Exposição Nutritivas – Água/Fogo/Terra/Ar, individual de Rosa Esteves

Exposição Nutritivas – Água/Fogo/Terra/Ar, individual de Rosa Esteves
Zwei Arts

Exposições

Exposição Nutritivas – Água/Fogo/Terra/Ar, individual de Rosa Esteves

Clique aqui e veja o Catálogo Digital da Exposição

Conversa na Casa com Rosa Esteves e convidados

Data: 02 de julho de 2016, às 15h.

Neste sábado, 02/07, a artista conversa sobre a exposição “Nutritivas – Água/ Fogo/ Terra / Ar”e apresenta o catálogo virtual com os trabalhos mais significativos de sua trajetória. Para enriquecer o diálogo contaremos com a participação dos profissionais que acompanham sua carreira Adrienne Firmo, Neide Jallageas, Nilton Campos, Vera d’Horta e Wanda Gomes.

Complementando o evento, teremos um cardápio especial elaborado por Silvia da Corbucci da Cozinha Efêmera – cozinhaefemera.com

Confirme sua presença e traga dinheirinho, pois não aceitamos cartão.

Abertura: 11/06/2016 das 11h às 17h.
Visitação: de 14/06 a 16/07/2016
Terça a sexta das 14h às 19h
Sábado das 11h às 17h

Conversa na Casa e lançamento do catálogo digital de Rosa Esteves no dia 02/07/2016.

Nutritivas – Água/Fogo/Terra/Ar

Nutritivas são bonecas de argila recheadas com sementes que germinam, transformando a deusa-menina em deusa-mãe, solo fértil para as sementes ali depositadas, a artista tomando, então, não apenas a imagem da deusa arquetípica, mas promovendo a união de Gaia, elemento primordial e deusa cósmica, e Deméter, a terra cultivada, convertendo sua obra em metonímia para o próprio planeta Terra.

…..

nas Nutritivas o corpo é destruído pelo germinar da semente, o corpo-solo rasga-se para dar lugar à vida vegetal, ….. [1]

Adrienne de Oliveira

Nesta série a artista utilizou o molde de partes de seu corpo para construir pequenas bonecas de argila que nos remetem à representação das deusas das civilizações pré-históricas. Nas bonecas de argila foram inseridas sementes que após alguns dias começaram a germinar.

A germinação foi modificando sua estrutura, desfigurando-as. A argila que inicialmente continha muita água, secou e por consequência, os pequenos brotos morreram. As bonecas, antes lustrosas, se transformaram em pequenos espectros emaciados.

Ao término das exposições apresentadas, as bonecas de argila foram conservadas para dar continuidade a uma outra etapa da pesquisa: a reintegração na natureza, espaço ideal não  somente como cenário mas coadjuvante ativo na transformação da obra.

Foram pensadas quatro situações para a transmutação das
Nutritivas – a dissolução pela água, a transformação pelo fogo, a mimetização na terra estando sujeita às intempéries e por último, seu esfacelar transformando-as em pó, levadas pelo vento.

Compõe a mostra
Nutritivas três vídeos: Água/Fogo/Terra, cerca de dezoito fotografias e Nutritivas que germinarão durante a mostra na Casa contemporânea.

Conversa na Casa e lançamento do catálogo

02/07/2016 – com a presença de Rosa Esteves, Vera d’Horta, Wanda Gomes, Neide Jallageas, Adrienne Firmo e Nilton Campos, haverá um bate papo sobre a produção da artista e o lançamento do catálogo digital apresentando um recorte sobre a sua produção entre os anos 1995/2016, amplamente ilustrado.

CURRÍCULO BREVE

Artista visual, Rosa Esteves desenvolve sua produção na área de fotografia, gravura, objeto escultórico e performance. Em seu trabalho questiona o universo feminino, por meio da exploração de arquétipos que dizem respeito ao corpo feminino na arte. Explora também as questões referentes aos efeitos do tempo sobre o corpo e à memória corporal, apresentando discussões sob um viés autobiográfico.

Em 2012 foi contemplada no
Edital de Artes Visuais – ProAC 21 e realizou a exposição de todo coração na Graphias – Casa da Gravura em São Paulo/SP.

Formada em Artes Plásticas pela FAAP, em 1976, Mestre em Museologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1984. Atuou de 1981 a 2016, como museóloga, no Museu Lasar Segall/SP – IBRAM-MinC, sendo responsável pelo Arquivo Fotográfico Lasar Segall. Foi orientadora no ateliê de gravura do museu de 1989 a 1991.

[1] ADRIENNE DE OLIVEIRA. Corpo comestível e o corpo como matriz de Rosa Esteves.in Vários autores. TRIPÉ 2008.São Paulo: SESC, 2008.p 94-95