Exposições
Saindo da Terra
Exposição Individual

Artista: Silvia Zavaglia Coelho
Curadoria: Andrés I. M. Hernández e Isabela Senatore.
Natural de São Carlos – SP, foi em Campinas, cidade que a acolheu ainda jovem, que Silvia desenvolveu sua sensibilidade estética e consolidou seu profundo engajamento com a Cultura.
Artista completa, sua produção transita entre diferentes linguagens como óleo sobre tela, porcelana, aquarela, tapeçaria e fotografia, sempre valorizando a memória, a história e a identidade brasileira.
Para o PhD Andrés I. M. Hernández, curador da mostra, professor, produtor e pesquisador em Artes Visuais “Silvia Coelho com maestria artística revisita vivencias e experiências pessoais à plurais que como manifestos visuais se engrandecem nos diálogos entre cada modalidade artística contemporânea que explora e destas dialeticamente com os espaços arquitetônicos e/ou contextos de exibição concomitantemente com a possibilidade única dos espectadores/ participantes usufruírem de qualidade e desafios de um artista visual efervescente”.
A mostra “Saindo da Terra” é um mergulho em um cativante universo de sentimentos. Um percurso pela vida e obra da artista, carregado de emoções que transcendem em seu trabalho.
Com seu talento ímpar e muita delicadeza, Silvia transporta para sua arte muito de si. Com muita técnica, retrata paisagens nostálgicas e aventuras fotográficas, conduzindo os espectadores por uma jornada através de suas origens e visitas pelo mundo das cores, sombras e traços.
Em sua dor, após a perda de sua filha, suas pinturas expressionistas carregam bem mais do que a simples compreensão humana pode alcançar. Cores e texturas se misturam para dar forma a sentimentos que sangram em suas telas. Uma dor que ultrapassa os limites, transformada em acolhedoras lembranças.
Ao expor sua obra na Casa Contemporânea, importante espaço de difusão da arte, Silvia apresenta ao cenário cultural do Estado de São Paulo sua performance artística, carregada de movimento, cores e emoções.
Com mais de cinco décadas dedicadas às artes, construiu não apenas uma carreira sólida, mas um legado cultural e social duradouro. Sua mais recente conquista, foi representar o Brasil no Ano Brasil França em uma exposição no “Carrousel du Louvre”, consagrando ainda mais seu prestigioso trabalho nas artes, agora mundialmente reconhecida.
“Saindo da Terra” é apenas um vislumbre da vida e obra da artista, um testemunho da profunda transformação da memória, da ligação com a terra e do apreço pelas tradições descobertas. Um pouco de sua alma, pelas suas mãos e olhares.
Priscila Vitória Vitor Gonçalves.
SERVIÇO
Exposição: Saindo da Terra
Abertura: Sábado, 28 de Fevereiro de 2026, das 11h às 17h
Visitação: 03 de Março a 28 de Março de 2026
De terça a sexta-feira, das 14h às 18h
Sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre
Local: Casa Contemporânea
Rua Capitão Macedo, 370 – Vila Mariana, São Paulo (SP) – 04021-020













