Oficina de Colagem

Oficina de Colagem
Zwei Arts

Evento

Oficina de Colagem

“Quando me autorizo a ser… O que acontece? O que me convoca?

A colagem é uma expressão artística de sobreposição de imagens físicas ou gráficas, normalmente retiradas de revistas, livros, fotografias e impressos no geral, ou feitas em processos digitais. É também considerada uma prática terapêutica, pois o processo de recorte e colagem proporciona ao indivíduo um momento de concentração, interação com o material e transformação, que cria uma imagem ou representação artística, a partir de outras expressões existentes. Possibilita de forma lúdica e criativa acessar conteúdos não conscientes, nos permitindo interagir de forma ativa com as imagens interiores, facilitando a expansão da consciência, da criatividade e intuição.

A colagem analógica questiona os meios de comunicação impressa, incorpora fragmentos, deslocamentos e ausências. Busca tensionar encontros não concebidos e desnudar narrativas silenciadas. Antes da contemplação proponho o encontro com o estranhamento, como se diferentes camadas do mundo negociassem a sua existência. Deixar sua criatividade transbordar sem julgamento, nem expectativas, essa é a ideia desta oficina.

Anne Curi @annecuri.psi tem como eixo principal de sua pesquisa o processo da colagem como possibilidade terapêutica e de auto pesquisa. Em sua prática, a artista busca acessar conteúdos do inconsciente se permitindo interagir de forma ativa com as imagens interiores, na tentativa de promover a expansão da consciência, da criatividade e intuição. Psicóloga com especialização na Abordagem Junguiana, Pós-graduada em Administração/Rh – FAAP, Pós-graduada em Psicopatologia Fenomenológica – Faculdade de Medicina da Santa Casa. Terapeuta integrativa (Master Reiki, Mesa Quântica, Calatonia, Florais de Bach), Facilitadora da Metodologia SOULCOLLAGE®️.Anne Curi participou do Programa Encontros Êxtimos 2024 e sua obra integra a exposição coletiva Encontros Êxtimos na Casa Contemporânea.

Na abertura, dia 18 de janeiro, a artista convida o público para a Oficina “Quando eu me autorizo a ser…” que acontece às 15h.