Núcleo de Livros de Artista – Palestra
Relações artísticas com Tempo e Espaço, com Bruno Oliveira
Na fala “Relações artísticas com tempo e espaço”, o artista e pesquisador Bruno Oliveira apresenta algumas reflexões e exemplos de obras e artistas que tem como foco as estruturas de medida citadas nas Teorias do físico Albert Einstein. Para tal apresentação foram escolhidos três exemplos de artistas e obras, em diversos campos das artes, que questionam e refletem sobre relações com o tempo e outras três com o Espaço.
Sobre o tempo, são apresentadas as obras: “No Mar” da artista visual Luise Weiss; “Cem Vistas do Monte Fuji” do japonês Katsushika Hokusai e a performance “Água” do Chinês Zhang Jian Jun. Para refletir sobre Espaço, temos: “Um Lance de dados nunca abolirá o acaso” do poeta Satéphane Mallarmé; as esculturas do estadunidense Richard Serra; as gravuras em madeira da série “100 vistas de lugares famosos de Edo” de Utagawa Hiroshige.
Refletir sobre Tempo e Espaço no contexto da Arte é um exercício de ampliação de repertório que apresenta elementos fundamentais para artistas com a intenção de criar e produzir Livros de Artista.
Palestra | carga horária total de 3 horas
Datas e horários: dias 6 de junho de 2020 (sábado), das 14h00 às 17h00
Investimento: R$20,00 *haverá sorteio de souvenir cedido pelo palestrante
Clique aqui e faça sua inscrição pelo site ou pelo telefone (11) 2337-3015.
Sobre o Proponente
Bruno Oliveira é artista gráfico e professor. Graduado em Comunicação Social, atua desde 2006 tendo como principal foco de pesquisa as técnicas manuais de reprodução e impressão de imagens, linguagem e comunicação. Já ministrou cursos, palestras e oficinas em diversos espaços e instituições. Nos últimos anos, além de produção de estampas em diversa técnicas gráficas, vem realizando Livros de Artista através de processos manuias, em tiragem limitada. Atua como pesquisador e orientador no Núcelo de Livros de Artista da Casa Contemporânea e no Cluble Cola – Encontros voltados para as artes em papel, impressão, recortes e colagens da galeria Choque Cultural.