Exposições
Tramas que o tempo não desfia
Alexandra Ungern
Mostra “Tramas que o tempo não desfia”, da artista visua Alexandra Ungern, questiona os movimentos migratórios na Casa Contemporânea, em São Paulo
Objetos, tecidos, imagens e desenhos fazem parte da sua 12ª solo
A artista visual Alexandra Ungern apresenta a mostra “Tramas que o tempo não desfia”, a partir do dia 02 de abril de 2024 (terça-feira), das 17h às 20h30, na Casa Contemporânea, na Vila Mariana, em São Paulo. Com curadoria de Marcelo Salles, a exposição traz a produção mais recente, onde a sua busca pela ancestralidade, encontra acolhida em objetos, tecidos, imagens e desenhos.
A busca, mesmo que individual – sua família migrou da Hungria para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, torna-se em escala coletiva quando trata de migrações, em que relatos, ausências e imagens antigas versam sobre a desterritorialização, o deslocamento e o despertencimento.
Parceria
Paralelamente a sua mostra, a artista visual Marcia Gadioli apresenta a mostra “Rua Um” no Alê Espaço de Arte, no Brooklin, em São Paulo, com curadoria de Isabel Villalba. Parceiros desde 2018, é a primeira vez que os espaços Alê Espaço de Arte, no Brooklin, e a Casa Contemporânea, na Vila Mariana, realizam uma ação desta natureza.
Sobre a artista
Alexandra Ungern, nascida em Recife-PE em 1967, é uma residente vitalícia de São Paulo, contribuindo ativamente para a cena artística local. Em 2012, ela fundou o Alê Espaço de Arte para promover artistas emergentes e aprimorar a cultura visual na zona sul de São Paulo. Sua jornada educacional inclui a obtenção de uma licenciatura em Culturas Visuais pela Webster University em Viena, Áustria, em 2011, complementada por um certificado em curadoria. Além disso, ela frequentou a Escola Panamericana de Artes em São Paulo em 2004. Engajando-se com artistas e curadores renomados como Carlos Fajardo, Artur Lescher, Nino Cais e Carla Chaim, Ungern participou de inúmeros seminários e workshops. Suas obras de arte já foram expostas em exposições nacionais e internacionais, desde MAB SC, MUNA-MG, MAG-GO, MIS SC no Brasil até a Galeria Rienoessl na Áustria e o Museu Savaria na Hungria. Reconhecida por seu talento, ela recebeu a bolsa da Galeria Fernanda Milani em Jundiaí, SP, em 2015, e foi finalista no Concurso de Fotografia Insights da National Geographic em 2007. Além disso, ela enriqueceu sua jornada artística por meio de residências: Wresidency RP-São Paulo, D’Clinic na Hungria e Projeto ACE (online), na Argentina.
Sobre o curador
Marcelo Oliveira Salles formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1993. A partir daí desenvolve pesquisas de forma autônoma em teoria da arquitetura, artes visuais e curadoria. Coordena e organiza projetos próprios ou propostos por outros artistas, curadores e críticos, além de acompanhamentos individuais de artistas, orientação de grupos de estudos e/ou produção. Curador de várias exposições individuais e coletivas, criou e dirige, desde 2009, em parceria com a artista Marcia Gadioli, o espaço independente Casa Contemporânea voltado para exposições, cursos e ateliê. Nasceu em São Paulo onde vive e trabalha.
SERVIÇO
Exposição “Tramas que o tempo não desfia” de Alexandra Ungern
Curadoria: Marcelo Salles
O quê: objetos, tecidos, imagens e desenhos
Abertura: 02 de abril de 2024 (terça-feira), das 17h às 20h30
Conversa aberta: 20 de abril de 2024 (sábado), às 11h
Visitação: até 27 de abril de 2024
Terça a sexta, das 14h às 19h
Sábado, das 11h às 17h
Local: Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370
Vila Mariana – São Paulo – SP – 04021-020
Entrada gratuita