Apresentação
Criado por Andréa Branco, calígrafa profissional há 24 anos.
Ministrou este curso em várias agências e instituições: Pande Design, DM9, Future Brand, Istituto Europeo di Design, Agência África.
Tem realizado artes finais para estúdios de design, fotografia e editoras.
Colaboradora da Revista Tupigrafia. Em 2009 fez a revisão técnica do livro A Arte da Caligrafia, de David Harris.
Visa dar ao designer/ilustrador/artista uma abertura de janelas no campo da caligrafia e letras para que possa ampliar o olhar acerca da escolha de fontes, entender a origem dos estilos tipográficos a partir da trajetória da caligrafia, perceber o que a caligrafia pode oferecer além das fontes digitais num processo de criação mais sensível para logos, vinhetas, ilustrações, etc.
Módulo I (24 horas – 8 aulas): 06/02, 13/02, 27/02, 05/03, 12/03, 19/03, 26/03, 02/04 de 2012, das 19h às 22h, às segundas-feiras (TURMA ESGOTADA)
Aborda a caligrafia nos seguintes aspectos: breve história da escrita e da caligrafia ocidental; a caligrafia e as formas do alfabeto ocidental romano – manejo da pena quadrada; surgimento das minúsculas; estudo prático da pena de bico no alfabeto cursivo inglês; estudo prático da pena quadrada no alfabeto romano sem serifas; alfabeto fundamental – estudo das serifas; 5 formas basicas dos alfabetos caligráficos históricos; exercicios de ângulos, pesos e formas; 3 áreas relacionadas a letras e sua aplicações; relações da caligrafia com a tipografia; instrumentos, suportes e tintas; grandes designers calígrafos e publicações; bibliografia e sites selecionados; projeto pessoal caligráfico final; certificado de frequência.
www.flickr.com/photos/andreabranco
Módulo III (24 horas – 8 aulas): 07/02, 14/02, 28/02, 06/03, 13/03, 20/03, 27/03, 03/04 de 2012, das 19h às 22h, às terças-feiras
Este curso é destinado aos estudantes que completaram os módulos I e preferencialmente o II e desejam aprofundar seus estudos em caligrafia focando no manejo da pena e pincel quadrados, através da letra itálica ou chancelaresca.
Alfabeto itálico tradicional – contexto histórico | Alfabeto itálico tradicional em detalhes à pena | Alfabetos itálicos à pincel chato | Exercícios de aplicação prática | Alfabetos itálicos soltos caminho para a expressividade | Floreios e barrados com ponta quadrada | Fontes relacionadas | Projeto pessoal tridimensional
Apostila final e certificado
CURRÍCULO BREVE
ANDRÉA BRANCO
Calígrafa profissional, há 22 anos iniciou seus estudos com a mestra Dora Gregori. Autodidata, passou a pesquisar letras, design, encadernação e produção gráfica. Formada em Pedagogia pela PUC São Paulo. Ministrou cursos e workshops sobre caligrafia na Faculdade de Design Gráfico do SENAC, nas oficinas do SESC Pompéia, na ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, no show room da ArjoWiggins Papéis, na Casa do Artista e em seu ateliê desde 1998. Teve um de seus trabalhos selecionado para a edição especial sobre Wedding da revista norte americana Letter Arts Review, onde apresentou a sua letra Bailarina. Colaboradora da revista Tupigrafia, tendo alguns de seus trabalhos apresentados na capa e em matéria do número 4 desta publicação. Fez parte do corpo docente do curso de Design Gráfico do Istituto Europeo di Design por 4 anos. Tem ministrado cursos “in company” para designers, tais como na DM9DDB, Pande Design, Future Brand e SINC; workshops em universidades e mini cursos em outros estados. Trabalha em projetos caligráficos para as editoras Abril, EDUSP, Nobel, Companhia das Letrinhas; para as agências Ogilvy, Salem, Standard, Salles, Publicis, DM9DDB, Interbrand, Fischer; estúdios fotográficos e produtoras. Participou como revisora técnica do livro “A Arte da Caligrafia”, de David Harris. Seu foco é a pesquisa na aplicação da caligrafia, e suas múltiplas formas, em projetos para empresas e pessoas.