Grupo Pigmento
integrantes
Camila Boranga, Corina Ishikura, Fernanda Leonardo, Gabi Luz, Helena Carvalhosa, Juliana Baumann Mariana Mattos, Silvana Pereira, Soraia Dias e Tuca Chicalé.

+ encontros

Datas: Sextas-feiras – primeiras e terceiras semanas de cada mês
Horário: das 11h00 às 13h00
saiba mais sobre o grupo

Desta forma, o PIGMENTO inicia uma nova fase em sua trajetória, iniciada em julho de 2011 (desde então sob coordenação de Marcia Gadioli e Marcelo Salles) com novos integrantes e uma abordagem onde a literatura passa a integrar as discussões nos encontros quinzenais, auxiliando e complementando o desenvolvimento crítico e a produção dos artistas.

A Pintura é linguagem central para os integrantes do PIGMENTO. Antes de ser algo limitador, esta condição possibilita que eles encarem as outras linguagens sem conceitos pré-estabelecidos e partir desta postura para entender qual o lugar da pintura na contemporaneidade.

Veja a trajetória do Grupo Pigmento de 2011 a 2019.



exposições grupo pigmento (2011-2019)
a biblioteca que eu vi
by Zwei ArtsNo final dos anos de 1930 o plano de construção de uma grande biblioteca central em São Paulo torna-se realidade…
Zwei ArtsPigmento na PARTE 2017
by Zwei ArtsA PARTE 2017 reúne 45 galerias de arte, coletivos de artistas e projetos solos.
Zwei ArtsInterurbana (entre Santos e Campinas)
by Zwei ArtsCelebrando os cinco anos do PIGMENTO, no dia 19 de agosto de 2017 será lançado o catalogo que registra as exposições…
Zwei ArtsPigmento em Campinas
by Zwei ArtsPalavras tem significados. Algumas trazem um peso maior derivado não tanto do que sabemos desse significado, mas da carga adquirida.
Zwei ArtsPIGMENTO em Santos : “ Paisagens, pessoas e coisas deste mundo”
by Zwei ArtsA paisagem é um dos temas mais presentes na pintura.
Zwei ArtsExposição – PIGMENTO #2
by Zwei ArtsA exposição Pigmento #2 é um recorte da produção de sete artistas onde, em contraponto a #1, utilizamos o conceito de “elementos reconhecíveis”.
Zwei ArtsExposição – PIGMENTO #1
by Zwei ArtsMuitas vezes testemunhamos algo a respeito da incompreensão quanto aos trabalhos de arte contemporânea.
Zwei Arts
artistas
Adriana Mariutti
Depois de 26 anos vivendo em Milão, na Itália, voltou para o Brasil em 2016.
Graduada em comunicação e cinema na FAAP; Accademia di Arte San Luca em Milão, Itália; Escola Cinabro di terapia artística em Milão, Itália; Escola Terra di Siena del Método Luce, colore e Tenebra em Florença, Itália. Participa, desde 2017, das aulas de Paulo Pasta no Instituto Tomie Othake em São Paulo.
Cofundadora do ateliê de design “Pintado à Mão” que trabalhou para marcas italianas e internacionais como Swatch, Zucchi, Deborah e o Parque Nacional das 5 terras.
Participou de exposições coletivas em galerias como Toselli, Spazio Sant’Ambrogio, Via Barzini em Milão e na Galeria Spazio 40 em Roma.
Participou com suas pinturas “Dallo scotch” e com a instalação “Alla ricerca della sfericità” no Salão do móvel em Milão em 2012. Foram escolhidas obras que estão expostas no Centro Saint Bon em Milão, Itália.
Instagram: @dricamariutti
Cristina Canepa
Nascida em São Paulo, onde vive e trabalha.
Formou-se em Publicidade e Propaganda na FAAP. Desde 2007, frequenta semanalmente o ateliê de Sérgio Fingermann em encontros com outros artistas para pintar e discutir questões da arte contemporânea. Acrescentou à sua formação aulas teóricas com Carlos Fajardo, aulas de gravura com Evandro Carlos Jardim, participou do ateliê do artista plástico Manoel Fernandes, aulas com o artista plástico Paulo Pasta e Feres Khoury.
Exposições Individuais: [2017] Exposição Galeria Cultura – Shopping Iguatemi – São Paulo; [2016] Exposição Atelier/Galeria Priscila Mainieri; [2014] Auditório Cláludio Santoro – Campos do Jordão, SP; [2014] Exposição Clube Atlético Paulistano – São Paulo.
Exposições Coletivas: [2019] Zoom – Brelingen-Wedemark, Alemanha; [2016] Caminhos Cruzados – Espaço Contraponto – São Paulo; [2015] Rio Art S.V.P – Rio de Janeiro; [2010] Interlocuções – Espaço Contraponto – São Paulo; [2008] Clube Atlético Paulistano – São Paulo; Territórios – Campos do Jordão, SP; XXII Mostra de Arte da Granja Viana – São Paulo.
Instagram: @criscanepa
Helena Carvalhosa
Artista com mais de 40 anos de prática, vive e trabalha em São Paulo.
Graduada pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado. Estudou na New School of Arts em New York e Escola Brasil; fez cursos com Hélio Cabral, Nelson Nóbrega e com Paulo Pasta.
Exposições individuais: Galeria Millan, Centro Histórico Mackenzie, Casa Contemporânea, Pinacoteca do Estado, SESC Pompéia, Galeria Prado, Galeria da Aliança Francesa.
Exposições Coletivas: foram muitas, sendo as principais no MASP, Pinacoteca do Estado e Museu Afro. Desenvolveu curadorias para o SESC São Carlos, SESC Santana e Museu da Casa Brasileira.
Tem também três livros publicados: PINHAL: Receitas e Estórias de família; ÓCIO: obras de Helena e poesia de Manoel de Barros; PULO DO GATO: Esculturas.
Instagram: @helena_carvalhosa
Jussara Marangoni
Nasceu em São Paulo, vive e trabalha em Araçatuba. Graduou-se em Artes na FAAP e concluiu mestrado em design pela UNESP.
É professora de artes, tendo colaborado com universidades como Mackenzie, FAAP, Santa Marcelina, Belas Artes, PUCSP e oficinas no SESC. Foi assistente do artista Nelson Leirner por treze anos, antes de transferir-se para o interior do Estado.
Realiza atualmente uma pesquisa de conexão entre 3 temas: raízes, veias e afluentes. Nessa conjuminação que chama de bioinspiração a plasticidade das raízes permite que o movimento aconteça através de um constante crescimento, a pulsação é demostrada através do fluxo de veias e artérias e que são levados a se encontrarem em um movimento contínuo como o dos afluentes. Com essa combinação procura mostrar como a natureza humana se distanciou da sua essência, da natureza plena e universal, mostrando assim o abismo em que o homem se colocou. Procura através de seu trabalho provocar indagações e reflexões sobre o que seja um vivente e o que significa estar no mundo.
Participou de residências artísticas, exposições em espaços independentes, museus, galerias, centros culturais dentre eles: Impermanência – Casa Tato – São Paulo, SP (2020); Entretecidas – Centro Cultural UFSJ, MG (2020); Das ruínas em construção – Centro de Artes da UDESC – Florianópolis, SC (2019); Raiz, veia, afluente – Museu de Arte de Blumenau (2019); Entretecidas – Museu de Arte de Cascavel (2019); Coletiva na IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, Teresina, PI (2019); Raiz, veia, afluente – CCW Ribeirão Preto, SP (2019); Espaços Solitários – Casa da Memória Itliana – Ribeirão Preto, SP (2019). Em 2020 selecionada no Museu de Arte de Blumenau e no Centro Cultural da UFMG.

Marina de Falco
Marina de Falco, ítalo-brasileira, vive e trabalha em São Paulo.
Desde os anos 80 dedica-se à Arte; ao ensino e no trabalho em ateliê.
Mestre em Poéticas Visuais pela USP, Especialização em Estudos de Museu de Arte pelo MAC e Especialização em Arte-Educação pela USP, com Licenciatura em Desenho e Plástica , e Licenciatura em Educação Artística pela FAAP.
Exposições individuais: New Gallery, Casa Contemporânea, Galeria Veredas, Galeria Garcia, Gravura Brasileira, Galeri19 (Suécia), Museu de Arte de Santa Catarina, Biblioteca Alceu Amoroso Lima, Biblioteca Álvaro Guerra, Funarte, Galeria da ECA/USP, Secretaria Municipal da Cultura e no Centro Cultural de São Paulo.
Exposições Coletivas: as principais foram na Biblioteca Mário de Andrade, Unesp, Memorial da América Latina, Rochester Contemporary Art Center (USA), Biblioteca Guita e José Mindlin, Centro Britânico, MAC Campinas, SeCult Santos, Mapa de Influência (Argentina), 21º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, 19º Salão UNAMA (Pará), 28º Salão Embu das Artes, Projeto Volante (Canadá), Oficina Cultural Oswald de Andrade, Setor Educativo da 30ª Bienal de São Paulo, MAC Jataí, Badesc, Casa de Cultura de Londrina, Galeria Pontes, Sesc Pompéia, London Foundry Gallery (Inglaterra), VII Biennale Internazionale per Incisione (Itália), Casa de Cultura de Araraquara, Paço Municipal de Santo André, Museu de Arte do Espírito Santo, Casa de Cultura de São Carlos, Museu de Arte Brasileira, Paço das Artes, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, VII Salão de Belas Artes de São José do Rio Preto, VII Salão de Belas Artes de Amparo, Projeto Arco-Iris (Portugal), First Exposition Brazil-Holland (Holanda), IV Salão Nacional de Artes Plásticas de Itanhaém, MASP, SESC Paulista, Pinacoteca de São Paulo e Prédio da Bienal de São Paulo.
Instagram: @marina.de.falco
Camila Boranga
Artista plástica formada pela Eca USP em 2007 e designer de produto formada pela FAAP.
Estudou desenho com Dalton de Lucca, Editoração eletrônica e diagramação na FENAC, Cenografia no Teatro Paulo Eiró, maquiagem profissional no Jacques Janine e criou o Studio N’ovo, onde reuniu durante um tempo artistas de várias áreas para promover debates e entrosamento entre as diversas modalidades artísticas. Trabalhou com pintura decorativa e arte-educação em diversos projetos sociais tais como Escola da família, Investindo na Juventude e De olho no Futuro. Em 2007 formou- se em licenciatura em artes plásticas pela USP, vindo a trabalhar no Educativo do Museu da Cidade de SP. Também fez um curso de visitação a museu – especialização para professores no MAC, levando as crianças da Creche Espírita Inclusiva Naia. Trabalhou com pintura sobre diversas superfícies no espaço para novos artistas chamado Collegio das Artes sob a orientação Sandra Tucci e de Dudi Maia Rosa, com quem fez aulas de desenho no MAM.
Exposições: [2019] Encontros – Clube Paulistano; Portfólio – Art Lab; [2013] Concurso Interclubes – Clube Paineiras; Art Party – clube Sarayevo; Mostra Desvarios – Collegio das Artes; [2012] Individual – Clínica Vertebrae; [2007] Telas Sobrepostas – Paço das Artes; Residência Artística – Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem; MECA (Mostra Ecana de Cultura e Arte); Painel Hadversidades; Funarte / Tendal da Lapa / Biblioteca da Lapa; [2005] Coletiva – curadoria Juan Gajardo; Café Aprendiz; [2004] Leilão de Arte: Papelões – Sótão Bar; [2003] Projeto Conexão Brasil – Aquarelas
Instagram: @camilaborangabaptista
Corina Ishikura
Reside e trabalha em São Paulo.
Formada em Letras pela Universidade Mackenzie. Cursou História da Arte, com Rodrigo Naves; História da Arte Japonesa, com Michiko Okano e Madalena Cordaro (USP); Filosofia, com Clovis de Barros Filho (Casa do Saber), entre outros.
Estudou pintura com Elias Muradi e Kazuo Wakabayashi. Estudou Washiê: colagem com papel artesanal japonês com Luiza Okubo.
Participou do Pensamento=Ação+Reflexão com Pedro França (MAM-SP) e do ONUCLEO com Elias Muradi e Rubens Pontes.
Exposições Individuais: [2018] Caleidoscópio – Galeria 22 – São Paulo; [2017] O Espaço Entre – Fundação Mokiti Okada – São Paulo.
Exposições Coletivas: [2020] Casa TATO – São Paulo; Lu Mourelle Art Gallery – Cascais, Portugal; Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte, MG; [2019] Casa Lâminas – São Paulo; New Gallery – São Paulo; Galeria Poente – São José dos Campos, SP; 26º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande – São Paulo; [2018] Galeria Na Fresta – São Paulo; [2017] Espaço Cultural Vértice – São Paulo; [2016] 1ª Bienal Sesc – Brasília, DF; [2015] Salão de Exposição Municipal de Sto. André – SP.
Em 2019 participou de salões de arte contemporânea pela Europa nas cidades de Luxemburgo, Stuttgart (Alemanha) e Paris (França).
Residências Artísticas: [2019] Kaaysa Art Residency, coordenada por Marcelo Salles e Paulo Gallina em Boiçucanga, SP; [2017] Fundação Mokiti Okada em Hakone, Atami e Quioto, Japão.
Instagram: @corinaishikura
Juliana Baumann
Nascida em Marília, vive e trabalha em São Paulo.
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais [1997] e Mestrado em Teoria Geral do Direito [2004].
No ano de 1994, participou de uma residência cultural na Universidad Latina de América, no México. Já no Brasil, frequentou o ateliê de pintura de Elias Muradi entre 2013 e 2017, e integrou o grupo de artistas visuais oNúcleo, orientado por Rubens Pontes no Gare Cultural [2016]. Em 2018, participa do Workshop Creativity Master Class Estratégias Oblíquas, com Charles Watson, no MAM-SP.
Atualmente faz acompanhamento de trabalhos com o pintor Paulo Pasta, aulas de Crítica e História da Arte com Rodrigo Naves e integra o Grupo Pigmento na Casa Contemporânea.
Exposições coletivas: [2019] Mostra de alunos do Espaço do Olhar – Instituto Tomie Ohtake; [2018] 12ª Exposição de Arte Bunkyo – São Paulo; Mostra de alunos do Espaço do Olhar – Instituto Tomie Ohtake; [2017] CINCOS – do individual ao coletivo e vice-versa – Galeria Vértice, São Paulo. [2016] Cromática – Galeria Abra, São Paulo.
Instagram: @baumann_art
Website: www.julianabaumann.com
Soraia Dias
Vive e trabalha em São Paulo.
Artista visual com formação em Arquitetura e Urbanismo, desenvolve trabalhos em desenho e pintura.
Fez cursos e formações com as artistas Andrea Tavares, Regina Johas, Rubens Pontes e Regina Carmona. Atualmente participa de grupo de estudos em Arte Contemporânea com Cristina Suzuki na Casa do Olhar em Santo André e faz curso de pintura com Paulo Pasta no Instituto Tomie Ohtake-SP.
Exposição individual: Galeria Vértice – São Paulo.
Exposições Coletivas: FUNARTE – São Paulo; New Gallery e Galeria Tato – São Paulo; Galeria Poente – São José dos Campos, SP; Subsolo Laboratório de Arte – Campinas, SP; 1º e 2º Festival de Pintura do Instituto de Artes da UNESP – São Paulo; 25º Salão de Artes Plásticas da Praia Grande – São Paulo; Galeria Virgílio – São Paulo, Cuiabá 153 – Santo André, SP; Salão de Exposições de Santo André – SP; Casa do Olhar e Teatro Lira Serrano em Santo André – SP; Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos – SP, Exposição Virtual EIXO ARTES, e coletivas de Atelier no Instituto Tomie Ohtake.
Instagram: @estudiosoraia
Privacy Overview
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |