Protocolos para enraizar, com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

Protocolos para enraizar, com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla
Zwei Arts

Curso

Protocolos para enraizar,
com Fabíola Fonseca e Thyana Hacla

ou ligue para o telefone (11) 2337-3015

A proposta deste curso é juntar biologia e arte para criar um livro de artista!

Nosso processo se concentrará em encontros online que incluem discussões sobre livros de artista, biologia das raízes, processos de criação artística e curadoria. No começo do curso, escolheremos uma parte de uma planta para ser observada ao longo de todo nosso percurso e criaremos uma superfície de registro para nossas observações e anotações, que poderá ser um caderno.

Durante o curso serão apresentadas diferentes técnicas artísticas para o aprimoramento de nossos registros visuais. Além disso, faremos também oficinas para produção de textos que irão compor o livro de artista, a partir da edição dos cadernos de bordo, registros e práticas desenvolvidas.

Público alvo: Pessoas interessadas por experimentação com ciência e arte.


Aula inaugural aberta: Quinta-feira, 3 de março de 2022, das 19h00 às 21h00
Período Oficial de Aulas: 9 de março a 11 de maio de 2022.
Datas e Horários: Todas as Quartas-feiras, das 19h00 às 21h00 | Encontros Online, via Zoom.

Período de Duração: 3 meses | 12 encontros de 2 horas cada
Carga Horária Total: 24 horas

Clique aqui e faça sua inscrição ou ligue para o telefone (11) 2337-3015


Investimento: 3 parcelas de R$ 360,00 | Março, Abril e Maio, com vencimento todo dia 5.

Bolsa de Estudo direcionada a artistas com demarcadores sociais não privilegiados: 1 (uma) Bolsa Integral (100% de desconto).
Para se inscrever à vaga de Bolsa de Estudo, preencha o Formulário de Inscrição indicando interesse e envie seu portfólio + carta de apresentação para o e-mail contato@casacontemporanea370.com com o assunto “Protocolos para Enraizar – Bolsa de Estudo – Seu Nome” até dia 25/02/2022.


Cronograma de Aulas:

Aula 1 – Encontro aberto ao público | Recepção de Inscrites e apresentação geral da proposta do curso;
Aula 2 – Abertura, apresentação e orientações para o enraizamento;
Aula 3 – Registros e Cadernos de processo | Sugestão de leitura: Arquivando a própria vida
Philippe Artières;
Aula 4 – Apresentação da raiz;
Aula 5 – Tipos de raízes;
Aula 6 – Escrita Criativa [com Clarice Lispector];
Aula 7 – Desenho cego;
Aula 8 – Exercícios das 16 páginas | Apresentação de outros livros;
Aula 9 – Curadoria: cartografia com as raízes;
Aula 10 – Apresentação dos processos;
Aula 11 – Apresentação dos processos;
Aula 12 – Apresentação final dos trabalhos | Encontro aberto ao público.


Sobre Fabiola Fonseca e Thyana Hacla

Fabíola Fonseca é bióloga formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado em ensino de ciências e matemática pela mesma instituição, doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com doutorado sanduíche no Church Lab vinculado à Universidade Harvard, departamento de genética da escola de medicina.Nesse processo de formação o encontro com ciência e arte e tornou-se cientista-artista-educadora e, atualmente é pós-doutoranda em artes na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolve obras de artes a partir das residências artísticas nos laboratórios de biologia da UFC, entre elas, a Protocolo Fungo, Moscas transgênicas, Proliferações, Escala cromática para moscas e outros seres e a Ponto Cego. É coautora do livro de artista Manual de como fazer sua mosca transgênica, tem experiência como professora na UFG, na UFC e na rede municipal de ensino de Uberlândia. Já ministrou cursos, palestras em eventos acadêmicos, bem como segue com publicações científicas acerca dessas atividades e pesquisas que vem realizando. Além dessas produções, desenvolve projetos de produção artísticas e traz para o campo da educação as potencialidades desse encontro entre ciência e arte para pensar em outras possibilidades de ensino que sejam mais criativas.

Thyana Hacla é artista visual e escritora, natural de Campinas-SP. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Estudos de Linguagens pelo programa de Pós Graduação do curso de letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atualmente reside em Belo Horizonte, cidade onde nasceu o projeto de experimentação gráfica PHONTE88, idealizado em parceria com a artista Circe Clingert. Em suas obras a artista investiga a relação entre palavra e imagem, buscando tecer diálogos entre artes visuais e literatura. Sua poética é atravessada por temas intimistas, ligados ao corpo, a memória, o feminino e os ciclos naturais, tendo como recorrência a busca por um olhar onírico sobre o mundo, onde os limites de realidade e ficção tornam-se turvos, e o mágico pode manifestar-se no cotidiano. Como pesquisadora dedica-se aos estudos relacionados ao universo das publicações independentes e livros de artista, assim como temas ligados às múltiplas linguagens artísticas.


Realização: Projeto Líquen
Apoio: Casa Contemporânea e Núcleo de Livros de Artistas