O que será que tem em comum Serguei Eisenstein, diretor do filme “Encouraçado Potemkin” e “A greve”, e o livro de artista, produção característica das artes visuais?
Esse questionamento é o eixo estrutural da oficina. Ao longo dos três encontros os inscritos são estimulados a encontraram essa resposta. De maneira prática a teoria da montagem de S. Eisenstein é apresentada, porém, ao invés de criarmos um filme estaremos desenvolvendo livros de artista.
Sequência, narrativa, história e memória são as palavras-chave que introduziram os inscritos ao universo do livro de artista. Com apresentações de slides, discussão de textos e sessões de filme, os inscritos são estimulados a produzirem seus próprios livros de artista a partir do conceito de montagem de um dos maiores cineastas do século XX.
Datas: 19/07, 26/07 e 02/08, sábado, das 10h às 13h
Erivoneide Barros é pesquisadora do GP E.XXI (Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI), mestranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP e especialista em Psicopedagogia Clínica. Leciona língua portuguesa, produção textual e literatura em instituições de ensino desde 2006.
Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora do GP E.XXI (Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI). É doutoranda em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP. Leciona História da Fotografia e Fotomontagem no curso superior de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, ministra oficinas em instituições culturais tendo o tema livro de artista como proposta e participa de exposições com sua produção prática desde 2005.