Grupos
Grupo Sem Nome (por enquanto)
Sem Nome (por enquanto) é um grupo formado por artistas com linguagens diversas. Em dois encontros mensais, o grupo assume uma proposta dinâmica, que associando teoria a prática, articulam novas perspectivas para a produção individual, esta desenvolvida pela(o) artista em seu espaço pessoal e discutida no grupo, visando a construção coletiva de novas ideias, projetos e exposições.
Orientação e Coordenação de Marcelo Salles e Marcia Gadioli
Encontros presenciais
Datas: Quartas-feiras – segundas e quartas semanas de cada mês
Horário: das 10h30 às 12h30
Integrantes
Anita Colli, Edilaine Brum, Edu Silva, Lourdes Colombo, Lucimar Bello, Marina de Falco, Roberta Bottcher, Rosa Grizzo, Selma Fukai e Vitória Kachar.
+ Sobre Artistas
Anita Colli
Anita Colli, artista visual, formada em medicina pela Universidade de São Paulo passa a se dedicar à arte ampliando seu repertório em grupos de pesquisa e produção de arte contemporânea nos Ateliês de Artes Plásticas do Clube Paineiras do Morumbi entre 2000 e 2015, ContempoArte entre 2011 e 2016 e na Casa Contemporânea desde 2016. Direciona sua pesquisa para estruturas tridimensionais com materiais descartados no cotidiano doméstico e de laboratório. As principais exposições que participou foram: … “Dissensos”, na Casa Contemporânea em 2017 e teve sua individual “…” no Centro Cultural Maria Antonia em 20…
Reside e trabalha em São Paulo.
Instagram: @anita_colli
Edu Silva
Edu Silva, graduado em produção multimídia pelo Senac (2010), frequenta cursos livres, grupos de estudos e acompanhamentos artístico, dedicando-se às artes visuais e a projetos gráficos em seu ateliê.
Se interessa por tensões territoriais na segregação social e por questões identitárias que rediscutam a mestiçagem, tendo a pintura como principal produção. A partir da vivência do “estar entre” produz obras constituídas por campos cromáticos divididos desigualmente, onde uma cor se estabelece como dominante enquanto outras cores ocupam menores espaços às margens da tela.
Suas principais exposições: Individuais: “Corolário” na Galeria Luis Maluf, “[In]Fluxos Cromáticos”, Centro Adamastor; “Autorretrato” na Galeria Vértice; “Mestiçagem” na Casa Galeria; “Rupturas” no MAB. Coletivas: “Quem conta um conto aumento um ponto” na Usina Luis Maluf, “XXI e XX Bienal Internacional de Cerveira”; “25º Salão de Artes Plástica da Praia Grande”, “49º e 51º SAC de Piracicaba”; “Pintura Expandida” na Galeria Virgílio e “PIN•CÉU” na Funarte. Foi premiado com o 2º lugar na 10ª edição do Salão dos Artistas sem Galeria e 1º lugar no XXXVII Salão de Artes de Rio Claro.
Vive e trabalha em São Paulo.
Instagram: @edusilva.art
Lucimar Bello
Lucimar Bello, artista visual e escritora. Pós Doutora em Comunicação e Semiótica e no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC-SP. Mestre e Doutora em Arte Educação ECA-USP. Profa. Titular Aposentada UFU-MG. Membro da FAEB e da ANPAP. Integrante do Grupo de Pesquisa MAMETO/EBA-UFBA e do Grupo Sem Nome (por enquanto), Casa Contemporânea, SP. Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, sendo algumas das individuais: “Das Poesias do Nada”, MARP, Ribeirão Preto, 2022; “Lucimares” 2020 no Subsolo laboratório de artes em Campinas, SP; “Lucimares” na Casa Contemporânea em São Paulo, 2018; Exposição/Imersão “A Inteligência das flores – a casa” na Galeria Capibaribe, Recife em 2015; “Cidade {i} móvel” na Galeria Nadir Figueiredo, PUC-SP; “Carta Cura Corte” na Galeria Casa da Cultura da América Latina em Brasília; “Linhas, a Cidade Lentamente” no Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte em 2014. Entre as Coletivas estão: “A Flor & a pele” na Galeria Gare, SP em 2022; “XXI Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira” em Portugal, 2020; “Luzes para os Araweté, Terres Indigènes” em Beynes, França, 2019. “Casa Contemporânea_10 anos, livros de artista” na Casa Contemporânea em São Paulo, 2019. 4º Festival Internacional de Videoarte de Camaguey, Cuba, 2011. SESIFF Mobile International Films, Seoul, China, 2011.
Principais prêmios: Residência, Djerassi Resident Artists Program na Califórnia em 2019; Residência Artística Fundação SACATAR na Ilha de Itaparica em 2011; 8º Salão do Mar: vasas.cidades, dos Alpes ao Ilha de Capri em Vitória, ES, 2008; Bolsa de Pesquisa em Arte, FUNDAÇÃO VITAE: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos, São Paulo,1994. Vive e trabalha em São Paulo.
Instagram: @lucimarbellofrange
Roberta Bottcher
Roberta Bottcher, artista visual e psicóloga, iniciou sua formação em desenho e pintura em 1990, paralelamente, em 1995, ingressou na Faculdade de Psicologia pela PUC. Pela união de psicologia e artes visuais procura uma ampliação sensível em relação ao seu entorno. Explorando diversas técnicas, conecta presente e passado através da memória de maneira coerente. Em sua produção, a busca pela definição do ser humano, ainda que inalcançável ou ilusionista, procura um espaço para existir. Aprimora seu conhecimento em artes integrando o grupo de pesquisa e produção em artes visuais Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea, também faz parte do grupo de acompanhamento para artistas com Julie Belfer, realiza acompanhamento de produção e poética com a artista Raquel Magalhães e já teve mentoria com o artista plástico Manoel Fernandes em 2020/21. Entre as principais exposições, participou da “Medos Compartilhados”, no Centro Cultural Correios em 2022 e em 2021 fez parte da exposição “Diferenças”, no Atelier 284 e de mais três coletivas, “Mulher, substantivo próprio” e “Todas as Mulheres”, pelos metrôs da cidade de São Paulo e “Eu Busco a Comunicação” na galeria Casa Contemporânea. Vive e trabalha em São Paulo.
Instagram: @robertabottcher
Selma Fukai
Selma Fukai, artista visual busca, através da pintura e da cerâmica, um lugar imaginário de sensações e viagens pelo desconhecido, um lugar meditativo e silencioso, onde surgem indagações sobre esses locais, tangenciando as formas e as cores. A busca se torna incessante e inquietante de onde emergem os esmaltes de cinzas orgânicas entre outros, trazendo por vezes, a alegria das cores. Participa do grupo de pesquisa e produção em arte contemporânea Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea e participou das principais exposições “O processo é incessante” Pinacoteca Municipal, São Caetano do Sul – SP em 2019. Em 2018 participou da coletiva Segredos que São Paulo esconde, Espacio Uruguay, São Paulo – SP; Olhares sobre Santos, Galeria Braz Cubas, Centro de Cultura Patrícia Galvão, Santos – SP e foi selecionada no 25º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Praia Grande – SP. Em 2017 participou da “DISSENSOS” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea. Em 2024 participou da “Eu Busco a Comunicação” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea. Vive e trabalha em Santos, SP
Instagram: @selmafukai
Edilaine Brum
Edilaine Brum é artista visual, sua pesquisa passa por questões como identidade, afeto e memória. Desenvolve sua produção nas linguagens da pintura, escultura, assemblage, além de projetos de intervenções artísticas. Graduada em Artes pela Faculdade Claretiana, 2016. Integra o grupo de pesquisa e produção em arte contemporânea Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea. Sua primeira exposição individual aconteceu em 2021, “AR(e)S” com Curadoria Marcelo Salles na Casa Contemporânea, SP. As principais coletivas foram: Entre Mujeres” na Galería Casa Digital BGA, Bucaramanga/Colombia; “Ocupação artística Cândido Ferreira” em 2019, Campinas, SP; 24º Salão de Artes Plásticas da Praia Grande, SP em 2017 e em 2015, Salão de Artes de Vinhedo, SP. Recebeu medalha de Ouro no 82º Salão Ararense de Artes Plásticas; Em 2024 participou da “Eu Busco a Comunicação” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea.
Vive e trabalha em Limeira/ SP.
Instagram: @brumedilaine
Lourdes Colombo
Lourdes Colombo, nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha, é graduada pela Faculdade de Belas Artes de SP, teve aula de pintura com Carlos Fajardo, orientação de projetos com Leda Catunda e Sergio Romagnolo,
Acompanhamento de artistas com Lucas Bambozzi e Fernando Velásquez,
Grupo de estudo com Marcelo Salles.
Individuais – “A volúpia da cor”, Casa contemporânea SP, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Programa anual de exposição Centro Cultural de São Paulo, Foto instalação, Casa do Sertanista SP, Quarto de sonhar Capela do Morumbi SP- Coletivas – Casa Tato 3 Galeria Tato,SP, Hipervisão Galeria Marília Razuk SP, MAC USP 40 anos SP, Autoretrato, Espelho de Artista Centro Cultural FIESP, Galeria de Arte SESI SP, Heranças Contemporânea III MAC Ibirapuera SP- Residência artística, Galeria Tato SP
Obras no acervo – MAC USP SP e no “MARCO”, museu de arte contemporânea de Mato Grosso do Sul.
Instagram: @_lourdescolombo
Marina de Falco
Ítalo-brasileira, vive e trabalha na cidade de São Paulo. Mestre em Poéticas Visuais ECA/USP, Especialização em Estudos de Museu de Arte MAC/USP e Arte-Educação pela ECA/USP. Tem Licenciatura em Desenho e Plástica, e Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Desde a década de 1980, dedica-se às Artes Plásticas e ao ensino de Arte. Sua pesquisa engloba diversas modalidades, como desenho, cerâmica, gravura, pintura, assemblage, instalação, performance e vídeo.
Principais exposições individuais; New Gallery (2020); Casa Contemporânea (2017); Galeria Veredas (2015) ; Galeria Garcia (2010); Gravura Brasileira (2010); Galeri 19 – Suécia (2009); Biblioteca Alceu Amoroso Lima (2002) ; Biblioteca Álvaro Guerra (2006); Círculo Ítalo-Brasileiro – Santa Catarina (2003); Museu de Arte de Santa Catarina (2002); Funarte SP (2001) ; Galeria da ECA/USP (2001); Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo (2000); no Centro Cultural de São Paulo (1986).
Principais exposições coletivas: Casa Contemporânea (2021); New Gallery (2021); Biblioteca Guita e José Mindlin (2019); Galeria Subsolo (2019); Universidade Estadual Paulista (2019); Biblioteca Mário de Andrade (2018); Memorial da América Latina (2018); Rochester Contemporary Art Center – Estados Unidos (2017); Centro Britânico SP (2017); MAC Campinas e SeCult Santos (2016); Mapa de Influência – Argentina (2014); 21º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (2014); 19º Salão UNAMA – Pará (2013); 28º Salão Embu das Artes (2012); Projeto Volante – Canadá (2012); Oficina Cultural Oswald de Andrade (2012); Projeto ESTAMPA SP (2012); Setor Educativo da 30ª Bienal SP (2012); MAC Jataí (2011); Badesc – Santa Catarina (2011); Casa de Cultura de Londrina (2011); Galeria Pontes (2010); MuBE (2010); Sesc Pompéia (2006); London Foundry Gallery – Inglaterra (2006); VII Biennale Internazionale per Incisione – Itália (2005); Casa de Cultura de Araraquara (2004); Paço Municipal de Santo André (2001); Museu de Arte do Espírito Santo (1999); Liceu de Artes e Ofícios (1997); Casa de Cultura de São Carlos (1994); Pq. Est. da Cantareira (1991); Museu de Arte Brasileira (1989); Paço das Artes (1988); Museu de Arte do Rio Grande do Sul (1988); VII Salão de São José do Rio Preto (1988); VII Salão de Amparo (1988); First Exposition Brazil-Holland – Holanda (1988); Projeto Arco-Iris – Portugal (1987); IV Salão Nacional de Artes Plásticas de Itanhaém (1987); Museu de Arte SP – MASP (1987); SESC Paulista (1986); 18º Salão de Piracicaba (1985); Pinacoteca de São Paulo (1984) e Prédio da Bienal de São Paulo (1984).
Instagram: marina.de.falco
Rosa Grizzo
Rosa Grizzo é artista visual formada pela Unesp/Bauru.
Nas suas pesquisas e práticas, produzindo em diferentes linguagens, investiga a memória e o entendimento do cotidiano, componentes da construção da identidade e subjetividade na sociedade patriarcal do “tornar-se mulher”. Aprimora seu conhecimento participando de grupos de pesquisa e produção em arte contemporânea como o Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea desde 2018; Rejane Cintrão; Paulo Gallina e Hermes Artes Visuais em 2022. As mais recentes exposições que participou são: INDIVIDUAIS 2022/21: “Caminhar sobre a mesma linha”, Casa Contemporânea/SP; “Sobre(viver) à rotina”, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, Joinville/SC; “A poesia dos dias”, Museu Prudente de Moraes, Piracicaba/SP e as COLETIVAS 2022/21: “19º Programa de exposições”, MARP, Rib. Preto/SP; “O corpo como casa, a casa como corpo”, MAB, Blumenau/SC; “Modelos de Mundos”, Galeria Gare/SP; “Um retorno, da dissonância à sinfonia”, Residência Fonte/SP. Foi selecionada no “46º SARP”, Ribeirão Preto/SP.
Vive e trabalha em Jaú/SP.
Instagram: @rosagrizzo
Vitória Kachar
Artista visual, psicóloga e doutora em educação, desde 2006 participa de diversos cursos de Artes Visuais em instituições como Lasar Segall, PanAmericana, Tomie Ohtake, ECA/USP, ABRA entre outras, estudando técnicas de desenho, aquarela, gravura e inclusive durante 3 anos em ateliês de cerâmica. A partir de 2019, passa a se dedicar exclusivamente às Artes.
Sua poética parte de indagações sobre a transitoriedade da vida, perscrutando memórias e ancestralidade. Revisita fotografias e objetos familiares os quais estão atravessados pelo ofício da costura. Na narrativa há o desvelamento das relações do imigrante entre as culturas libanesa e brasileira, nesse lugar do “entre”, por vez, remete a fronteira, por outra, a paisagem. Explora a transparência, a sobreposição, a luz e a sombra.
Exposições coletivas: 2023 – “Dispositivos”, Centro Cultural dos Correios (SP); “Memória do Futuro”, Memorial Getúlio Vargas (RJ); 2022 – “Antropia Nacional”, Galeria Plexi (SP); “A Flor & a Pele”, Galeria Gare (SP); “Monumento à Impermanência”, Ateliê Alê (SP) e Exposição Virtual Eixo Arte Contemporânea; 2021- De 100 a 1000, Galeria Tato (SP). Obra no Acervo Rotativo, Instituto Adelina (SP). Em 2024 participou da “Eu Busco a Comunicação” com curadoria de Marcelo Salles na casa Contemporânea. Vive e trabalha em São Paulo.
Instagram: @vitoriakachar
Conheça a primeira exposição deste grupo na Casa Contemporânea:
Privacy Overview
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |