemporânea” com Sergio Niculitchef e “Desenho de Modelo Vivo” com Dudi Maia Rosa no MAM. Desde 2012 é aluna do Paulo Pasta no curso “Pintura: prática e reflexão” no Instituto Tomie Ohtake. Cursou também o “Creativity MasterClass” com Charles Watson, “Tópicos sobre Pintura Contemporânea” com Rodrigo Bivar e “Trilha” com Carolina Paz, no Ateliê 2 e 1, e do grupo de estudos e leitura de portifólio com Roberta Tassinari.
Em 2017 formou o Grupo Quartas e em março de 2018 entrou para o grupo Inpróprio, na Casa Contemporânea, coordenado por Marcelo Salles.