facebook-logo instagram-logo vimeo-logo issuu-logo phone-button (11) 2337 3015

Recentes

Desenho, fundamentos e reflexões, com Manoel Fernandes

Grafites, carvão, lápis conté, nanquim, pastel oleoso e papéis variados, são alguns dos materiais utilizados na elaboração destas propostas feitas a partir da observação e imaginação. O curso tem como objetivo entender o desenho como  organização e desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, estimular a reflexão e a experimentação para ampliar o seu universo visual e possibilitar a construção de uma linguagem individual.

Fundamentos do desenho tais como linha, plano, valor tonal, escala, luminosidade, entre outros, serão tratados através de exercícios práticos propostos por Manoel Fernandes, artista com vasta experiência em acompanhamentos, orientações da produção de outros artistas e exposições nacionais e internacionais.

Periodicamente os trabalhos serão analisados, em conjunto com os alunos, para que esses desenvolvam sua visão crítica.

Os encontros são semanais e, ao final de cada aula serão lidos e discutidos textos que tratem do processo de criação de artistas visuais.

O curso é direcionado a pessoas de diversas áreas do pensamento, com ou sem experiência em desenho.

Data: quartas-feiras, das 14h às 16h30.

Início: 08/03/2017

Investimento: R$ 390,00/ mês

Clique aqui e faça sua inscrição ou pelo telefone (11) 2337-3015.

Sua participação será confirmada mediante depósito bancário. Informaremos os dados após recebimento da ficha de inscrição.

CURRÍCULO BREVE

Nasceu em São Paulo onde, atualmente, vive e trabalha. É graduado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie (São Paulo).Cursou, ainda em São Paulo, a Escola de Arte Brasil: e, na Italia, a Accademia di Belle Arti (Roma),a Tyler School of Art-Temple University (Roma) e a Accademia Raffaelo (Urbino). Sua atividade didática tem início em 1983 como professor de Desenho no MAM do Rio de Janeiro. Em 1999 faz parte do projeto “Arte em Movimento” no SESC-Pompéia como professor convidado( S. P.) e em 2000 é assistente de curadoria na exposição “Paisagem Carioca” no MAM do Rio de Janeiro. Em 2007 é curador da exposição “ Jogos Visuais- Arte Brasileira no Pan” no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro. Desde 1984 leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde coordenou o ciclo de palestras “A Construção da Imagem” e “O Objeto e o Olhar na Arte e na Psicanálise”.Em 2011 participa do projeto “Colagem-Desenho- Paisagm Urbana” no SESC Pompéia em São Paulo.

Em 1983 recebe o “Prêmio Viagem ao Exterior” no VI Salão Nacional de Artes Plásticas, MEC/Funarte. Participou de inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, entre as quais destaca-se  “Gravura em Campo Expandido(”Estação Pinacoteca, S.P.)“,A Face Icônica da Arte Brasileira”( MAM do Rio de Janeiro) ,”EAV 30 Anos” (Galeria Funarte- Palácio Gustavo Capanema, R.J.) ,”Cartografias do Desejo” ( Espaço Bernardo e Jacobsen, R.J.) , “Palmo Quadrado”(Museum of Latin American Art , Long Beach, EUA) ,“ Um Difícil Momento de Equilíbrio” (MAM-Espaço Villa-Lobos, S.P.) ,“ I Mostra de Desenhos” ( HAP Galeria de Arte, R.J.), “Panorama de Arte Atual Brasileira/93/Pintura”(MAM, S.P.) “ A Caminho de Niterói- Coleção  Sattamini” (Centro Cultural São Paulo, S.P.) ,“Novas Aquisições 86/88” ( MAM de São Paulo, S.P,), “Ao Colecionador- Coleção Chateaubriand” (MAM  do Rio de Janeiro) , “Drawing Toward Black” (Jayne Baum Gallery, Nova York, EUA), “International Art Fair”( Los Angeles, EUA ) , “Arte de Hoje”( Museu Nacional de Belas Artes, R.J.), “Como Vai Você Geração 80?”( Escola de Artes Visuais do Parque Lage, R.J.), “I Salão Nacional de Artes Plásticas MEC/Funarte”( R.J.).

Entre as exposições individuais de Manoel Fernandes destacamos as realizadas na “Paulo Figueiredo Galeria de Arte”(S.P.), “Galeria Saramenha”(R.J.), “Centro Cultural Cândido Mendes”(R.J.), “Paço Imperial”(R.J.), “Museu da Inconfidência”( M.G.) e “Museu Nacional de Belas Artes”(R.J).

As obras do artista fazem parte de importantes coleções  públicas e privadas, das quais selecionamos: MAM(R.J.), Museu Nacional de Belas Artes(R.J.), Funarte(R.J.), Centro Cultural Cândido Mendes(R.J.), Latin American Museum(Califórnia, EUA), MAM(S.P.), Sesc(S.P.), Gilberto Chateaubriand e João Sattamini(R.J.). 

   

Localização

Rua Capitão Macedo, 370
CEP: 04021-020 | Vila Mariana | São Paulo/SP

Fale Conosco

E-mail: contato@casacontemporanea370.com

Telefone: (11) 2337 3015


Horário de Funcionamento:

De terça a sexta das 14 às 19h.
Sábados das 11 às 17h.