Grupo Diverso

Grupo Diverso
Zwei Arts

Grupo Diverso

O DIVERSO é o mais novo grupo da Casa Contemporânea. E a diversidade de linguagens e vivências é a característica principal, estimulando trocas e abordagens experimentais.

Orientação e Coordenação de Marcelo Salles e Marcia Gadioli


Encontros presenciais

Datas: Quartas-feiras | Quinzenal (1ª e 3ª semana de cada mês)
Horário: das 10h30 às 12h30


Integrantes

Camila Boranga, Clarissa Maiorino Zelada, Charlles Cunha, Cristina Myrrha, Delfina Reis, Laura Martinez e Vitor Bossa

Interessades em participar, enviar Currículo e Carta de Interesse para o e-mail: contato@casacontemporanea370.com

+ Sobre Artistas

Cristina Myrrha

Conheça um pouco da artista Cristina Myrrha, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Cristina Myrrha, nasceu em 1965, em São Paulo, SP. Graduada em Direito pela USP e pós graduada em Administração de Empresas pela FGV, dedicou a primeira metade da sua vida profissional ao mercado corporativo, desenvolvendo uma trajetória informal como artista visual. Em 2010 passou a dedicar-se exclusivamente à arte. Fizeram parte da sua formação
artística Laide Sarti e Hideko Honma em SP, Tom Coleman e Jennifer McCurdy nos EUA.
Atualmente, explorando a tridimensionalidade do processo cerâmico, interessa-se por padrões de movimento percebidos no seu entorno. Estão presentes no trabalho da artista as ideias de fluidez, fragmentação, decomposição, finitude e perpetuidade.
Tem participado de diversas exposições, destacando-se:
Individual 2023 – Colapsos Sensoriais, da Argila ao Infinito – curadoria de Andrés Hernández – Praça das Artes – Barueri – SP;
Coletivas 2024 – XII Bienal Internacional de Vendrell -Tarragona – Espanha ;
54a Exposição de Arte Koguei Bunkyo – São Paulo – SP ;
E se as mulheres não precisassem ser a exceção? Alê Espaço de Arte – São Paulo – SP ; Afetos Insurgentes Corpos em Conexão – Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – RJ – 2023 ;
15a Grande Exposição de Arte Bunkyo como artista premiada; Exposição Coletiva de Arte Cerâmica;
Pinacoteca de São Bernardo do Campo – SP; 2022 ;
18o Salão Ubatuba de Artes Visuais – Ubatuba – SP;
Centenário daSemana de Arte Moderna de 1922 – ArtLab Gallery.
Atualmente vive e trabalha como artista visual em São Paulo – SP.

Charlles Cunha

Conheça um pouco do artista Charlles Cunha, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Charlles Cunha nasceu em 1991 na cidade de Governador Valadares (MG). Foi pela dança que iniciou sua carreira artística, onde trabalhou profissionalmente como bailarino de 2012 a 2018 em diversos espetáculos de entretenimento infantil. Da inquietação com o corpo passa
a desenvolver seus trabalhos utilizando outras linguagens artísticas como a pintura, a performance e o vídeo. Sempre num tom irreverente e bem-humorado, espelhando-se nas personagens e nos ícones pop das mídias atuais.

“Seu trabalho coloca em questão a superexposição, a construção de personas e as máscaras que operam sobre as mesmas, seja no ambiente virtual ou real.Sua pesquisa parte do print, de imagens que circulam na internet (web celebridades, memes, virais) e através da pintura faz do efêmero o contemplativo, capturando a ética e estética de ícones  imagéticos que estão diretamente relacionados com suas vivências, seja na infância, na atualidade, ou naquilo que deseja ser. Sua pintura é atravessada pelas dinâmicas do ambiente virtual e tem como principal objetivo traduzir as urgências e as contrariedades da imagem digital que curtimos e compartilhamos diariamente.”

Delfina Reis

Conheça um pouco da artista Delfina Reis, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea. 

Delfina Reis nasceu em Pelotas , RS , em 1957. Mestre em Ciência da Arte pela UFF, Bacharel em Artes Plásticas pela UFRJ, cursou Licenciatura Especial em Artes pela Faculdade Bennet (RJ) . Participou entre 1973 e 2024 de 40 Exposições Individuais no Brasil, Espanha e França. Principais exposições recentes: (2024)

E o Palhaço, quem é!?Coletiva no Paço das Artes  São Paulo. Experimentando um olhar de criança em nós, Coletiva na Move Arte, São Paulo. As Jóias da Rainha, Coletiva na São Paulo Fashion Week . Papéis de Parede, Exposição Individual, La Galeria, Café Colombiano, São Paulo. Suas obras estão em coleções particulares e museus como o MALG, MARGS e MASC e Núcleo de Arte e Cultura da UFRN. Vive e trabalha em São Paulo.

Vitor Bossa

Conheça um pouco do artista Vitor Bossa, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Vitor Bossa, nasceu com os olhos pensantes no interior. Mais tarde entendeu o som como outro elemento fundante de sua obra. Vive e trabalha em São Paulo. Da formação em Artes Visuais na UNESP vieram os primeiros experimentos narrativos com a fotografia e a palavra escrita, esses abriram passagem para a cinematografia e a imagem corrida.
Seus trabalhos mais recentes como artista se fazem pela investigação dos estados desses
signos – a imagem e o som – quando o espaço e o tempo se comportam com estranheza.
Participou de residências artísticas na Áustria, 2024; Alemanha, 2018; Dinamarca 2018 e Brasil 2017. Possui o Fotolivro When We Left To The Moon como acervo do Instituto Moreira Salles.

 

Camila Boranga

Conheça um pouco da artista Camila Boranga, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Camila Boranga Nascida em São Paulo em 1977. É pintora formada como designer de produto pela Faculdade de Desenho Industrial da Fundação Armando Alvares Penteado em 2000. Estudou desenho com Dalton de Lucca, Editoração eletrônica e diagramação na FENAC, Cenografia no Teatro Paulo Eiró e criou o Studio N’ovo, onde reuniu durante um tempo artistas de várias áreas para promover debates e entrosamento em diversas modalidades artísticas entre artistas independentes nos saraus regulares que promovia. Trabalhou com pintura decorativa participando de feiras tais como Gift Fair de Casa Mix, e arte-educação em diversos projetos sociais tais como Escola da família, Investindo na juventude e De olho no futuro e em 2007 formou-se em licenciatura em artes plásticas pela Usp, vindo a trabalhar no Educativo do Museu da Cidade de SP. Também fez um curso de especialização para professores no Mac de visitação à museu, levando as crianças da Creche Espírita Inclusiva Naia. Trabalhou com pintura sobre diversas superfícies e instalação num espaço para novos artistas chamado Collegio das Artes sob a orientação de Sandra Tucci, participando do grupo de estudos Incubadora de Criação, onde conheceu Dudi Maia Rosa, com quem fez aulas de desenho no Museu de Arte Moderna. Atualmente participa do grupo de estudos Pigmento na Casa Contemporânea.

Clarissa Zelada

Conheça um pouco da artista Clarissa Zelada, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Clarissa Maiorino Zelada é poeta, professora e tradutora de espanhol, formada em Letras e em Psicologia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2020 vem pesquisando outras materialidades para a expressão poética. Daí nasceram os Poemas Desbordados (poemas bordados em tecido), os Objetos Poéticos (poemas visuais em papel e em vídeo) e Livros de Artista. Atualmente participa de grupos de estudo sobre livros de artista, produção em bordado e arte têxtil, e acompanhamento de processos criativos, todos pela Casa Contemporânea (SP). Além disso, publica regularmente no blog www.tatuinverso.com , no seu canal do Youtube https://www.youtube.com/@clarissamz22 e no Instagram @ceemize .

Laura Martínez

Conheça um pouco da artista Laura Martínez, integrante do Grupo “Diferente” da Casa Contemporânea.

Artista visual, arquiteta, mexicana-brasileira, teve o primeiro contato com a arte na cidade de Porto Alegre em 1986 onde morou por um ano e começou na pintura e participou na sua primeira exposição. Na década de 1990, participou de cursos e exposições no Centro Cultural Casa Lamm, na cidade do México, obtendo vários prêmios. Continuou sua formação na pintura no Museu de Arte Moderna e com o paisagista mexicano Luis Nishizawa. Voltou para o Brasil em 2010 onde tem participado nos grupos do escultor Israel Kislansky, com o pintor Paulo Pasta e iniciou na cerâmica com a ceramista Hideko Honna e mestre Kenriro Ikoma. Atualmente, se dedica à cerâmica artística, assim como à escultura e pintura. Gosto de utilizar o fio de cobre trazendo para suas obras de arte o aprendizado obtido com a mãe ainda criança, o crochê. Ela tece o fio na cerâmica e dessa forma fala de suas raízes e conta sua história, sintetizando suas vivências. Suas obras têm sido expostas no Brasil, França, Itália, Canadá, México e Portugal. Participa ativamente em eventos e exposições individuais e coletivas. Obras de arte em acervo: Nostalgia – Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP). La Mexicana – Memorial América Latina, São Paulo (SP).