Exposições
Querer dizer o indizível
Selma Fukai

A Casa Contemporânea abre no dia 12 de abril, a partir das 11h, duas exposições individuais sob o mesmo nome: QUERER DIZER O INDÍZIVEL com as artistas EDILAINE BRUM (Limeira-SP) e SELMA FUKAI (Santos-SP).
SELMA FUKAI faz sua primeira exposição em São Paulo. A cerâmica é sua linguagem principal, mas o diálogo extenso que tem com a pintura também será exibido com obras em papel.
As exposições estarão em cartaz do dia 15 de abril até o dia 10 de maio de 2025 , sempre de terças à sexta das 14h às 18h e aos sábados das 11h às 17h.
Sobre a artista
Selma Fukai, artista visual busca, através da pintura e da cerâmica, um lugar imaginário de sensações e viagens pelo desconhecido, um lugar meditativo e silencioso, onde surgem indagações sobre esses locais, tangenciando as formas e as cores. A busca se torna incessante e inquietante de onde emergem os esmaltes de cinzas orgânicas entre outros, trazendo por vezes, a alegria das cores. Participa do grupo de pesquisa e produção em arte contemporânea Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea e participou das principais exposições “O processo é incessante” Pinacoteca Municipal, São Caetano do Sul – SP em 2019. Em 2018 participou da coletiva Segredos que São Paulo esconde, Espacio Uruguay, São Paulo – SP; Olhares sobre Santos, Galeria Braz Cubas, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Santos – SP e foi selecionada no 25º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Praia Grande – SP. Em 2017 participou da “DISSENSOS” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea. Em 2024 participou da “Eu Busco a Comunicação” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea. Vive e trabalha em Santos, SP
Instagram: @selmafukai
Sobre o curador
Marcelo Oliveira Salles formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie em 1993. A partir daí desenvolve pesquisas de forma autônoma em teoria da arquitetura, artes visuais e curadoria. Coordena e organiza projetos próprios ou propostos por outros artistas, curadores e críticos, além de acompanhamentos individuais de artistas, orientação de grupos de estudos e/ou produção. Curador de várias exposições individuais e coletivas, criou e dirige, desde 2009, em parceria com a artista Marcia Gadioli, o espaço independente Casa Contemporânea voltado para exposições, cursos e ateliê. Nasceu em São Paulo onde vive e trabalha.
SERVIÇO
Exposição Querer dizer o indizível
Abertura: Sábado, 12 de abril de 2024, das 11h às 17h
Visitação: 15 de abril a 10 de maio de 2024
De terça a sexta-feira, das 14h às 19h
Sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre
Local: Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 – Vila Mariana, São Paulo (SP) – 04021-020
CRÉDITOS
Realização: Casa Contemporânea
Artistas: Selma Fukai
Curadoria: Marcelo Salles
Comunicação Visual: Edu Silva
Produção Executiva: Marcia Gadioli
Assistência de Produção: Lara Stasiak