Curso Presencial
Silêncio, Ruído: introdução a escrita assêmica,
com Lia Petrelli
Silêncio, Ruído: introdução a escrita assêmica é uma prática de laboratório de investigação articulada por Lia Petrelli com crianças, jovens e adultos. O curso tem por objetivo apresentar a linguagem assêmica através de teorias e técnicas já utilizadas por inúmeros artistas e interessados, praticantes da linguagem.
Antes de mais nada, o laboratório propõe a apresentação panorâmica da pesquisa em escrita assêmica, realizada de forma autônoma desde 2015, tendo como base o livro Asemic: the art of writing, de Peter Schwenger.
Após as introduções teóricas, serão articuladas propostas práticas criativas através de exercícios lúdicos que priorizam o encontro com o desconhecido, o lugar da perda de controle habitual que mantemos com a escrita e novas maneiras de olharmos e nos relacionarmos com nosso entorno, investigando sensações, sentimentos e emoções internas e externas.
Os exercícios práticos envolvem pequenos movimentos corporais e provocações de criação em grupo, alternando entre observações visuais e sonoras ao longo dos encontros. Com as práticas, serão provocadas novas possibilidades de escrita e criações de poesias visuais convidando es participantes para o desenvolvimento de trabalhos artísticos, à ampliação de seus repertórios teórico / visuais e à construção de uma produção coletiva.
Objetivos
- Apresentação da Linguagem sob diferentes pontos de vista;
- Desenvolvimento de peças experimentais artísticas a partir de proposições teórico-práticas;
- Desenvolvimento da produção artística coletiva visando envolvimento emocional;
- Discussão de conceitos básicos sobre a Escrita Assêmica e bibliografia relacionada.
Período: 5 de maio a 2 de junho de 2022 | 5 encontros
Datas e horários: às Quintas-feiras (semanal), das 10h30 às 12h30.
Formato: Curso Presencial
Investimento: R$220,00
SOBRE A ESCRITA ASSÊMICA
Escrita Assêmica é uma linguagem artística que surge na década de 90, com a ampliação da internet e o abrangente uso do teclado, fazendo com que artistas ao redor do mundo repensassem o ato de escrever à mão, trazendo para o campo artístico experimental outras articulações da forma escrita, que pode ou não se utilizar de palavras, signos e símbolos comuns. Atualmente, artistas que articulam esta linguagem se auto-publicam em blogs, grupos de facebook e editoras independentes. Por ainda caminhar por âmbitos experimentais a linguagem encontra no campo aberto, livre de regras e em movimento de continuidade para encontrar articulações individuais em cada escritor.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
05/05 – Telefone sem fio – dinâmicas de ativação psíquica, mapa de perguntas e reescritura de textos.
12/05 – Olhar dentro e fora – dinâmicas de atenção de olhares: nuances entre ação sensação sentimento e amenização do olhar direcionado
19/05 – Corpo pensa ritmo – captação de ruídos externos, verbos atravessados e reinvenção da palavra corporal
26/05 – Preenchimento vazado – readequação rítmica, extensão corporal aberta e troca de espaço interno
02/06 – Arriscar – registro como corpo mundo, rigor e bordas, fim começo.
SOBRE LIA PETRELLI
Bacharel em Artes Visuais, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e graduada em Psicanálise Clínica, pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, desenvolve seus trabalhos transitando entre linguagens, articulando principalmente a escrita, performance e audiovisual. É roteirista, diretora de arte e movimento para cinema e vídeo clipes, trabalhando composições rítmicas características de suas composições, envolvendo corpo, fala e som. É autora dos livros Só Eu Penso Assim? (Amazon, 2020) e De dentro à Flora (Caravana, 2021). Abraça a poesia visual no coletivo Celeiro Moebius, assinando co-autoria e projeto gráfico dos Cadernos Sensórios Corpo Palavra, trabalhando também na edição de vídeos dança. Desenvolve os laboratórios de Escrita Assêmica desde 2019 e a partir deles compõe seu repertório acadêmico.
liapetrelli.com.br
instagram.com/liapetrelli
instagram.com/assemica